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AGENDA ZERO A CINCO ANOS:
O compromisso do Ceará com a primeira infância ANTENOR NASPOLINI Seminário Internacional da Primeira Infância Porto Alegre/RS, 24 de novembro de 2009
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1. OS FUNDAMENTOS Argumento dos direitos Argumento das neurociências
Argumento social Argumento econômico Argumento político Argumento pedagógico
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2. TEMPO DE APRENDER Períodos decisivos para o
desenvolvimento do cérebro Visão Controle emocional Formas comuns de reação Símbolos Linguagem Habilidades sociais Quantidades relativas Música Segundo idioma
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TEMPO DE APRENDER Funções Visão Controle Emocional Formas comuns
Períodos decisivos* para o desenvolvimento do cérebro Funções Visão Controle Emocional Formas comuns de reação** Símbolos*** Linguagem Habilidades sociais**** Quantidades relativas**** Música Segundo idioma Idades v Fontes: Banco Mundial, Margaret McCain e J. Fraser Mustard (“Reversing the Real Brain Drain: Early Years Study”), Gillian Doherty (“Zero to Six: The Basis for School Readiness”) e Sharon Begley (artigo “Your Child’s Brain”, publicado na revista “Newsweek”).
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3. O CENÁRIO CEARENSE Quadro de Referência Econômico Político e Social
Decisão de mudar UNICEF: aliado estratégico
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A LUTA PELA SOBREVIVÊNCIA
4. DÉCADA DE OITENTA: A LUTA PELA SOBREVIVÊNCIA Mortalidade infantil: indicador de qualidade de vida Agentes comunitários de saúde Reconhecimento internacional: Prêmio Maurice Pate Liderança nacional na queda da mortalidade infantil IDH: Índice de Desenvolvimento Humano
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LUGAR DE CRIANÇA É NA ESCOLA: APRENDENDO
5. DÉCADA DE NOVENTA: LUGAR DE CRIANÇA É NA ESCOLA: APRENDENDO Censo escolar comunitário Pacto: Justiça na Educação 98% de crianças de 7 a 14 anos na escola Ensino fundamental de nove anos A criança na escola: a mãe também O analfabeto escolarizado
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6. NOVO MILÊNIO: A PRIMEIRA INFÂNCIA NA AGENDA POLITICA
I. A AGENDA ZERO A CINCO ANOS: 1. Colocar a primeira infância na agenda política 2. Universalizar o atendimento até os 5 anos 3. Antecipar o ingresso na escola : 6 anos 4. Envolver atores comunitários 5. Formar e capacitar profissionais 6. Criar mecanismos de planejamnto e gestão
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7. Fortalecer o sistema de garantias de direitos
8. Prevenir e proteger a criança contra a violência 9. Inserir elementos culturais no planejamento 10. Implantar sistema de informações gerenciais 11. Redimensionar o papel dos Agentes Comunitários de Saude
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II. SELO UNICEF: MUNICÍPIO APROVADO
1. Natureza e Finalidade 2. Ceará: Pioneirismo 3. Semi-árido: dez estados 4. Região Amazônica 5. Outros países
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7. O PROCESSO CONTINUA Indicadores e camufladores
Alfabetização na idade certa Sustentabilidade das conquistas Município: o ente federado estratégico A família: o aliado indispensável Política para a primeira infância
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8. DIREITO DE SOBREVIVER x DIREITO DE BRINCAR
Brinquedotecas Públicas Municipais - Espaços de Referência do Brincar Proposta do Instituto Stela Naspolini
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ANTENOR NASPOLINI institutostelanaspolini@yahoo.com.br
SOCIOLOGO E PROFESSOR Avenida Oliveira Paiva, Seis Bocas Fortaleza - CE – Brasil - CEP: Fone|Fax: +55 (85)
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