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GESTÃO ESTRATÉGICA DA CODEVASF

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Apresentação em tema: "GESTÃO ESTRATÉGICA DA CODEVASF"— Transcrição da apresentação:

1 GESTÃO ESTRATÉGICA DA CODEVASF
Nova estrutura: Áreas: Gestão Estratégica (antigo planejamento ) Desenvolvimento Integrado e Infra estrutura Gestão de Empreendimento de Irrigação Revitalização de Bacias Hidrográficas Gestão Administrativa e Suporte Logístico

2 OBJETIVO DO EVENTO Apresentar a Gerência de Planejamento e Estudos Estratégicos da Área de Gestão Estratégica, visando iniciar a participação conjunta da Sede com as Superintendências Regionais no processo de planejamento estratégico da Empresa Principal novidade e mais importante: Processo de planejamento realizado em conjunto com as SRs. Cada SR tem características e problemas próprios que não se repetem nas outras SRs. Ex: Parcerias diferentes

3 2. Oficina para obtenção de subsídios ao planejamento da CODEVASF
ETAPAS DO EVENTO 1. Apresentação das ações da Gerência de Planejamento e Estudos Estratégicos junto às Superintendências Regionais Apresentação da Gerencia, não de toda Área mais Gestão Orçamentaria T.I Gestão da Informação. O que podemos tratar: Como se dará esse planejamento conjunto com as SRs. Está se repetindo em todas as SRs. 2. Oficina para obtenção de subsídios ao planejamento da CODEVASF

4 “ Não há vento favorável para quem não sabe onde quer ir”
POR QUE PLANEJAR ? “ Não há vento favorável para quem não sabe onde quer ir” Sêneca Se sei onde vou, posso reconhecer os ventos favoráveis e aproveitá-los. Ventos favoráveis: oportunidades Idéias: aproveitar essas oportunidades

5 POR QUE PLANEJAR ? Para não se tornar um “apagador de incêndios”
Para antecipar-se aos acontecimentos Para adaptar-se rapidamente às mudanças Para minimizar as incertezas Para maximizar a utilização dos recursos da Empresa Governador do PI falou na apresentação do PLANAP: A CODEVASF é uma mãe, tudo que vai pra precisar, ela tem um jeito de atender. Tem uma ação para atender a sua necessidade. Para enfrentar os desafios impostos pelo contexto global Para formulação de estratégias na consecução de seus objetivos

6 NOVO MODELO DE GESTÃO ESTRATÉGICA
Missão e Visão de Futuro Missão da Codevasf Resultados das Ações da Codevasf Resultado das ações Objetivos estratégicos Diretrizes da Codevasf Gestão por Processos Alinhamento estratégico de sua gestão Racionalização e otimização de seus processos finalísticos e de apoio Nova forma de gerir a empresa ( Modelo de Planejamento Estratégico da Empresa) Como fazer a Gestão Estratégica - método: gestão por processos. *Principal características: Focar no resultado, racionalizando e otimizando os processos. (Procedimentos) Processos aqui se refazem ao modo de se fazer uma coisa ( fluxos, instrumentos, normas). Diretrizes Estratégias de atuação da Codevasf

7 MISSÃO E VISÃO DE FUTURO
Missão - Promover o desenvolvimento e a revitalização das bacias dos rios São Francisco e Parnaíba com a utilização sustentável dos recursos naturais e estruturação de atividades produtivas para a inclusão econômica e social. Visão de futuro - Ser reconhecida nacional e internacionalmente por pessoas, empresas e governos como a referência: ü na utilização sustentável dos recursos naturais; ü na estruturação de atividades produtivas; ü na liderança do processo de articulação para o desenvolvimento das regiões aonde atua. Produto de realinhamento estratégico - A empresa de consultoria elaborou, em conjunto com a sede e as SRs, FUNDACE/USP que esteve aqui (Marcelo, Sueli, etc...)

8 OBJETIVOS ESTRATÉGICOS
1. Ser o órgão federal propositor e viabilizador das políticas e ações de revitalização das Bacias; 2. Articular e firmar parcerias com instituições públicas e privadas para garantir a efetividade de suas ações; 3. Implantar projetos e ações de comprovado resultado social e econômico, integrados a uma visão de mercado; 4. Atuar, de forma positiva e mensurável, para a melhoria dos indicadores sociais, econômicos e ambientais; Objetivo são marcos (visando marcos ) Ainda não esta na fase tática e operacional. 5. Ser o principal órgão federal pela efetividade na execução das políticas públicas de desenvolvimento regional; 6. Criar novas competências e habilidades para liderar o processo de desenvolvimento regional

