A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Processo de auto- avaliação institucional na UCG:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Processo de auto- avaliação institucional na UCG:"— Transcrição da apresentação:

1 Processo de auto- avaliação institucional na UCG:
princípios e práticas Reunião de Capacitação das sub-comissões de auto-avaliação Goiânia, 13 de agosto de 2005

2 Projeto de auto-avaliação:
ação intencional da instituição para aprimoramento de suas práticas: a) didático pedagógicas b) político-social c) administrativo-financeira.

3 responsabilidade social da avaliação para os sujeitos da ação:
Projeto endógeno: responsabilidade social da avaliação para os sujeitos da ação: permite considerar as informações suficientemente relevantes para si mesmo, para seu contexto de referência e para o sistema educacional superior do País.

4 Processo indutor de mudanças:
situado no âmbito das práticas educativas; introjetadas no cotidiano e no saber/fazer departamental; capaz de conduzir ao aperfeiçoamento das práticas político-pedagógicas, tendo em vistas a consecução do seu objeto de trabalho.

5 Opção metodológica de investigação:
balizada por indicadores que deverão ser objeto de estudo, sejam de natureza quantitativa ou qualitativa. orientada por uma necessidade de produzir um conjunto de dados comparáveis para viabilizar a formulação de metas e estratégias de ação.

6 Os indicadores do processo avaliativo
devem ser buscados no interior de suas finalidades e dos compromissos assumidos pela instituição; têm a intenção de dimensionar a pertinência, eficácia, eficiência das ações e do conjunto de iniciativas que se integram ao seu fazer e lhe dão concretude. Possibilitam a oportunidade de tensionar permententemente o que é feito e o que se deve fazer; propiciam a mobilidade do pensamento e fortalecem o desejo e a vontade de promover ajustes e acertos.

7 Os indicadores do processo avaliativo devem contemplar:
no aspecto global – o reconhecimento das demandas sociais e científicas, das diretrizes nacionais para educação, o Plano Nacional de Educação, enquanto política de Estado; no aspecto particular – vocação e inserção regional, garantia de sua especificidade, sua história e das diferenças culturais, dos seus vínculos e compromissos sociais; no aspecto específico – princípios e diretrizes que dão qualidade social ao seu projeto de ensino, de pesquisa e de extensão; os mecanismos operacionais, os administrativos em geral, a qualificação do seu corpo docente, o financiamento e fomento à produção científica procedimentos didático-pedagógicos

8 Como desencadear o processo avaliativo?
Articulando com os(as) diretores(as) e coordenações/comissões auxiliares a metodologia, o plano de trabalho e a definição das tarefas a serem empreendidas. Desencadear um processo de mobilização no interior das Congregações a fim de garantir o sentimento de pertença e envolvimento na condução dos trabalhos. Designar, delegar, compartilhar tarefas e ações entre a direção, coordenação/comissões auxiliares e Congregação. Analisar conjuntamente com direção, coordenação/comissões auxiliares os dados (quantitativos e qualitativos) levantados, a fim de propor ações e políticas a curto, médio e longo prazo. Socializar os resultados do trabalho com toda a Congregação.

9 Com quais instrumentos implementar o processo de auto-avaliação?
Instrumento 1: Perfil e indicadores institucionais do curso a) demanda vestibular b) permanência no curso c) índice de reprovação d) índice de evasão e) participação de alunos em Programas e Projetos f) participação de alunos em Bolsas g) acompanhamento do desempenho dos alunos h) acompanhamento de Egresso Instrumento 2: Avaliação do processo ensino aprendizagem - (instrumento on-line) a) o ensino e a prática pedagógica b) o conhecimento c) o processo de aprendizagem e autonomia intelectual do aluno d) o currículo e) o grau de satisfação do aluno em relação ao curso Instrumento 3: Avaliação das condições de ensino (padrões e parâmetros utilizados pelo MEC) Instrumento 4: A gestão e a qualidade do ensino: diferentes sujeitos e os sentidos de suas práticas (pesquisa qualitativa a partir da modalidade de grupos focais)

10 Os Resultados do processo de auto-avaliação pressupõem:
a) ser produto de um intenso processo de estudo, reflexão, proposições e mobilização departamental; b) ser produto produzido e compartilhado por todos. Neste caso, com ampla ciência dos gestores de cada curso.


Carregar ppt "Processo de auto- avaliação institucional na UCG:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google