A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Qualidade e Segurança do Paciente nos Hospitais do Paraná

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Qualidade e Segurança do Paciente nos Hospitais do Paraná"— Transcrição da apresentação:

1 Qualidade e Segurança do Paciente nos Hospitais do Paraná
Cíntia Aparecida Gonçalves Domingos Fisioterapeuta Especialista em Neurologia Especializanda em Gestão em Saúde- FIOCRUZ Curso Avaliadora ONA Superintendência de Unidades Hospitalares Próprias (SUP) Comissão Inter-Hospitalar da Qualidade (CIHQ)

2 SESA PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
A SESA elaborou seu planejamento estratégico e definiu objetivos estratégicos para atingir sua visão.

3 SESA PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Alguns objetivos estratégicos dizem respeito à qualidade do trabalho realizado, sendo necessário implantar ações para a organização do processo de trabalho.

4 Criada pela SESA através da Resolução 227/2011, com o objetivo de:
Comissão Inter-Hospitalar da Qualidade ( CIHQ) Criada pela SESA através da Resolução 227/2011, com o objetivo de: Estabelecer um programa de qualidade que contemple os hospitais de forma sistêmica, padronizada e integrada com todos os níveis da organização, voltado a resultados efetivos; Coordenar a implantação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) nos hospitais; Estabelecer um programa de atividades e metas para o Sistema de Gestão da Qualidade definindo prazos a serem cumpridos; Estabelecer critérios de fiscalização do cumprimento das atividades descritas. Implantação do Comitê da Qualidade nos hospitais. Foi criada a Comissão Inter-Hospitalar da Qualidade com os seguintes objetivos e responsabilidades (estão citados apenas alguns).

5 Coordenar a implementação e desenvolvimento do SGQ na unidade;
Com o advento do Programa Nacional de Segurança do Paciente, os Comitês de Qualidade foram adaptados para Comitês da Qualidade e Segurança do Paciente e/ou houve a implantação do NSP separadamente, como preconiza a Portaria MS/GM 529/2013 e RDC nº 36/2013/Anvisa. Objetivos: Coordenar a implementação e desenvolvimento do SGQ na unidade; Implantar o Núcleo de Segurança do Paciente e acompanhar suas atividades; Estabelecer critérios de verificação do cumprimento das atividades descritas. Instituído os Comitês de Qualidade e Segurança do Paciente nos Hospitais Próprios do Estado do Paraná com as seguintes responsabilidades (citadas apenas algumas). Coordenar a implantação de acordo com o cronograma instituído; Implantar o NSP no CQS do hospital; Organizar auditorias para verificação da aderência ao SGQ nas áreas.

6 Grupos de Trabalho Padronização documentos
Padronização materiais e medicamentos Gestão Pessoas Sistematização da Assistência Enfermagem Planejamento Estratégico Custos Tecnovigilância Gestão de Pessoas Controle de Infecção Hospitalar Gestão Riscos Classificação de Riscos Humanização Criados grupos de trabalho com o objetivo de realizar ãções de melhoria em diversas áreas e padronizar as melhores práticas (documentação, processo de trabalho, materiais e equipamentos, etc) dentro do perfil de cada hospital.

7 Manual da Qualidade Descreve a forma de organização do Sistema de Gestão da Qualidade nos Hospitais Próprios do Estado do Paraná de forma sistêmica, padronizada e integrada com os objetivos estratégicos da SESA. ONA – Organização Nacional de Acreditação; FNQ – Fundação Nacional da Qualidade; NBR ISO 9001:2008; PNASS – Programa Nacional de Avaliação dos Serviços de Saúde; PNH – Política Nacional de Humanização; CQH - Compromisso com a Qualidade Hospitalar. Criado o Manual da Qualidade pelo Comitê do Manual da Qualidade e aprovado pela Comissão Inter-Hospitalar da Qualidade. O manual foi baseado em algumas organizações que estabeleceram padrões de qualidade para instituições.

8 Manual de Padronização de Documentos
Utilizado como base para a elaboração dos documentos relativos ao Sistema de Gestão da Qualidade dos Hospitais Próprios do Estado do Paraná. Criado o Manual de Padronização de Documentos pelo Comitê do Manual da Qualidade e aprovado pela Comissão Inter-Hospitalar da Qualidade. O manual padroniza o layout das documentações do SGQ e formulários. Estabelece também os critérios de codificação, elaboração, aprovação e distribuição dos documentos.

9 Seminários da Qualidade
Foi instituído o Seminário da Qualidade. Um evento anual que visa trazer assuntos voltados à qualidade e segurança do paciente e trazer as melhores práticas utilizadas nas instituições. Contempla palestras e apresentação de trabalhos.

10 Reuniões Itinerantes Ações do Cronograma de Implantação do SGQ
Benchmarking: Trocar experiências e melhores práticas Capacitações e eventos HIWM HRLSS HDSPR HZN e HZS São realizadas reuniões da Comissão Inter-Hospitalar da Qualidade toda segunda terça-feira do mês para acompanhar a implantação do SGQ nas unidades. No ano de 2014 as ações são itinerantes e acontecem cada mês em um hospital próprio com o objetivo de acompanhar o cronograma de implantação do SGQ e visitar as instalações da unidade.

11 Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ)
Plano Estadual de Saúde (PES) Meta: implantação do SGQ em todos os hospitais próprios Programa de Qualificação dos Hospitais do Paraná: processo de gestão e qualificação dos hospitais Meta: Implantar metodologia da Acreditação Hospitalar nos hospitais próprios ( diagnóstico organizacional)

12 CRONOGRAMA DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE (SGQ)

13 Percentual de Conclusão do Cronograma de SGQ

14 Número de itens Finalizados e itens Iniciados

15 BENEFÍCIOS Padronização do processo de trabalho
Facilita a organização do trabalho Evita o desperdício, com economia de recursos Evita o retrabalho, com economia de tempo Melhoria contínua Cultura de Qualidade e Segurança Melhora a qualidade e a produtividade Satisfação dos clientes

16 DIFICULDADES E DESAFIOS
Implantar a Cultura da Qualidade e Segurança; Comprometimento da Alta Direção; Déficit no dimensionamento de RH ; Rotatividade de RH : Comitê da Qualidade /NSP e Alta Direção; Lideranças com Perfil; Educação continuada; Disponibilidade de Facilitadores da SUP; Localização geográfica dos hospitais; Falta de um único sistema informatizado de Gestão Hospitalar e Ambulatorial para todos os hospitais;

17

18 Obrigada! Cíntia Aparecida Gonçalves Domingos
Superintendência de Unidades Hospitalares Próprias Secretaria de Estado da Saúde - PR (041) Fax:


Carregar ppt "Qualidade e Segurança do Paciente nos Hospitais do Paraná"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google