9 DIRETRIZES POLÍTICAS 1. Promover a revitalização das bacias hidrográficas dos rios São Francisco e Parnaíba; 2. Implantar projetos que reforcem os arranjos produtivos locais; 3. Adotar salvaguardas ambientais nas atividades produtivas potencialmente impactantes aos ecossistemas das bacias hidrográficas; 4. Desenvolver e manter atualizados planos de desenvolvimento integrado para as Bacias do São Francisco e do Parnaíba; 5. Apoiar a implantação dos projetos prioritários identificados no Plano de Ação para o Desenvolvimento Integrado da Bacia do Parnaíba - Planap; base para enquadramento das ações e projetos a serem desenvolvidos, em consonância com os objetivos do governo e necessidades das regiões. Foram construídas a partir dos direcionamentos anteriormente apontados com contribuição das Áreas e das Superintendências, no contexto da nova estrutura funcional, com ênfase nos resultados e em consonância com a Missão, Visão de Futuro e Objetivos Estratégicos definidos. O principal foco do planejamento estratégico da Codevasf é o desenvolvimento sustentável das bacias hidrográficas do São Francisco e do Parnaíba com justiça social, alinhado às diretrizes do governo Federal, do Ministério da Integração Nacional e Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e respeitando as potencialidades e vocações regionais. 6. Promover a capacitação de atores envolvidos nos programas de desenvolvimento regional sustentável; 7. Contribuir para o abastecimento de água para consumo humano e animal, prioritariamente por meio de obras de pequeno porte para atendimentos comunitários;

10 DIRETRIZES POLÍTICAS 8. Integrar a Empresa na matriz energética do país estimulando a produção de fontes alternativas de energia, com ênfase em ciência e tecnologia, prioritariamente na área agrícola, a exemplo dos pólos de biocombustíveis; 9. Promover o saneamento ambiental com ênfase na gestão e na qualidade dos recursos naturais; 10. Incentivar a atração de investimentos privados como instrumento de viabilização de projetos, a exemplo das parcerias público-privadas e das concessões; 11. Desenvolver projetos e ações com foco em Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL); 12. Fomentar projetos de infra-estrutura de apoio à produção, logística, distribuição e comercialização nas áreas de atuação da Empresa; e 13. Gerar receita própria a partir da prestação de serviços técnicos especializados como consultoria em projetos de irrigação e informações georreferenciadas.

11 OS PROCESSOS ESTÃO NA ORIGEM DO SUCESSO
GESTÃO POR PROCESSOS Na Gestão por Processos, a organização é vista como um grande processo que recebe insumos, informações e recursos do ambiente, os processa e os devolve ao ambiente na forma de serviços ou produtos. Esse tipo de gestão, permite às unidades orgânicas da Empresa a visualização da razão de ser de seus trabalhos, associada ao profundo conhecimento de suas formas de realização. Permite a atenção da organização em torno de três elementos básicos que são esperados para melhorar seu desempenho: · melhoria da qualidade de seus produtos e/ou serviços; · redução dos custos operacionais envolvidos; · redução dos tempos/prazos de atendimento à demanda por seus serviços ou produtos. OS PROCESSOS ESTÃO NA ORIGEM DO SUCESSO DAS ORGANIZAÇÕES Concentra o foco no que realmente interessa: o trabalho! É uma ferramenta para implementação da estratégia organizacional; Confere simplicidade e agilidade às atividades; Dota a Empresa de flexibilidade organizacional; Facilita a gestão através de indicadores de desempenho; Permite uma visão integrada da organização; Instrumentaliza a aplicação de abordagens inovadoras; Facilita a gestão do conhecimento organizacional e a gestão de competências. Sistema de trabalho que exige novas habilidades, maior autonomia e compartilhamento de responsabilidade; Sistema gerencial descentralizado estimulando a cooperação e comunicação direta; Promove o trabalho em equipe, avaliando os resultados pelos resultados da equipe (fim do individualismo); As decisões são baseadas nas necessidades dos clientes; Quebra do paradigma da visão por função, passando para a visão do todo. GESTÃO POR PROCESSOS É UMA MUDANÇA CULTURAL!

12 GERÊNCIA DE PLANEJAMENTO E ESTUDOS ESTRATÉGICOS
Sede Área de Gestão Estratégica - AE Unidade de apoio ao Planejamento Regional - UPP Unidade de avaliação das Ações e projetos - UAV Unidade de Controle de Contratos e Convênios - UCC Unidade de Gestão dos Processos - UGP Gerência de Planejamento e Estudos Estratégicos - AE/GPE Superintendências Unidade Regional de Atendimento ao usuário de Informática Unidade Regional Orçamentária Controle de Contratos e Convênios Gerência Regional de Gestão Estratégica Esta é a seqüência das unidades é a que está no Regimento Interno. Gerência Regional: Rebatimento de toda a Área de Gestão Estratégica.

