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Fatores Humanos de Qualidade Gestão da Qualidade de Software Ago/2014.

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Apresentação em tema: "Fatores Humanos de Qualidade Gestão da Qualidade de Software Ago/2014."— Transcrição da apresentação:

1 Fatores Humanos de Qualidade Gestão da Qualidade de Software Ago/2014

2 Agenda 1.Qual a sua opinião ? 2.A vida como ela é 3.Empresas de Software 4.Maturidade das Organizações 5.Boas Práticas de Empresas Maduras 6.Sistema Kaizen

3 Qual sua opinião ? Modo de trabalhar das pessoas impactam os resultados obtidos. Trabalho é repetitivo. Administrar isso é trivial.

4 A vida como ela é 1.O desenvolvedor que precisa pedir para ir embora. 2.O desenvolvedor sem saída. 3.As previsões do desenvolvedor. 4.Vocês conhecem o Dilbert ?

5 Empresas de Software (1)  Stresse e problemas de relacionamento ?  Se você fosse o consultor o que aconselharia que fosse feito ?  E quando a empresa está na fogueira ?  É possível montar “linha de produção de software” ? (linhas de montagem)

6 Empresas de Software (2)  Organizar o trabalho  Sintonia  Se um membro do time falha o trabalho do grupo é comprometido (trabalho em grupo)  Time partilhar a responsabilidade de definir os objetivos reduz as zonas de sombra (risco)  Aplicação disso não é óbvia  Aplicar uma metodologia  Comunicar a todos porque usar a metodologia

7 Empresas de Software (3)  Comunicação  O mesmo problema pode ter (in)finitas soluções  O time deve estar na mesma “página”  Ajuda a revelar posturas e atitudes prejudiciais ao trabalho. “Eu avisei que não funcionaria”

8 Empresas de Software (4)  Gerência de Manufatura  Bibliografia vasta  Empresas de software funcionam da mesma forma. hã!!!  Critérios que não podem ser adotados:  4 máquinas transportam 4x mais, logo 4 programadores juntos programam 4x mais, certo ?

9 Empresas de Software (5)  Conflito Marketing x Desenvolvimento  Marketing é pressionado por resultados: VENDER  Vendedores prometem o que não podem cumprir. MITO ?  Desenvolvimento tem seus próprios “abacaxis”  Prazos, mudanças de escopo, bugs, mudança no time  Tendência simplificar tudo  Como resolver esse conflito ?

10 Maturidade das Organizações (1) O que é uma empresa de software madura ? É possível medir maturidade ? Como você faria isso ?

11 Maturidade das Organizações (2)  Revela o funcionamento da empresa  Empresas imaturas podem ser bem sucedidas. Será ????  Avançar em níveis de maturidade significa melhorar em:  Traçar objetivos  Aumentar precisão das estimativas de prazo e custos (escopo ?)  Planejar (monitorar:?)

12 Maturidade das Organizações (2)  Estilos de Gerência (Crosby, livro Quality is Free)  Incerteza  Despertar  Esclarecimento  Sabedoria  Certeza  Níveis de Maturidade: CMM/CMMi, Mps.Br

13 Maturidade de Processo (W. Humphrey)  Nível 0  Programador “severino”, não existe metodologia  Nível 1 (caótico)  Superprogramador, agentes reativos, improvisos, planejamento 0  Nível 2 (Repetível)  Rotinas, uso de aprendizado anterior, ferramentas existem, receitas prontas, capacidade de repetir o que funcionou  Nível 3 (Definido)  Entendimento de que é preciso aplicar processos, as pessoas compreendem o porquê, execução de tarefas aplicando padrões, possível escolher os processos corretos  Nível 4 (Gerenciado)  Antecipação de problemas, detecção de tendências, busca otimização de processos  Nível 5 (Otimizado)  Qualidade como filosofia da empresa, reflete nos produtos e no modo de funcionar, otimização constante do processo, utiliza métricas históricas, coleta métricas em cada passo,

14 Práticas das Organizações Maduras  Interação com cliente  Gerenciamento de Projeto  Métricas: Coleta e Análise  Treinamento e Coaching  Revisões por pares

15 Práticas das Organizações Maduras (1)  Interação com o cliente  A única constante são as mudanças  Mudanças são inevitáveis e devem ser aceitas  O cliente é um parceiro  Cliente se comunica com os devs  Diálogo constante entre as partes interessadas FATO OU MITO ?

16 Práticas das Organizações Maduras (2)  Gerenciamento de Projeto  Analisar e gerenciar riscos  Planejar e monitorar  O aprendizado anterior diminui a possibilidade de fracasso  Métricas mais precisas ajudam a estimar prazo e custo FATO OU MITO ?

17 Práticas das Organizações Maduras (3)  Métricas  Alimentam a base histórica  Auxiliam na definição de tarefas e alocação de recursos  Conhecer desempenho individual e coletivo  Devs ficam receosos com isso  Não punir erros, aprimorar estimativas FATO OU MITO ?

18 Práticas das Organizações Maduras (4)  Treinamento & Coaching  Treinamento formal para novos devs  Programas de reciclagem  Coaching (o que é isso ? ) FATO OU MITO ?

19 Práticas das Organizações Maduras (5)  Revisão por Pares  Dev sempre encontra seu próprio erro  Outra pessoa pode revisar, isso ajuda. Será ?  Todo arefato produzido deve passar pela revisão de alguém que não o produziu  É preciso evitar atritos FATO OU MITO ?

20 Sistema Kaizen  Pesquisar sobre o sistema kaizen e trazer material sobre o assunto na próxima aula.  Atividade em grupo (vale nota) sobre sistema kaizen.


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