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Aspectos Temporais, Financeiros e Operacionais de Projetos

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Apresentação em tema: "Aspectos Temporais, Financeiros e Operacionais de Projetos"— Transcrição da apresentação:

1 Aspectos Temporais, Financeiros e Operacionais de Projetos
Gestão de Projetos Aspectos Temporais, Financeiros e Operacionais de Projetos Cronograma do Projeto: critérios e frequência de mudanças no cronograma dos projetos; Definição, duração e sequência das atividades; Definição dos itens de custos do projeto cristianomagalhaes.wordpress.com

2 Cronograma do Projeto: critérios e frequência de
mudanças no cronograma dos projetos; As mudanças no projeto acontecem desde o início até o seu término e podem demandar ajustes no plano de gerenciamento do projeto. O controle de mudanças é importante porque a execução dos projetos não acontece exatamente como o plano de gerenciamento do projeto. Realizar o controle integrado de mudanças é um dos processos mais importantes para garantir o sucesso do projeto e envolve as seguintes etapas: Solicitação de mudança; Revisão do impacto dos custos e benefícios gerados pela mudança; Aprovação; Replanejamento contemplando a mudança; Execução, controle e monitoramento da mudança; Encerramento da entrega ou resultado contemplando a mudança.

3 Conforme, Portillo (2010) mudanças no escopo do projeto podem impactar os custos e o cronograma do projeto de maneira diferente, dependendo de quando essas mudanças são implantadas no ciclo de vida do projeto. Caso a mudança no escopo seja necessária uma vez iniciado o trabalho, as partes interessadas precisam entender exatamente como o escopo adicional irá impactar o planejamento do projeto. As mudanças podem ser: Iniciadas pelo cliente ou patrocinador Iniciadas pela equipe, incluindo empresas contratadas, consultores e fornecedores Provocadas por imprevistos durante a realização do projeto Requisitadas pelos usuários dos resultados do projeto

4 Um aspecto importante do trabalho do gerente é gerir e controlar mudanças para minimizar qualquer impacto negativo na conclusão bem-sucedida do objetivo do projeto. O impacto que uma mudança tem na conclusão do objetivo do projeto pode ser diminuído dependendo do momento em que são identificadas, sendo que o orçamento e a data de término são os aspectos mais prováveis de serem afetados. No começo do projeto, necessita ser estabelecido um sistema de controle de mudanças para definir como elas serão documentadas, aprovadas e comunicadas.

5 Todas as partes envolvidas no projeto (patrocinador ou cliente, gerente do projeto, contratada, equipe de trabalho devem acordar sobre como irão lidar com as mudanças, se surgirem. O gerente precisa deixar claro para a equipe que seus membros não devem fazer mudanças em seu trabalho que aumentem custos além dos orçados, atrasem o cronograma ou produzam resultados que não satisfaçam as expectativas dos clientes. Em alguns casos, eventos não previstos podem fazer com que o projeto seja encerrado. Por exemplo, quando os resultados de testes iniciais em um modelo pesquisado não se mostra promissor.

6 Definição, duração e sequência das atividades
O gerenciamento de tempo do projeto trata dos prazos e das atividades necessárias para produzir as entregas definidas no escopo e inclui procedimentos para definir, estimar e sequenciar as atividades ou tarefas (representadas por verbos) e os recursos (pessoas, materiais e equipamentos) para realizar as atividades do projeto dentro de uma programação determinada. Planejar o gerenciamento do cronograma é o processo de estabelecer as políticas, os procedimentos e a documentação para planejamento, desenvolvimento, gerenciamento, execução e controle do cronograma do projeto.

7 Definição as atividades
Busca identificar as atividades que devem ser executadas para a entrega dos produtos do projeto. Uma vez o escopo do projeto definido e seus principais produtos (deliverables) identificados, as atividades do projeto para o alcance dos objetivos precisam ser definidas, sequenciadas e estimadas em termos de recursos necessários e duração. Os pacotes de trabalho são decompostos em componentes menores, chamados de atividades, para fornecer uma base para a estimativa e elaboração de cronograma.

8 Atributos das atividades
Os atributos das atividades descrevem as particularidades de cada atividade. Os atributos usados podem variar de acordo com seu projeto ou de sua metodologia de gerenciamento de projetos. Requisitos de recursos das atividades Compreende todo recurso necessário para a realização de cada atividade do pacote de trabalho, como pessoal, materiais, equipamentos, localização, entre outros. Os requisitos de recursos das atividades determinam os tipos e as quantidades de recursos necessários para cada atividade do pacote de trabalho, e a somatória dos recursos de todas atividades do pacote de trabalho é o total dos recursos necessários para concluir o pacote de trabalho. Segundo o Guia PMBOK®, a documentação dos requisitos de recursos para cada atividade pode incluir a base de estimativa para cada recurso, assim como as premissas que foram feitas na determinação de quais tipos de recursos são aplicados, suas disponibilidades e quais quantidades são usadas.