13 Gerência de Planejamento e Estudos Estratégicos AE/GPE
ATRIBUIÇÕES Coordenar a realização de estudos para identificação de cenários; Fornecer suporte metodológico para o processo de elaboração dos planos estratégicos da Empresa, compatibilizando-os com as políticas, diretrizes e programas do Governo Federal; Coordenar a elaboração das programações de trabalho da Empresa, anuais e plurianuais; Promover estudos e propor estratégias e linhas de ação de desenvolvimento organizacional voltadas para a melhoria da gestão e de processos; Compartibilizador dos processos de planejamento na empresa PAT e PPAs Otimização dos processo na empresa conjunto com as SRs Acompanhamento e avaliação das ações e projetos da Empresa Serão utilizados indicadores não só de produção mas também Indicadores serão definidos no início; (medidas no início e final) Grande novidade única foi usado na Empresa (usado por empresas de ponta, publicas e privadas ) Começou com a Petrobrás e Empresas do setor elétrico federal já trabalhou EMPRAPA parceiros proêmios Novo sistema recomendado pelo CGU Propor e validar métodos para avaliação de impactos econômico, social e ambiental de suas ações e projetos; Acompanhar, no âmbito da Empresa, os processos administrativos de contratos, convênios e outros instrumentos.

14 O NOVO MODELO DE GESTÃO ESTRATÉGICA
Missão e Visão de Futuro Missão da Codevasf Resultados das Ações da Codevasf Resultado das ações Objetivos estratégicos Diretrizes da Codevasf Gestão por Processos Veremos daqui para a frente, o fluxo da Gestão por Processos. Como será feita a gestão Estratégica na CODEVASF. Diretrizes Estratégias de atuação da Codevasf

15 Fluxo da Gestão por Processos
Diretrizes A UGP elabora, gere e atualiza os fluxos objetivando a Gestão por Processos com melhoria da qualidade de seus produtos e serviços; redução de custos e prazos de execução A UPP apoia as SRs no processo de levantamento de suas necessidades e oportunidades de atuação e elaboração de seu planejamento, promovendo a integração das Unidades Descentralizadas UPP UGP Estudos e análises de cenários existentes Missão Visão de futuro Objetivos estratégicos Cenários globais e nacionais que poderão afetar a Codevasf e o desenvolvimento de suas atribuições Não só o antigo O&M Como a UGP e responsável por fluxo de processo de trabalho na Empresa não e processo administrativo ) apoiar para otimizar os processos da Empresa, serão revistos para se manter pontos de controle essenciais, eliminar etapas desnecessárias. Ganho de tempo, prazo e qualidade. As diretrizes orientam as ações da gestão estratégica Meio para fazer a gestão o 1º são os cenários Referencia para o planejamento Foco no que interessa a CODEVASF Atualizar: cenários, diferidos, panejamento estratégico e regionais Síntese dos cenários Estudos de cenários sugeridos

16 Fluxo da Gestão Por Processos
Oportunidades Vocações Fórum de desenvolv. regional integrado SRs UPP Áreas Captação de propostas para o desenvolvimento regional Papel mais importante Serão identificados Sugestão e consultoria a ser submetida Intensificar parceiros: Ex: BB linha de financiar 1º SR, algum atrás. A Sr identifica os parceiros mais significativo. Ex: SEBRAE, Embrapa local, BB, BNB, etc... Propostas de ações e projetos priorizados Parceiros

17 Fluxo da Gestão Por Processos
Propostas de ações e projetos Missão, visão de futuro Objetivos estratégicos Enquadramento das ações e projetos UPP Priorizarão da Empresa Instrumento a ser utilizado está em desenvolvimento Critérios em desenvolvimento recebera contribuição da SRs Devido a recursos escassos é necessários priorizar . Ações e projetos enquadrados Portfólio de projetos Subsídio às Emendas

18 Fluxo da Gestão Por Processos
Ações e projetos enquadrados PPA 2004/2007 LDO Elaboração e aprovação da proposta orçamentária GGO Proposta orçamentária LOA A GGO elabora e encaminha para aprovação a proposta orçamentária e posteriormente, executa o orçamento através do detalhamento e distribuição entre os executores. A GGO realiza, ainda, os empenhos da Codevasf Sede PPA 2008/2011

