Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMalu Teves Mota Alterado mais de 8 anos atrás
1
FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo: Administração de Materiais Profª Neuza
2
AULA ANTERIOR: Compras
3
O que é??? É uma atividade de aquisição que visa garantir o abastecimento da empresa a condições satisfatórias, preços justos e boas negociações. A boa atuação desta área é essencial para a gestão eficiente do estoque.
4
Principais Objetivos Para satisfazer a esses objetivos, devem ser desempenhadas algumas funções básicas: Determinar qualidade, quantidade e entrega certas Selecionar o fornecedor Negociar os termos e condições de compra. Emitir e administrar pedidos de compra.
5
Importante Lembrar!!! Os objetivos de compras devem estar alinhados aos objetivos estratégicos da empresa como um todo, visando o melhor atendimento ao cliente interno e externo. Na aquisição preço Não é tudo!!!!
6
Para quem/ou por que comprar?
Para atender uma determinada necessidade: Seja da empresa Atendimento direto aos clientes, Produtos acabados para revenda.
7
De quem comprar? A escolha de fornecedores confiáveis é de suma importância para o processo de aquisição.
8
Quando Comprar? Dependendo da situação, existem momentos exatos de comprar. Em indústrias de maneira geral, as compras são realizadas durante todo o ano.
9
Quanto Comprar? A quantidade comprada não deve ser excessiva para não ocorrer problemas em decorrência de estoques altos. Nem a menos para que ocorra a falta de produtos.
10
Que Preço Pagar? Deve-se entender a lógica dos preços para cada produto. De preferência quando os preços estiverem em baixa. Os custos não podem ser maiores do que o ganho obtido com a variação de preços.
11
Modalidades de Compra Compras de emergência
Realiza-se normalmente às pressas devido à falta de planejamento. Deve ser evitada A qualidade dos produtos/serviços pode ficar comprometida em virtude do pouco tempo de escolha.
12
Modalidades de Compra Especulativa
Acontece antes de haver a necessidade do material. Normalmente para conseguir preços melhores
13
Modalidades de Compra Contratada
Ocorre com o contrato entre fornecedores e clientes , por um determinado período os preços e a quantidades compradas sejam mantidas.
14
Modalidades de Compra Antecipada
Realiza-se no sentido de atender às reais necessidades da empresa em determinado período de acordo com o planejamento.
15
Comércio Eletrônico (E-comerce)
16
Comércio Eletrônico (E-comerce) O que é???
Em português significa comércio eletrônico. É uma modalidade de comércio que realiza suas transações financeiras por meio de dispositivos e plataformas eletrônicas, como computadores e celulares. Exemplo: Lojas virtuais.
17
Vantagens: Propicia aos compradores o contato com vários fornecedores ao mesmo tempo poupando tempo e recursos; Transações rápidas e cada vez mais seguras; Preços acessíveis Conforto
18
Desvantagens: A falta de conhecimento mais profundo do fornecedor acarretando em fraudes e prejuízos nas compras; Desconfiança por parte dos compradores. Boa parte dos consumidores gostam de ter contato físico com os produtos a serem comprados;
19
Aula de Hoje: Just In Time
20
O que é??? Just in time é um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora certa. O termo just in time é em inglês, e significa na hora certa.
21
Just in Time O sistema pode ser aplicado em qualquer organização, e é muito importante para auxiliar a reduzir estoques e os custos decorrentes do processo.
22
Principais Objetivos O sistema JIT foi desenvolvido visando a Produção Enxuta, ou seja, a redução de desperdícios de tempo e recursos, sejam estes materiais ou financeiros. Com esta visão, o JIT trouxe um novo conceito em produção fabril, possibilitando novos métodos, consequentemente resultando em otimização dos processos.
23
Um pouco de História... O JIT surgiu no Japão, no princípio dos anos 50, sendo o seu desenvolvimento creditado à Toyota Motor Company, a qual procurava um sistema de gestão que pudesse coordenar a produção com a procura específica de diferentes modelos de veículos com o mínimo atraso.
24
Um pouco de História... A Toyota decidiu entrar no mercado de produção de carros, depois da 2ª Guerra Mundial, com pouca variedade de modelos de veículos e recursos, era necessário uma flexibilidade para fabricar pequenos lotes com qualidade comparáveis aos fabricantes norte-americanos.
25
Um pouco de História... Esta filosofia de produzir apenas o que o mercado solicitava passou a ser adaptada pelos restantes fabricantes japoneses e, a partir dos anos 70, os veículos por eles produzidos assumiram uma posição bastante competitiva.
26
Principais Funções Redução do Desperdício;
Implantação de Processos de Produção mais Eficientes; Para que o Just in Time funcione corretamente, tanto a redução de desperdício quanto a maximização da eficiência devem estar devidamente implantados. A empresa gera credibilidade no mercado
27
Vantagens Os estoques menores reduzem os custos de produção e também diminuem a necessidade de instalações físicas, como armazéns. A menor circulação de produtos e matérias primas pela fábrica permite um controle melhor e mais centralizado da produção. Custos menores implicam em preços finais mais baratos, fazendo com que a empresa ganhe mercado.
28
Desvantagens Pequenos imprevistos podem causar grandes estragos: como não há estoques, o atraso de um fornecedor pode deixar a fábrica parada por horas ou até dias. Como há poucos produtos prontos estocados, portanto, a empresa nunca está pronta para fazer uma grande entrega imediata. Se a empresa ficar um tempo longo sem vender, a linha de produção fica parada, com as máquinas e funcionários ociosos.
29
Importante Lembrar!!! O Just-in-time é uma proposta de reorganização do ambiente produtivo baseado na eliminação de desperdícios. Visa o melhoramento contínuo dos processos de produção, é o ponto de partida para a melhoria da competitividade de uma empresa.
30
Referências:
31
Livro: Sistema Toyota de Produção
Dica de Estudo Livro: Sistema Toyota de Produção
32
DÚVIDAS Todas as Segundas das 19hrs às 20:30hrs
Acesse o fórum de dúvidas e discussões Acesse também o Chat Horário do CHAT Todas as Segundas das 19hrs às 20:30hrs
33
BONS ESTUDOS!
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.