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ATITUDES PESSOAIS E PSICOLOGIA DO TRABALHO

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Apresentação em tema: "ATITUDES PESSOAIS E PSICOLOGIA DO TRABALHO"— Transcrição da apresentação:

1 ATITUDES PESSOAIS E PSICOLOGIA DO TRABALHO
INSTITUTO TECNOLÓGICO DA PARAÍBA LTDA. Educação Técnica de Nível Médio Curso Técnico em Segurança do Trabalho ATITUDES PESSOAIS E PSICOLOGIA DO TRABALHO Araripina-PE, 2015

2 DISCIPLINA Traz um conteúdo que permite ao aluno uma reflexão mais ampla sobre o aspecto que fazem parte não só da pratica cotidiano do trabalhador,mas das dinâmicas que envolvem o individuo nas suas relações consigo e com outros.Somente com compreensão deste aspecto e possível perceber a importanciada segurança na vida ds trabalhadores,bem como as maneira de influenciar dos colegas para adoção do comportamento seguro no trabalho.

3 OBJETIVO DA DISCIPLINA
Levar o profissional técnico de segurança do trabalho perceba perceba que a prevenção de acidentes já se inicia desde o processo de recrutamento e seleção estendendo-se em varias outras praticas psicológica as quais este profissional pode contribuir com conhecimento adquado em outras disciplina do curso.

4 Dinâmica de Apresentação

5 Historia do Psicologia Organizacional
O surgimento da Psicologia Organizacional e do Trabalho começa na metade do século XIX. Ingressou ainda mais com a Revolução Industrial, passando a existir uma lógica de organização no trabalho, sendo realizado agrupamento de pessoas, com horários estipulados e passando dos trabalhos manuais para máquinas. A Psicologia Organizacional e do Trabalho surgiu para modificar e estruturar as organizações

6 Historia A Revolução Industrial trouxe uma grande transformação nas formas de produção existentes na sociedade da época. Três fases ou momentos da história da Psicologia Organizacional e do Trabalho se ocupou de diferentes aspectos referente ao homem e seu ambiente de trabalho. A primeira fase foi entre 1924 a 1970 e era denominada como Psicologia Industrial tendo como intuito aumentar a lucratividade e a produtividade, utilizava de conhecimentos da Psicometria. A segunda fase era a Psicologia Organizacional entre 1970 a 1990, clima organizacional e qualidade de vida no trabalho era o foco do estudo.

7 Historia Usavam dinâmicas de grupo, desenvolvimento de equipes e estudos sobre liderança. A terceira fase é de 1990 em diante, compreendida de Psicologia Organizacional e do Trabalho que se ocupa da saúde e bem estar do funcionário, ergonomia, poder e conflito. A Psicologia Organizacional e do Trabalho só tende a crescer. Desde seu surgimento é notável a grande evolução e a transformação que essa área de atuação apresenta para as organizações.

8 Liderança Conceito:E a capacidade que algumas pessoa possuem de conseguir que outras,de modo espontâneo ultrapassem o estabelecido formalmente. A base da liderança não e o poder e sim a autoridade conquistada com amor e dedicação e sacrifício.O respeito a responsabilidade e o cuidado com as pessoas são virtude indispensáveis a um grande líder.

9 Poder e Liderança Liderança diferente Poder
Autoridade serviço e sacrifício Amo Vontade

10 Instalação da liderança
A liderança instala-se pela emoção; Lideres são pessoas significativas para os liderados; Lideres elaboram emoções irradiam energia psíquica e coloca pessoa em ação em prol de bom resultados e grande produção.

11 Atribuição do lideres A capacidade de produzir visão;
Característica cognitiva comportamental.

12 Capacidade de Produzir Visão
“A visão deve ser inspiradora e positiva ela deve ser idealista,ela deve poder tirar o melhor de cada um,desafiando as pessoa a crescerem e a utilizarem as possibilidades infinitas do seu potencial mental uma visão que deve alcançar social. A transmissão da visão requer ,do líder conhecimento da linguagem capaz de produzir efeitos emocionais nas pessoas.

13 Característica Cognitiva Comportamentais
A- Habilidade Interpessoal B- Auto-conhecimento; C- Convicção; D- Autoconfiança; E- Comportamento do Líder; Expansividade Inteligência

14 Estabilidade Emocional
Sensibilidade Ousadia Confiança Senso de Justiça Disciplina Auto- eficácia Espírito Critico

15 As Habilidade do líder Habilidade para Observar ;
Habilidade para escutar; Habilidade para falar; Envolvimento; Compreensão; Congruência; Dar e receber feedback; Expressão Corporal; Habilidade para orientar.


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