A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A OBSERVAÇÃO DO COTIDIANO ESCOLAR

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A OBSERVAÇÃO DO COTIDIANO ESCOLAR"— Transcrição da apresentação:

1 A OBSERVAÇÃO DO COTIDIANO ESCOLAR
Maria de Lourdes Rangel Tura

2 PENSANDO EM OBSERVAÇÃO
Como tese lógica, todos os nossos conhecimentos devem ser baseados na observação (...) devemos proceder a partir dos fatos para chegar aos princípios ou a partir dos princípios para chegar aos fatos. (BOURDIEU; CHAMBOREDON; PASSERON, 1999, p. 9)

3 OBSERVAÇAO PARTICIPANTE
Se caracteriza pela presença constante do pesquisador no campo e a observação direta das atividades de um grupo no local de sua ocorrência.

4 SUBJETIVIDADE Laplantine (1993, p. 173) afirma que “ incluir-se não apenas socialmente mas subjetivamente faz parte do objeto científico que procuramos construir”. Precisamos reconhecer que somos parte do mundo que estudamos e que, portanto não podemos escapar do senso comum, nem evitar nossa interferência no fenômeno que investigamos.

5 INSTRUMENTOS DE INVESTIGAÇÃO
Sistemas de categorias; Inventários ou sistemas de regras; Escalas de avaliação; Protocolos de análise da interação; Relatórios do fluxo do comportamento; Diário de campo.

6 A ENTRADA NO CAMPO Os primeiros contatos Linguagem e postura adequada
Conhecer a estrutura organizacional da escola Capacidade do estranhamento A objetividade e a subjetividade do pesquisador

7 OUTROS PROCEDIMENTOS QUE SE ASSOCIAM À TAREFA DA OBSERVAÇÃO
Referências teórico-metodológicas do pesquisador Entrevistas Entre outros

8 A INTERPRETAÇÃO DOS DADOS
Durante o período de observação no campo de investigação, o pesquisador coleta um volume imenso de dados. Os critérios de julgamento e as bases da interpretação estarão vinculadas à tradição epistemológica que orienta o trabalho Interpretação dos dados coletados “Nas ciências sociais o que há é somente a interpretação; nada fala por si.”(DENZIN, 1998, p. 313)

9 DE VOLTA AO CAMPO A investigação não se encerra, necessariamente, com o prestar contas as agencias financiadoras, escrever o documento final, apresentar os resultados em reuniões cientificas, escrever artigos, apesar de essas atividades serem fundamentais. (GEERTZ, 1999)

10 REFERÊNCIA TURA, Maria de Lourdes Rangel. A observação do cotidiano escolar. In: CARVALHO, VILELA e ZAGO (Orgs.). Itinerários de Pesquisa: perspectivas qualitativas em Sociologia da Educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

11 DISCENTES Alessandra Santos Dayane Santos Diego Lisânia Reis
Luzia Santana Ritiane Souza


Carregar ppt "A OBSERVAÇÃO DO COTIDIANO ESCOLAR"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google