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Variáveis Básicas do D.O.

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Apresentação em tema: "Variáveis Básicas do D.O."— Transcrição da apresentação:

1 Variáveis Básicas do D.O.
Teoria do Desenvolvimento Organizacional Desdobramento prático e operacional da Teoria Comportamental a caminho da Abordagem Sistêmica. ORIGENS (1962): 1- Dificuldade de aplicação das demais teorias. 2- Avanço nos estudos da Motivação e sua influência nas organizações. 3- Pesquisas sobre comportamento do grupo. 4- Inovação nas organizações, produtos e serviços. 5- Fusão de duas tendências: Estrutura e Comportamento Humano. Variáveis Básicas do D.O. O Meio Ambiente: turbulência e o impacto sobre as instituições. A Organização: características necessárias de dinamismo e flexibilidade. O Grupo Social: liderança, comunicação, relações interpessoais e conflitos. O Indivíduo: motivações, atitudes e necessidades.

2 ANTIGO CONCEITO: Coordenação de diferentes atividades de contribuintes
Mudanças e Organização 1- CONCEITO DE ORGANIZAÇÃO: Mudança e Capacidade adaptativa. ANTIGO CONCEITO: Coordenação de diferentes atividades de contribuintes individuais com a finalidade de efetuar transações planejadas com o ambiente. Sistemas Orgânicos A ênfase é nos relacionamentos; Confiança e crença recíprocas; Interdependência e Responsabilidade compartilhada; Participação e Responsabilidade Multigrupal; A decisão é descentralizada; Compartilhamento de controle; Solução de conflitos através de negociação. Sistemas Mecânicos A ênfase é individual e nos cargos; Autoridade e obediência; Rígida adesão à delegação e à responsabilidade dividida; Divisão do trabalho e supervisão hierárquica rígida; Tomada de decisões centralizada; Controle rigidamente centralizado; Solução de conflitos por meio de repressão.

3 Aspectos Formais ou Abertos Aspectos Informais ou Ocultos
Mudanças e Organização 2- CONCEITO DE CULTURA ORGANIZACIONAL Conjunto de hábitos, crenças, valores, tradições, interações e relacionamentos sociais típicos de cada organização. Aspectos Formais ou Abertos Aspectos Informais ou Ocultos CLIMA ORGANIZACIONAL - Atmosfera psicológica de cada organização. - Moral e Satisfação das necessidades dos participantes. TAREFA BÁSICA DO D.O.: Mudar a Cultura e o Clima - Capacidade inovadora: adaptabilidade, senso de identidade, perspectiva do meio ambiente, interação entre os participantes.

4 Mudanças e Organização
3- CONCEITO DE MUDANÇA: Descongelamento, Mudança e Recongelamento. Forças endógenas - criam a necessidade; mudança estrutural e comportamental; tensão nas interações, sentimentos e no desempenho no trabalho. Forças exógenas - novas tecnologias, mudanças em valores da sociedade, novas oportunidades ou limitações do ambiente. 4- CONCEITO DE DESENVOLVIMENTO ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO: 1- MUDANÇA EVOLUCIONÁRIA 2- MUDANÇA REVOLUCIONÁRIA 3- DESENVOLVIMENTO SISTEMÁTICO - Conhecimento de suas potencialidades; - Conhecimento do ambiente; - Criar estrutura flexível; - Informações sobre mudanças e adequações. - Planejar as relações com ambiente e participantes;

5 Mudanças e Organização
5- FASES DA ORGANIZAÇÃO Regulamentação APLICAR D.O. Expansão Burocratização Pioneira Reflexibilização 6- CRÍTICAS ÀS ESTRUTURAS CONVENCIONAIS - O poder da administração frustra e aliena o empregado. - A divisão do trabalho impedem o compromisso emocional do empregado. - A autoridade única ou unidade de comando restringe a comunicação - As funções permanentes tornam-se fixas e imutáveis.

6 Definição de D.O. 1- O foco principal do D.O. está em mudar:
as pessoas; a natureza; e a qualidade de suas relações de trabalho. 2- Sua ênfase está na mudança da cultura da organização. Processo de Resolução de Problemas; Processo de Renovação; Administração Participativa; Fortalecimento e Desenvolvimento de Equipes (Empowerment); e Pesquisa-ação.

7 Pressupostos do D.O. 1- Constante e rápida mutação do ambiente;
2- Necessidade de contínua adaptação; 3- Interação entre a organização e o ambiente; 4- Interação entre indivíduo e organização; 5- Interação dos objetivos individuais e organizacionais; 6- Mudança organizacional deve ser planejada; 7- Necessidade de participação e comprometimento; 8- Incremento da eficácia organizacional e do bem-estar; 9- Vários modelos e estratégias de D.O.; 10- D.O. é uma resposta às mudanças; 12- As organizações são sistemas abertos. 11- Melhorar a qualidade de vida;

8 Características do D.O. 1- Focalização em toda a organização;
2- Orientação Sistêmica; 3- Agente de Mudança; 4- Solução de problemas; 5- Aprendizagem Experiencial; 6- Processo de grupos e equipes; 7- Retroação; e 8- Orientação Contigencial.

9 Modelos de Desenvolvimento do D.O.
Alterações estruturais: - nos métodos de operação; - nos produtos; - na organização; - no ambiente físico de trabalho. Alterações Comportamentais: - Desenvolvimento de Equipes; - Suprimento de Informações Adicionais; - Reuniões de Confrontação; - Tratamento de Conflito Grupal; - Laboratório de Sensitividades; Alterações Estruturais e Comportamentais: Conceitos; Estratégias; Seqüências e esquemas que variam enormemente

10 Processos de D.O. 1- Colheita de Dados:
- Decisão de utilizar o DO; - Diagnóstico inicial; - Colheita de dados; e - Retroação de dados e confrontação. 2-Diagnóstico Organizacional: - Identificação dos problemas e Planejamento de ação e de solução de problemas. 3- Intervenção: - Desenvolvimento de equipes; - Desenvolvimento intergrupal; e - Avaliação e acompanhamento. ETAPAS DO D.O.: Colheita de dados Intervenção Diagnóstico


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