9 Sequência das atividades
É o processo de identificação e documentação dos relacionamentos entre as atividades do projeto. É comum a utilizar de um diagrama de rede para mostrar a ordem das atividades, com suas precedências, por exemplo. Diagramas de Rede do Projeto São representações esquemáticas das atividades do cronograma do projeto e dos relacionamentos lógicos entre elas (dependências). Geralmente são desenhados da esquerda para direita para refletir a ordem cronológica dos acontecimentos. Identificam se as atividades previstas podem ser feitas em sequência (série) ou simultaneamente (em paralelo).

10 Método do diagrama de precedência (MDP)
Cada caixa representa uma atividade a ser desempenhada, e as setas, mostram as dependências e a relação entre cada uma das atividades. A B INÍCIO E FIM C D Tipos de Relacionamento É a representação gráfica da forma como cada uma das atividades se relaciona, indicando o início e o término de uma atividade e a sua interação com a atividade seguinte

11 A B A B Tipos de Relacionamento
Término – Início: a atividade A deve terminar para que a B possa iniciar Ex: Anestesia fazer efeito para iniciar a operação A B 2. Início - Início: a atividade A deve iniciar em conjunto com a B Ex: Lançamento de campanhas de vacinação na TV e no Rádio A B

12 A B A B Tipos de Relacionamento
3. Término – Término: atividade A deve terminar em conjunto com o término da Atividade B Ex: Encerramento do contrato para encerrar o projeto. A B 4. Início – Término: atividade A deve iniciar antes do término da Atividade B Ex: Ligar uma central telefônica antes de desligar a antiga. A B

13 Método do caminho crítico (Critical Path Method - CPM)
Método que calcula datas teóricas de início e término “mais cedo”, e de início e término “mais tarde”, de todas as atividades do cronograma, sem considerar quaisquer limitações de recursos, realizando uma análise do caminho de ida e uma análise do caminho de volta pelos caminhos de rede do cronograma do projeto. Considera-se folga como o atraso total permitido para a data de início mais cedo de uma atividade do cronograma sem atrasar a data de término do projeto ou violar uma restrição do cronograma. Caminho crítico é o caminho mais longo de um diagrama de rede. Possui folga total nula e, portanto, determina o menor tempo para conclusão do projeto. As atividades do cronograma em um caminho crítico são chamadas de “atividades críticas”.

14 Para a representação gráfica deste método, são utilizadas a seguintes informações organizadas na forma do quadro a seguir As siglas significam: PDI – Primeira data de início UDI – Última data de início PDT – Primeira data de Término UDT – Última data de término Atividade Duração PDI UDI PDT UDT

15 Exemplo – Método do Caminho Crítico
f=6 f=6 PDT=PDI+Dur B 15 7 13 22 28 E 1 22 28 23 29 UDI=UDT-Dur f=0 f=0 f=0 f=0 A 7 C 10 7 17 F 12 17 29 G 5 29 34 f=19 Atividade Duração Sucessora A 7 B,C,D B 15 E C 10 F D 3 G 1 12 5 --- D 3 7 26 10 29 A-C-F-G : Caminho Crítico

16 Planejamento de Custos
Envolve planejar os custos associados à realização do trabalho e sua forma de controle. O total dos custos de um projeto é a somatória de todos os recursos necessários para executar as atividades previstas no projeto expressos em unidade monetária. Eles formam as saídas do fluxo de caixa e são usadas juntos com os ganhos obtidos pelo projeto (que são as entradas do fluxo de caixa) para formar o fluxo de caixa e determinar a viabilidade do projeto. Apresenta os seguintes elementos principais: Planejamento dos custos Definição dos insumos (recursos) que compõe o projeto Orçamento – custo total do projeto distribuído pelo tempo de realização do projeto Controle dos custos do projeto 16

17 Planejamento de Custos
Conceitos Gerais de Custos Custo – soma de recursos (mão-de-obra, material, equipamentos etc) usados para produzir bens e serviços. Uma medida do que deve ser cedido para se obter algo (mediante a compra, aluguel, intercâmbio ou produção). Custos diretos – custos que são diretamente relacionados com as atividades do projeto. Exemplo: viagens, salários, gratificações e custos do material usado no projeto. Custos indiretos – custos que não são apenas atribuíveis a um projeto específico, mas que estão distribuídos em muitos deles. Exemplo: serviços de apoio, impostos. 17

18 cristianomagalhaes.wordpress.com Custos fixos – não variam segundo o rendimento ou volume produzido. Seu valor unitário se torna menor a medida que a produção aumenta. Exemplo: salários de pessoal administrativo, seguros, aluguéis e taxas. Custos variáveis – é uniforme por unidade produzida. Varia na razão direta do volume produzido. Exemplo. Mão-de-obra alocada, comissões sobre vendas, matéria-prima, peças e componentes. Custo unitário – custo por unidade produzida (custo total dividido pelo número de unidades produzidas) 18

19 Estimativa de Custos A estimativa dos custos procura desenvolver uma aproximação (estimativa) dos custos dos recursos necessários para completar as atividades do projeto. Toma como base o planejamento de recursos feito anteriormente e, com base nas taxas associadas a cada recurso, calcula o custo previsto para cada pacote de trabalho. Orçamentação Alocar as estimativas dos custos globais às atividades individuais dos pacotes de trabalho com a finalidade de estabelecer um baseline de custo para medir o desempenho do projeto 19

20 Acesse: cristianomagalhaes.wordpress.com


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