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PublicouLuna das Neves Lencastre Alterado mais de 8 anos atrás
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Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
JOGOS DIGITAIS E EDUCAÇÃO Grécia Ingrid Mateus Rafael Graduandos em Pedagogia Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Faculdade de Educação 2010
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Toda a atividade que incorpora a ludicidade pode se tornar um recurso facilitador do processo de ensino e aprendizagem O jogo é lúdico
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Jogos como recurso alternativo
“Os alunos aprendem melhor quando são utilizadas estratégias de ensino baseadas nos seus estilos de aprendizagem predominantes...” (MATTAR, 2009)
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As atividades dos jogos digitais se constituem em ferramentas que, se bem utilizadas, ensinam enquanto divertem
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Explorar as possibilidades tecnológicas no âmbito do contexto dos processos ensino/aprendizagem deveria constituir necessariamente uma obrigação para a política educacional, um desafio para os professores e, por conseguinte, um incentivo para os alunos descobrirem, senão todo o universo que permeia a Educação, pelo menos o necessário, nesse processo, para sua formação básica, como ser integrante de uma sociedade que se transforma a cada dia (GONÇALVES, 2001).
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Os jogos funcionam como instrumento de socialização
Símbolos Metáforas Mitos caracterizados pela cultura
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Considerações Finais
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Referências Bibliográficas
GONÇALVES, J. P. Uso de jogos computacionais educativos via Internet na matemática - projeto FORMEL. Brasília/ DF: Anais do XVII Prêmio Jovem Cientista, 2001. MATTAR, João. Games em Educação – como os nativos digitais aprendem. Ed. Person, Brazil, 2009.
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