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Autoria: Joanna Fustaino, Cleusa Satico Yamamoto In: XXXIII EnANPAD

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Apresentação em tema: "Autoria: Joanna Fustaino, Cleusa Satico Yamamoto In: XXXIII EnANPAD"— Transcrição da apresentação:

1 Autoria: Joanna Fustaino, Cleusa Satico Yamamoto In: XXXIII EnANPAD
O Consumo de Crédito no Mercado de Baixa Renda: Fatores Contribuintes para o Aumento das Dívidas Autoria: Joanna Fustaino, Cleusa Satico Yamamoto In: XXXIII EnANPAD

2 Resumo O presente artigo busca analisar fatores contribuintes para o consumo de crédito/financiamento pelos consumidores de baixa renda. Os principais autores citados foram Oliveira (2008) e Parente, Limeira e Barki (2008). O estudo fornece a proposição dos fatores que influenciam para aumento de dívidas e do impacto do consumo em geral frente a crescente oferta de crédito voltada para o público de baixa renda.

3 Introdução Apresentação de uma breve descrição sobre o público alvo (população de baixa renda: classes C,D e E) onde é percebido que o mesmo constitui a “base da pirâmide”, já que ela é maior parte da população brasileira. (41 % do total). Por essa razão tornou-se alvo de estratégias de Marketing de várias empresas. O objetivo do estudo é identificar os fatores que contribuem para o aumento das dívidas de consumidores de baixa renda. É desenvolvido neste artigo proposições para melhor análise tanto das empresas como do governo para gerar campanhas educacionais dirigidas a este público alvo.

4 Revisão Teórica Características do Consumidor de Baixa Renda
O Mercado de Baixa Renda no Brasil e o Uso do Dinheiro pelo Consumidor de Baixa Renda Características do Consumidor de Baixa Renda Aborda o histórico do crescimento do mercado da base da pirâmide no Brasil e, em seguida, trata dos hábitos de consumo da classe de baixa renda, de como o dinheiro é utilizado por este consumidor e da relação deste consumo com a acumulação de dívidas e crédito. São apresentadas as características dos consumidores de baixa renda.

5 O Mercado de Baixa Renda no Brasil e o Uso do Dinheiro pelo Consumidor de Baixa Renda
Estabilidade e crescimento econômico acima dos 4% ao ano, além da facilidade a comunicação e o acesso ao crédito aumentaram o consumo, principalmente das classes mais baixas. É um mercado consumidor em ascensão, mesmo com baixa renda, e se deve ao fato a preços baixos e a utilização de táticas como a disponibilidade de crédito. Percebe-se também que esse consumidor não tem controle sobre seu dinheiro no qual ao invés de liquidar suas dívidas com um possível aumento, ele contrai novas dívidas. Um dado interessante é que, segundo Parente, as empresas de cartão de crédito visam a classe baixa, sendo eles alvo fácil, já que os mesmos procuram facilidades em relação ao crédito.

6 Características do Consumidor de Baixa Renda
As principais características do consumidor de baixa renda são: baixa estima, dignidade/honestidade, fartura e mesa cheia, preferência por marcas de maior prestígio, conservadorismo, antecipação para o consumo, sentimento de poder/frustração, valorização pelo contato face a face e o hábito em manter as compras de reposição. Assim, por meio das características mencionadas, é revelado que os consumidores de baixa renda, ao optarem por adquirir produtos de marca de maior qualidade, trazem intrinsecamente a busca por se sentirem inclusos na sociedade.

7 Metodologia Baseou-se no levantamento de dados secundários sobre o mercado de baixa renda no Brasil, análise da revisão teórica sobre o tema e a análise dos dados coletados dos entrevistados. Foram feitas entrevistas pessoais em profundidade com 22 pessoas residentes nas cidades de Campinas, Rio Claro e Piracicaba. Além da coleta de dados da própria entrevista, informações adicionais foram obtidas de cada entrevista: restrição ou não do nome nos órgãos de proteção ao crédito, lojas e bancos que investigaram a situação de crédito do entrevistado nos últimos 90 dias, artefatos físicos utilizados pelo entrevistado e demais dados observáveis durante a entrevista.

8 Um fator interessante a ser ressaltado é que para análise mesmo foi tido como base 2 entrevistas, pois era notável grandes semelhanças no geral.

9 Resultados e Conclusões
Do estudo foi desenvolvido três proposições: O aumento da renda da população de baixa renda ao invés de dar maior conforto leva o consumidor à maior vulnerabilidade de consumo e ao aumento de endividamento. Essa proposição vai contra o senso comum que teoricamente afirma que acréscimos no salário iriam quitar dívidas anteriores, quando na verdade ele tende a aumentar o n° de dívidas, já que ele se sente mais fragilizado em frente a tantas ofertas, que ao invés de sentir conforto, sente-se mais vulnerável ao consumo e a necessidade de dizer sim a todas as ofertas.

10 Novas dívidas são contraídas objetivando o consumo de itens não-essenciais, itens associados à emoção e à felicidade. Nessa proposição encontramos que com essa facilidade de crédito ofertado, o público não hesita em fazer novos empréstimos (mesmo que não esteja precisando) para comprar coisas supérfluas para presentar-se e para presentear familiares, utilizando do pressuposto que esse consumo é para felicidade.

11 O consumo de crédito é um fator contribuinte ao vício em consumir
O consumo de crédito é um fator contribuinte ao vício em consumir. É fato que os consumidores não percebem que quanto mais crédito lhe é concedido mais eles perdem a possibilidade de consumir. Temos isso pois, ao ser concedido, compra-se e se satisfaz temporariamente, no entanto logo chegam as prestações que irá proibi-lo de comprar deixando-o frustrado. Todavia, novos créditos são abertos e aí continua esse ciclo vicioso.

12 Limitações A maioria dos entrevistados são clientes de uma mesma empresa fornecedora de crédito, podendo existir um viés intrínseco dos entrevistados deste canal de aquisição de crédito. Por serem questões ligadas à vida financeira individual, alguns entrevistados podem ter se sentido incomodados, distorcendo parte de suas respostas. O caráter qualitativo da pesquisa impede de que as conclusões aqui expostas possam ser generalizadas, exigindo que as proposições sejam futuramente testadas.

13 Contribuições Por meio do fornecimento das três proposições que são úteis na compreensão do comportamento do consumidor de baixa renda para produtos de financiamento e crédito. Também aponta aos órgãos reguladores e governamentais a necessidade de ações que levem a população de baixa renda à maior conscientização do consumo consciente.


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