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O modelo tradicional para desenvolvimento de uma Comunicação eficiente, de acordo com Kotler (1998),tem nove elementos fundamentais: Emissor – quem emite.

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1 O modelo tradicional para desenvolvimento de uma Comunicação eficiente, de acordo com Kotler (1998),tem nove elementos fundamentais: Emissor – quem emite a mensagem para a outra parte Codificação – o processo de transformar o pensamento em forma simbólica Mensagem – o conjunto de símbolos que o emissor transmite

2 Mídia – os canais de Comunicação através dos quais a mensagem passa do emissor ao receptor
Descodificação – o processo pelo qual o receptor confere significado aos símbolos transmitidos pelo emissor Receptor – a parte que recebe a mensagem emitida pela outra parte

3 Resposta – as reações do receptor após ter sido exposto à mensagem
Feed Back – a parte da resposta do receptor que retorna ao emissor Ruído – distorção ou estática não planeada durante o processo de Comunicação, que resulta em uma mensagem chegando ao receptor diferentemente da forma como foi enviada pelo emissor

4 O ambiente de Marketing da empresa, inclui sete tipos de público, considerando-se público como qualquer grupo de pessoas com interesse na empresa ou que cause impacto na capacidade da empresa de atingir os seus objetivos

5 Públicos financeiros: influenciam a capacidade da empresa de obter fundos.
Bancos, empresas de investimentos e acionistas são os principais públicos financeiros

6 Públicos de mídia: divulgam novidades,
notícias e opiniões editoriais. Incluem jornais, revistas, estações de rádio e canais de televisão.

7 Públicos governamentais: a administração
deve considerar as ações do governo. Os profissionais de marketing devem consultar os advogados da empresa sobre questões de segurança do produto, características da propaganda enganosa e outros assuntos.

8 Grupos de interesse: as decisões de marketing da empresa podem ser questionadas por organizações de consumidores, grupos ambientalistas, representantes de minorias e outros. O departamento de relações públicas pode ajudar a empresa a manter-se em contato com estes grupos de cidadãos e de consumidores.

9 Públicos locais: toda empresa tem públicos
locais como vizinhos e organizações comunitárias. As grandes empresas em geral designam um funcionário para desempenhar a função de relações públicas na comunidade, frequentar as reuniões, responder às perguntas e contribuir para causas úteis.

10 Público geral: a empresa deve preocupar-se com a atitude do público geral relacionada aos seus produtos e atividades. A imagem que o público tem da empresa afeta as suas compras.

11 Públicos internos: os públicos internos da empresa incluem seus empregados, gerentes, voluntários e diretores. As empresas de grande porte utilizam boletins e outros meios para formar e motivar seu público interno. Quando os empregados se sentem bem na sua empresa, essa atitude positiva influencia diretamente os públicos externos.

12 TIPOS DE COMUNICAÇÃO Tipo Públicos Objectivos Exemplo de Ações
Institucional Acionistas Comunidade financeira Órgãos de Com.Social Adm.Pública (central, local) Sindicatos Associações patronais Líderes de opinião Comunidade local Público em geral - Veicular e consolidar um capital de confiança junto dos públicos Atribuição do Prémio Científico da IBM Conferência de imprensa joint-venture BP/Mobil

13 TIPOS DE COMUNICAÇÃO Tipo Públicos Objectivos Exemplo de Acções
Produto -  Clientes -  Distribuidores -  Prescritores -  Líderes de opinião Público em geral -  - Criar ou aumentar a notoriedade do produto -  - Explicar as suas características - Estimular a apetência pela compra - Festival Super Bock Super Rock Notícias sobre o lançamento de produtos

14 TIPOS DE COMUNICAÇÃO Tipo Públicos Objetivos Exemplo de Ações
Financeira -  Accionistas -  Comunidade Fijnanceira Órgãos de Com.Social -  Atrair e manter accionistas - Reforçar as performances e o potencial de rentabilidade da empresa -  Divulgação de Relatório de Contas da Portucel - Divulgação de grandes projectos

15 TIPOS DE COMUNICAÇÃO Tipo Públicos Objetivos Exemplo de Ações Crise
-  Clientes -  Órgãos de Com.Social -  Distribuidores -  Prescritores -  Líderes de Opinião -  Fornecedores -  Comunidade Financeira -  Sindicatos -  Associações patronais -  Comunidade local -  Adm.Púb. central e local Público em geral - Evitar e minimizar eventuais crises -  Minimizar os efeitos de uma situação adversa Desenvolvimento de relações com grupos de pressão Reacção da Unicer a uma provável intoxicação alimentar por ingestão da água Vitalis

16 TIPOS DE COMUNICAÇÃO Tipo Públicos Objetivos Exemplo de Ações Interna
Colaboradores da empresa Informar e motivar os colaboradores Divulgação interna da revista da Comp.de Seguros Victoria Acções do Clube de Vendas da TMN

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19 Todas as organizações necessitam de ter um bom ambiente interno, todavia, não faz qualquer sentido a existência de uma organização sem um público externo. Em última instância, os públicos externos são a razão pela qual se criam as organizações.

