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ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO DE MERCADO Aula 11

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Apresentação em tema: "ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO DE MERCADO Aula 11"— Transcrição da apresentação:

1 ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO DE MERCADO Aula 11

2 FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO

3 Propaganda Qualquer forma paga de apresentação impessoal para a promoção de idéias, bens ou serviços por um patrocinador identificado.

4 Promoção de Vendas Incentivos de curto prazo com o fim de motivar a compra de um produto ou serviço. Através da oferta de condições especiais ou vantagens como: sorteios, brindes, descontos, venda conjunta, amostras e outras ações.

5 Relações Públicas Ações que promovem o relacionamento com os vários públicos que interagem com a empresa.

6 Merchandising Estratégia no ponto-de-venda.
Envolve: criação de clima sugestivo e uma atmosfera ideal à venda (som, iluminação, odor), localização estratégica (lay-out e prateleira), comunicação (ilhas, faixas de gôndola, displays, móbiles), identificação (design, embalagem, cor, marca).

7 Merchandising Editorial
Quando um produto, serviço, marca ou empresa aparece, é citado, consumido ou utilizado num filme, novela, programa, revista,numa ação integrada ao desenvolvimento da cena e pertinente ao seu contexto.

8 Marketing Direto Ação de venda, atração ou relacionamento, estimulado através de: anúncio, folheto, cartas, telefone, televisão, obtendo a resposta direta do cliente, sem que haja intervenção física de vendedores, varejistas, representantes.

9 Publi - Editorial É a comunicação feita com características editoriais, semelhante ao contexto do veículo onde será inserida

10 Sampling Distribuição de amostras de produtos, prestação gratuita de serviços, degustação de alimentos e bebidas ou qualquer tipo de experimentação Fazer com que os consumidores tenham contato com produtos ou serviços

11 Convenções Reuniões realizadas com a equipe de vendas, representantes ou revendedores; Planos de Vendas, Metas Lançamento de Novos Produtos Campanhas Publicitárias Dar novo ânimo à equipe, especialmente àqueles que estão em contato direto com o mercado.

12 Marketing de Incentivos
Processo de Premiação, por esforço e/ou resultado, dirigido à equipe de vendas, objetivando à melhoria da produtividade, motivação, mudança de comportamento, rentabilidade, conquista de mercado, etc.

13 Feiras e Exposições Praça de Negócios onde se promove produtos e serviços, estabelecendo-se contatos com clientes ou prospects. Ambiente preparado, que concentra um elevado número de compradores e interessados

14 Escolhendo as Ferramentas de Comunicação

15 Escolhendo as Ferramentas de Comunicação

16 Estratégia de Comunicação
A Comunicação deve fazer com que o Consumidor se mova através de quatro níveis: Conhecimento da Existência do Produto Compreensão de suas Característi- cas e Vantagens Ação de Compra Convicção racional ou emocional de seus benefícios

17 Estratégia de Comunicação
Posicionamento do produto - posição na mente do consumidor - relação com a concorrência Benefício do produto - qualidade - aspectos funcionais - diferencia da concorrência

18 Estratégia de Comunicação
Imagem Criar na mente do Consumidor uma impressão (figura, imagem) que torne a marca distinta em relação às demais; Focaliza aspectos psicológicos; Personaliza a marca, dando-lhe traços humanos e/ou status.

19 Estratégia de Comunicação
Para que comunicar? OBJETIVOS DE COMUNICAÇÃO - Aumentar a consciência da marca - Informar sobre atributos novos ou desconhecidos. - Estimular o uso ou sugerir novos usos - Modificar a percepção da marca

20 Estratégia de Comunicação
A quem comunicar? PÚBLICO-ALVO Determinação do perfil do consumidor : - Dados demográficos - Dados sócio-culturais - Dados econômicos - Dados psicológicos - Comportamento de consumo

21 Comunicação de Marketing Integrada
Velho Marketing Comunicação de Massa Promoção com intensidade e investimento igual para todos Novo Marketing Comunicação Customizada. Promoção com intensidade e investimento diferenciado.

22 Comunicação de Marketing Integrada
FIDELIZAÇÃO: para os que consomem e são leais; EXPERIMENTAÇÃO: Compra continuada, atração para a Fidelização - para os leais às outras marcas; INÍCIO DE FIDELIZAÇÃO: para os que não são leais a marca nenhuma.

23 C O M U N I A Ç Ã PROMOÇÃO DE VENDAS MERCHANDISING VENDA PESSOAL PROPAGANDA RELAÇÕES PÚBLICAS

24 Estratégia de mídia O planejamento de mídia deve racionalizar a união entre o Caminho Quantitativo (audiência, custo, freqüência) e o Qualitativo (personalidade criativa, época, valor do meio)


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