A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LÁCTEOS: MERCADO INTERNACIONAL E NACIONAL Maria Helena Fagundes Economista, MPhil em Estudos do Desenvolvimento e MSc em Economia Companhia Nacional de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LÁCTEOS: MERCADO INTERNACIONAL E NACIONAL Maria Helena Fagundes Economista, MPhil em Estudos do Desenvolvimento e MSc em Economia Companhia Nacional de."— Transcrição da apresentação:

1 LÁCTEOS: MERCADO INTERNACIONAL E NACIONAL Maria Helena Fagundes Economista, MPhil em Estudos do Desenvolvimento e MSc em Economia Companhia Nacional de Abastecimento – Conab E-mail: mh.fagundes@conab.gov.br G-100 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS PEQUENAS E MÉDIAS COOPERATIVAS E EMPRESAS DE LATICÍNIOS Brasília 4 Fevereiro 2009

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20 CONSIDERAÇÕES FINAIS 1.Brasil como exportador emergente de lácteos. Aumento da participação no mercado mundial: 2007 (1,3%) e em 2009 (1,5%). Abertura de mercados, créditos à exportação, acordos comerciais, draw back verde amarelo (integrado), eliminação dos subsídios à exportação (UE (27) e US). 2. Aumento do consumo interno. Desoneração da cesta básica, programas institucionais, marketing institucional etc. Consumo per capita/ano: Brasil (146), Argentina (190) e Uruguai (219). 3. Melhorar a governança da cadeia produtiva: contratos entre produtores e indústria, CONSELEITE, minorar o deságio por quantidade e incentivar a qualidade do leite. 4. Disponibilizar os instrumentos de apoio à comercialização, de forma adaptada ao setor, tais como: PEP, PEPRO, PROP, Contrato de Opção de Venda e outros.

21 Muito Obrigada.


Carregar ppt "LÁCTEOS: MERCADO INTERNACIONAL E NACIONAL Maria Helena Fagundes Economista, MPhil em Estudos do Desenvolvimento e MSc em Economia Companhia Nacional de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google