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PublicouZaira Meneses Canário Alterado mais de 9 anos atrás
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Docência universitária: repensando a aula
Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveira Adaptação de Marcos T. Masetto – Ensinar e aprender no ensino superior
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Como poderiam ser melhor aproveitadas as aulas pelos alunos?
Atrás do modo de lecionar existe um paradigma que precisa ser explicitado, analisado, discutido, a fim de que a partir dele possamos pensar em fazer alterações significativas em nossas aulas
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Que paradigma é este? Como se manifesta?
Grande preocupação do ensino superior: transmissão de informações e experiências consolidadas para que o aprendiz as absorva e reproduza.
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Que paradigma é este? Como se manifesta?
3 pilares: na organização curricular: privilegia disciplinas conteudistas e técnicas, estanques e fechadas, nem sempre consonantes com as necessidades e exigências do profissional do curso; Na construção de um corpo docente altamente capacitado profissionalmente mas nem sempre com competência pedagógica Em metodologia que deve dar conta do programa a ser cumprido, em determinado tempo, com a turma toda: 90% de aulas expositivas e avaliação da apreensão ou não dos conteúdos esperados.
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Que paradigma é este? Como se manifesta?
Sujeito desse processo: professor Sua grande e constante pergunta: o que devo ensinar aos meus alunos? Aluno: elemento que segue, receptor, repetidor. Age em resposta a ordens ou perguntas do professor. Necessidade: rever este paradigma e propor outro: qual?
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Substituir a ênfase do ensino pela da aprendizagem
Desenvolvendo o universitário nos diversos aspectos de sua personalidade: Capacidades intelectuais: pensar, raciocinar, refletir, buscar informações, analisar, criticar, argumentar, dar significado pessoal às informações, relacioná-las e produzir conhecimento.
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Substituir a ênfase do ensino pela da aprendizagem
Habilidades humanas e profissionais para um profissional atualizado: trabalhar em equipe, buscar novas informações, conhecer fontes e pesquisas, dialogar com profissionais de outras especialidades, comunicar-se em pequenos e grandes grupos, apresentar trabalhos. Observação: verificar se os currículos permitem que todas as habilidades profissionais possuem espaço para aprendizagem, ou são preteridas em função de conteúdos teóricos
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Substituir a ênfase do ensino pela da aprendizagem
Desenvolvimento de atitudes e valores integrantes à vida profissional: importância da formação continuada, a busca de soluções técnicas que junto com o aspecto tecnológico contemplem o contexto da população, do meio ambiente, da comunidade, condições culturais, políticas e econômicas, princípios éticos.
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Substituir a ênfase do ensino pela da aprendizagem
Altera o papel dos participantes do processo: aprendiz: papel central de sujeito que exerce ações necessárias para que aconteça sua aprendizagem, buscar informações, trabalhá-las, produzir conhecimento, adquirir habilidades, mudar atitudes e adquirir valores. Essas ações são realizadas junto. O professor: papel de mediador pedagógico ou orientador do processo de aprendizagem de seu aluno. Pergunta: o que meu aluno precisa aprender de todo o conhecimento que tenho e da experiência que tenho vivido?
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3 pilares, com outros conteúdos
Organização curricular: integra atividades e disciplinas que colaboram para a formação do profissional, com conhecimento tratado de forma integrada, aberta, flexível, atualizada e interdisciplinar, facilitando a integração teoria prática, universidade e situações profissionais, disciplinas básicas e profissionalizantes.
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3 pilares, com outros conteúdos
Corpo docente: professores excelentes profissionais, pesquisadores e de formação continuada quanto à competência pedagógica. Se entendem educadores que assumem que a aprendizagem se constrói num relacionamento interpessoal aluno-colega, aluno-professor, aluno-profissionais; assume seu papel de mediador pedagógico entre o conhecimento e seus alunos; e que entende que a aprendizagem se faz com colaboração, participação dos alunos, respeito mútuo e trabalhos em conjunto.
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3 pilares, com outros conteúdos
Metodologia: busca a redefinição dos objetivos da aula e de seu espaço, o uso de técnicas participativas e variadas e a implantação de um processo de avaliação como feedback motivador da aprendizagem
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Características da aprendizagem no ensino universitário
1.Pressupõe por parte do aluno, aquisição e domínio de um conjunto de conhecimentos, métodos e técnicas científicas de forma crítica; iniciativa para buscar informações, relacioná-las, conhecer e analisar várias teorias e autores sobre determinado assunto, compará-las, discutir sua aplicação em situações reais com suas possíveis consequências para a população. Faz parte da aprendizagem adquirir progressiva autonomia na aquisição de conhecimentos ulteriores, desenvolvendo a capacidade de reflexão e valorização da educação continuada, que se inicia na universidade e prolonga por toda a vida e que não se fará com advertências apenas, mas com atividades que permitam aprender como se faz a educação continuada
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Características da aprendizagem no ensino universitário
2. integrar o processo ensino aprendizagem com a atividade de pesquisa do aluno e do professor. Dificilmente o aluno incluirá investigação em seu processo de aprendizagem se o professor também não o fizer em sua atividade de docente. A produção de artigos e trabalhos que reflitam reflexões pessoais do professor e suas contribuições para assuntos de sua área e que permitam a comunicação em publicações.
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Características da aprendizagem no ensino universitário
3. toda aprendizagem, para que aconteça, precisa ser significativa para o aprendiz, envolvê-lo como pessoa, como um todo: idéias, inteligência, sentimentos, cultura,profissão, sociedade. Esse processo exige: que a aprendizagem do novo se faça a partir do universo de conhecimentos, experiências e vivências anteriores dos alunos que se dê importância a motivar e despertar o interesse do aluno pelas novas aprendizagens com uso de estratégias apropriadas o incentivo à formulação de perguntas e questões que, de algum modo, digam respeito ao aprendiz, que lhe interessem. que se permita ao aprendiz entrar em contato com situações concretas e práticas de sua profissão e da realidade que o envolve. que o aprendiz assuma o processo de aprendizagem como seu e possa fazer transferência do que aprendeu na universidade para outras situações profissionais
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Características da aprendizagem no ensino universitário
4. porque coloca o aprendiz mais em contato com sua realidade profissional, em geral, a aprendizagem se realiza mais facilmente e com maior compreensão e retenção quando acontece nos mais variados ambientes profissionais, fora da sala de aula, do que nas aulas tradicionais.
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Características da aprendizagem no ensino universitário
5. teoricamente, hoje há um consenso de que “ aprender a aprender” é o papel mais importante de qualquer instituição educacional. Isto é mais que uma técnica de como se faz, é a capacidade do aprendiz de refletir sobre sua própria experiência de aprender, identificar os procedimentos necessários para aprender, suas melhores opções, suas potencialidades e suas limitações.
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