A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Robert Verhine UFBA / FAPESB / CONAES 45º. Fórum Nacional de Reitores

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Robert Verhine UFBA / FAPESB / CONAES 45º. Fórum Nacional de Reitores"— Transcrição da apresentação:

1 AVALIANDO A QUALIDADE DE CURSOS DE NÍVEL SUPERIOR: REFLEXÕES A PARTIR DE EXPERIÊNCIA DO SINAES
Robert Verhine UFBA / FAPESB / CONAES 45º. Fórum Nacional de Reitores Manaus, 15 de outubro de 2009 1

2 Contexto Histórico Nacional
- Sistema da CAPES (1976) - PAIUB (1993) - ENC / ACE (Provão,1995) - SINAES (2004)

3 SINAES SINAES Um sistema integrando: Experiências anteriores Instituições / Cursos Avaliação externa x interna Avaliação educativa x regulação INEP/SETEC/SEED/SESU, sob a coordenação da CONAES CAPES ? Sistemas Estaduais ?

4 SINAES SINAES Componentes: Avaliação de Desempenho dos Estudantes (ENADE) Avaliação de Cursos 3. Avaliação de Instituições

5 SINAIS – AVALIAÇÃO DE CURSOS
Tipos de avaliação: Autorização Reconhecimento 3. Renovação de reconhecimento (ciclo avaliativo do SENAIS) 5

6 AÇÕES PARA VIABILIZAR O SINAES
- Simplificação dos instrumentos referentes à avaliação de cursos e de instituições Qualificação e atualização dos avaliadores Utilização do “Conceito Preliminar” para cursos CPC (2009): Insumos (5 variáveis) = 40% Resultados (3 variáveis) = 60% - Reformulação do questionário sócio-econômico - Visitas seguem o ciclo do ENADE (a partir de 2007)

7 DADOS SOBRE OS CÍCLOS DO ENADE
Áreas Cursos Estudantes 2004: 2005: 2006: Total 1º Ciclo 2007: 2008: 2009: * * Total 2º Ciclo * * * estimativa

8 PROBLEMAS COM O ENADE - Dúvidas quanto à pertinência do Exame
- Finalidade não claramente posta Limitações no tamanho e na abrangência das provas Questões de eqüidade / obrigatoriedade * - Conceitos referenciados pela norma, não por critérios * - Questões quanto a mensuração do IDD *

9 NOVIDADES A RESPEITO DO ENADE
- Aplicação censitária (e não mais amostral) Conceito ENADE baseado exclusivamente nos resultados dos concluintes Possível utilização do ENEM no lugar do ENADE para ingressantes Vantagens - Acompanhamento longitudinal - Comparação antes x final do curso - Redução do número de exames requeridos - Aprimoramento do ENADE Condições necessárias - Obrigatório para pretendente ao nível superior - Um cadastro nacional de estudantes de IES - Equacionamento com o ENADE

10 AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Avaliação Interna Papel e natureza da CPA Periodicidade do Relatório Institucional Utilização do Relatório Institucional Avaliação Externa Problema com a classificação das IES Uso do índice Geral de Cursos (IGC) (avaliação x regulação) AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 10

11 OS PRINCIPAIS DESAFIOS
Articulação entre o SINAES e os sistemas estaduais de educação superior Articulação entre o SINAES e a avaliação da CAPES Qualidade dos avaliadores Objetivação das classificações Auto-Avaliação (inclusive do curso) Diversidade da oferta (CPC diferenciado) Desequilíbrio intra e entre regional Crescimento do sistema


Carregar ppt "Robert Verhine UFBA / FAPESB / CONAES 45º. Fórum Nacional de Reitores"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google