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LIDERAN ÇA. CONCEITO DE LIDERANÇA Atividade de influenciar pessoas fazendo-as empenhar-se voluntariamente em objetivos grupais (George Terry apud Hersey,

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1 LIDERAN ÇA

2 CONCEITO DE LIDERANÇA Atividade de influenciar pessoas fazendo-as empenhar-se voluntariamente em objetivos grupais (George Terry apud Hersey, 1986) Influência interpessoal exercida numa situação e dirigida, através do processo de comunicação, para a consecução de objetivos específicos (Tannenbaum apud Hersey, 1986 A liderança consiste em influenciar pessoas para a realização de um objetivo comum (Harold Koontz e Cyril O’Donnell apud Hersey, 1986) Arthur Jago (1986) definiu liderança como: “uso de influência simbólica e não coercitiva para dirigir e coordenar as atividades dos membros de um grupo organizado para a realização de objetivos do grupo”.

3 L IDERANÇA A liderança acontece no contexto de grupos voltados para metas. O líder desempenha também uma importante função simbólica para o grupo. A liderança é: Um processo social definido através da interação líderes e liderados; Envolve um processo de definir a realidade de forma que sensibilize o liderado; Envolve um relacionamento de dependência.

4 O PODER E A LIDERANÇA PODER LEGÍTIMO – Está relacionado à hierarquia organizacional. PODER DE RECOMPENSA – Os gerentes influenciam o comportamento através do uso de recompensas, utilizando-se de uma variedade destas. PODER COERCITIVO – A punição se manifesta de várias maneiras, desde a advertência até a demissão. É uma poderosa ferramenta de intimidação. PODER DE ESPECIALIZAÇÃO – Está relacionado às habilidades do gerente. A capacidade de influenciar pelo conhecimento, habilidade e experiência. PODER DE REFERÊNCIA – É o poder de influenciar o outro pela força do seu carisma ou por características pessoais que são admiradas e servem como referência.

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7 ABORDAGENS

8 T RAÇOS OU C ARACTERÍSTICAS Por volta dos anos 30, buscou por atributos de personalidade, sociais, físicos e intelectuais que descrevessem líderes e os diferenciassem dos não- líderes. Todos os líderes, em qualquer situação e cultura, revelariam os mesmos traços físicos e psicológicos.

9 C OMPORTAMENTAL Final dos anos 40 – ênfase nos estilos de comportamento que os líderes demonstravam. Estudos da Ohio State University – identificação de dimensões independentes do comportamento do líder, chegando a duas categorias: orientação para a tarefa e orientação para as pessoas. Estudos de Michigan University – empregado e produção.

10 C ONTINGENCIAL Estudos realizados com a finalidade de isolar fatores situacionais que afetam a eficácia da liderança, tais como: Grau de estruturação da tarefa Qualidade das relações líder-membro Poder do líder Clareza dos papéis dos subordinados Normas do grupo Disponibilidade de informações Aceitação dos subordinados Maturidade dos subordinados

11 T EORIA C AMINHO -O BJETIVO (T RAJETÓRIA - M ETA ) Atualmente uma das abordagens mais respeitadas de liderança (Robert House). Afirma que é trabalho do líder ajudar os liderados a atingirem suas metas e fornecer a direção necessária e/ou apoio para assegurar que suas metas sejam compatíveis com os objetivos gerais do grupo ou organização. O líder eficaz estabelece o caminho que conduz a realização dos objetivos de trabalho, reduzindo barreiras e dificuldades.

12 Comportamento de liderança: Diretivo – programa o trabalho a ser feito e direciona. Apoiador – é amigável e demonstra interesse pelas necessidades dos subordinados. Participativo – consulta os subordinados e utiliza as sugestões antes de tomar determinada decisão. Orientado para realizações – determina metas desafiadores e espera que os subordinados se desempenhem no mais alto nível.

13 T EORIA S ITUACIONAL Embora todas as variáveis situacionais (líder, liderados, superiores, colegas, organização, exigências do cargo) sejam importantes, a ênfase recai sobre o comportamento do líder em relação aos subordinados (Hersey & Blanchard). Liderados são fatores cruciais para qualquer processo de liderança, uma vez que como grupo, determinam o poder pessoal que o líder possa ter.

14 Liderança situacional baseia-se numa inter- relação entre: 1. Orientação e direção (comportamento e tarefa) que o líder oferece 2. Apoio sócio-emocional dado pelo líder. 3. Nível de prontidão (maturidade) dos subordinados no desempenho de uma tarefa, função ou objetivo específico.

15 A Liderança Situacional trabalha a relação entre a maturidade relativa à tarefa e os estilos adequados a serem adotados à medida que os liderados vão passando da imaturidade para a maturidade.

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17 C ONFLITOS

18 CONFLITOS NAS ORGANIZAÇÕES Conflitos - existência de idéias, sentimentos, atitudes, interesses antagônicos, diferentes que colidem, que se chocam (Chiavenato, 1992). O conflito pode ser encarado como: Positivo – se utilizado a nosso favor, para enriquecimento pessoal, como algo construtivo. Negativo – se percebido como algo destrutivo.

19 Ajusta o relacionamento interpessoal, amenizando tensões, quando existentes, ao promover a sua liberação. Provoca o diálogo, forçando a expressão de idéias e reivindicações, favorecendo o feedback. Ativa o espírito criativo e inovador, na busca das soluções. Contribui para um aprimoramento no senso de propósito e direção, expondo as adversidades e posições contrárias.

20 LIDERANÇA E ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS Identificação do problema e sua compreensão através dos relatos Análise das forças propulsoras e restritivas Busca de alternativas de resolução Estabelecimento de um plano de ação.

21 A BORDAGENS - C ONFLITOS Wagner e Hollenback (1999), sugerem cinco abordagens diferentes: 1. Competição 2. Acomodação 3. Abstenção 4. Colaboração 5. Transigência

22 1. Competição – assertiva, não cooperativo. Consiste em um movimento de suplantar a outra parte, promovendo os próprios interesses. 2. Acomodação – não-assertiva, cooperativo. Representa uma atitude de, em detrimento de seus próprios interesses, permitir à outra parte a satisfação de seus interesses. 3. Abstenção – não assertiva, não cooperativo. Implica na busca da neutralidade, ignorando o conflito ou fugindo de uma atuação efetiva em busca da sua solução. 4. Colaboração – assertivo, cooperativo. Representa uma ação das partes em conflito em direção a uma solução que, considerando as diferenças, atenda a todos. 5. Transigência – denota um movimento, “mediante a troca e o sacrifício”, na busca a satisfação parcial das necessidades das partes envolvidas e a solução apenas aceitável.


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