19 Fluxo da Gestão Por Processos
A UPP coordena a elaboração do PAT Emendas Parlamentares LOA aprovada Metas de exercícios anteriores em execução Programação das SRs e Áreas Elaboração do Plano Anual de Trabalho - PAT UPP UAV Unidade de avaliação das ações e projetos PAT A UAV acompanha a execução de planos, programas, ações, projetos e atividades da Empresa, possibilitando a avaliação de seu desempenho e a geração de relatórios oficiais

20 Fluxo da Gestão Por Processos
Dados orçamentários e financeiros do SIAFI Dados da execução física das SRs Inf. de outros instrum. congêneres, resoluções, etc Acompanhamento da execução física, financeira e orçamentária UAV UCC Por recomendação da SIGEC CGU esta sendo desenvolvido um novo sistema podemos obter informações Está sendo adequadas todas as demandas Extrair relatório do que quiser Em janeiro teste do 1º modulo PAT acompanhado Relatórios oficiais e eventuais Relatórios de desempenho Dados consolidados via Sistema SIGEC A UCC consolida as informações dos contratos, convênios e outros instrumentos congêneres celebrados pela empresa e acompanha a execução físico/financeira e suas prestações de contas.

21 Fluxo da Gestão Por Processos
Dados orçamentários, financeiros e físicos Indicadores de desempenho Avaliação UAV Atras de Indicadores (definidos no inicio do processo) Foco no Resultado Relatórios de desempenho Ajuste da programação Redirecionamento de rumos

22 CICLO INTEGRADO DE PLANEJAMENTO Proposta orçamentária
DIRETRIZES Avaliação Cenários externos e internos PLANEJAR Acompanhamento físico e orçamentário AVALIAR EXECUTAR Propostas de desenv. regional Resumo do fluxo da gestão por processo * cada etapa será dada divulgação. Comunicação interna da Empresa está mais atuante. ACOMPANHAR PAT Enquadramento e priorização de ações Proposta orçamentária

23 CONTATOS GPE: Valdir Castelo Branco
fone: / UGP: Jean Wellington R. da Silva fone: UAV: Maurício Pietro da Rocha fone: UCC: Rosany C Nogueira fone: UPP: Carlos Henrique Marques

24 OFICINA PARA OBTENÇÃO DE SUBSÍDIOS AO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA CODEVASF

25 BLOCO 1 ANÁLISE DO AMBIENTE EXTERNO Identificação das oportunidades e ameaças, com sugestões de ações pela Empresa para aproveitamento das oportunidades bem como para minimizar ou eliminar as ameaças.

26 CONCEITOS IMPORTANTES
BLOCO 1 CONCEITOS IMPORTANTES a) Oportunidades - São situações, atuais e futuras, que se adequadamente aproveitadas pela Codevasf, promoverão o desenvolvimento sustentável da região atendida. b) Ameaças - São situações externas atuais e futuras que, se não eliminadas ou minimizadas nas oportunidades levantadas poderão afetar negativamente a atuação da Codevasf nas oportunidades sugeridas.

27 Fatores externos a serem considerados
BLOCO 1 Fatores externos a serem considerados Econômicos, incluindo o mercado; Instituições governamentais (federal, estadual, municipais); Políticos; Legislação e Regulamentos; Culturais; Tecnológicos; Ecológicos; Sociais; Agentes produtivos da região; Entidades representativas dos produtores e das comunidades.

28 BLOCO 1 ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO Identificação dos pontos fortes e fracos, com sugestões de ações que deverão ser desenvolvidas pela Empresa para potencializar os pontos fortes bem para minimizar ou eliminar os pontos fracos.

29 CONCEITOS IMPORTANTES
BLOCO 1 CONCEITOS IMPORTANTES a) Pontos Fortes - São características da Codevasf, tangíveis ou não, que podem ser potencializadas para otimizar o desempenho. b) Pontos Fracos - São características da Codevasf, tangíveis ou não, que devem ser minimizadas ou eliminadas para evitar a influência negativa sobre seu desempenho.

30 Fatores internos a serem considerados
BLOCO 1 Fatores internos a serem considerados Nível de capacitação e qualificação técnica dos recursos humanos; Quadro de profissionais nas Unidades; Tecnologia disponível nas Superintendências e na Codevasf como um todo (equipamentos de ordem geral); Estrutura organizacional; Processos, métodos e técnicas de trabalho; Valores e cultura organizacionais; Estilos gerenciais e estrutura de poder; Método de tomada de decisão; Comunicação; Regulamentos, normas e diretrizes internas.


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