20 Comunicação Externa Comunicação externa é a troca de informações entre uma organização e outras organizações, grupos ou indivíduos fora de sua estrutura formal. O objetivo da comunicação externa é facilitar a cooperação e colaboração com as outras partes interessadas e apresentar uma imagem favorável da organização para a sociedade como um todo.

21 Comunicação Externa

22 Comunicação Externa

23 Comunicação Externa Público Externo (noção): é conjunto de indivíduos que são segmentados por interesses comuns em relação à sociedade, e que, possam estar ligados direta ou indiretamente com uma organização.

24 Comunicação Externa As organizações devem ter clareza de propósito e eficiência na mensagem. A responsabilidade do bom relacionamento com o público externo cabe a todos os colaboradores da empresa. Cada segmento de público externo deve ter o tratamento adequado. Assim, a comunidade não poderá ter o mesmo tratamento que tem o consumidor, por exemplo.

25 Comunicação Externa Relações com a comunidade:
- a comunidade vai além dos vizinhos de uma organização, é uma ampla vizinhança e constitui a localidade no seu todo; não basta produzir bons produtos e oferecer bons serviços, é preciso associar o êxito da organização à comunidade, para que ela não seja apenas um espectador. É imprescindível que a organização mostre a este público, o que faz, como faz e quem faz, pois certamente assim ela superará qualquer distorção na sua imagem.

26 Comunicação Externa Relações com o consumidor:
- é o mais complexo dos públicos, pois exigem das organizações uma padronização de normas de comunicação e uma relação amistosa com o cliente. O novo consumidor não aceita explicações em torno das desconsiderações oferecidos pelas organizações públicas e privadas; agora, ele é um questionador exigente, que não somente compra produtos e serviços, ele é comunidade, cidadão, funcionário, formador de opinião.

27 Comunicação Externa Relações com a imprensa:
- são entre as funções de relações públicas, as que têm por finalidade adquirir e manter a confiança dos dirigentes e colaboradores dos diversos órgãos de divulgação (jornal, revista, rádio e televisão). Somente através de boas relações com a imprensa, é que as organizações podem evitar críticas infundadas ou informações inverídicas que todo jornalista está sujeito a colher nas fontes de informações.

28 Comunicação Externa Relações com os poderes públicos:
- a democratização levou o país a buscar a descentralização de decisões para aproximá-las ao cidadão. É este o ponto focal das relações com os poderes públicos. O lobby é uma atividade essencial nos regimes democráticos, mas precisa ser feito de maneira clara e de forma identificável.

29 Comunicação Externa Ferramentas de Comunicação Externa
Comunicação Institucional: - está relacionada com a imagem pública da organização e tem como objetivo garantir a influência da organização na sociedade na qual está inserida. É diretamente relacionada com a missão, os valores e a visão da organização. Entre as ferramentas que garantem a comunicação institucional estão assessoria de imprensa, as relações públicas, o marketing social e cultural e a comunicação organizacional.

30 Comunicação Externa Ferramentas de Comunicação Externa (continuação)
Assessoria de imprensa: - divulga as ações da empresa através de press- releases, coordenação de entrevistas, organização de eventos, entre outros. Além disso, juntamente com o departamento de marketing, é responsável pela construção da imagem institucional perante o seu público externo.

31 Comunicação Externa Ferramentas de Comunicação Externa (continuação)
Comunicação organizacional: - envolve todas as ações relacionadas com a divulgação dos produtos e está diretamente ligada ao setor de marketing; tem como objetivo principal aumentar as vendas e consequentemente o lucro da empresa. Entre as suas principais atividades estão o serviço de atendimento ao cliente, pesquisas de mercado e produtos, promoção de vendas e propagandas.

32 Comunicação Externa Ferramentas de Comunicação Externa (continuação)
Relações Públicas: - tem como objetivo, juntamente com as outras áreas que formam a comunicação institucional, construir e preservar a imagem da organização perante todo o seu público de interesse. É responsável pelas pesquisas de mercado e pelo planeamento estratégico de comunicação na organização.

33 Comunicação Externa Ferramentas de Comunicação Externa (continuação)
Jornalismo organizacional: - são ações relacionadas com o jornalismo aplicadas na comunicação organizacional. Isso envolve desde o relacionamento com a media, até à elaboração de veículos voltados para a comunicação tanto com o público interno quanto externo.

34 Comunicação Externa Ferramentas de Comunicação Externa (continuação)
Marketing Social e Cultural: estão relacionados com o envolvimento da organização com questões sociais e culturais na sociedade na qual está incorporada. Pode ser apoio a causas ou campanhas sociais contra o cancro na mama, o uso de drogas, a mortalidade infantil, entre outros. No âmbito cultural, essas práticas podem envolver o apoio ou patrocínio ao desporto, literatura ou ciência.

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