Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouNelson Botelho Batista Alterado mais de 8 anos atrás
1
EMEF J OSÉ B ENIGO G OMES APRENDIZAGEM POR INVESTIGAÇÃO UCA
2
Descrição da Atividade Propor uma investigação em seu contexto escolar para coletar e analisar as “Concepções Espontâneas dos Alunos” para: CIÊNCIA MÉTODO CIENTÍFICO PESQUISA
3
Responsáveis/Participantes Supervisor UCA: Gislene Basso de Paula Professor Bolsista: Jane Patrícia Satin Santana Alunos Pesquisados: 5ªA / 6ºA Ano (26 Alunos), Alunos Integrados ( 6 Alunos), e Grêmio Estudantil (13 Alunos).
4
Planejamento da Atividade – 5ªA Os alunos foram organizados em círculo dentro da sala de aula, e orientados que estariam participando de uma atividade proposta pelo UCA – UNICAMP – CNPQ.
5
Execução da Atividade Foram distribuídas aos alunos filipetas contendo as três perguntas: O que é Ciência? O que é Método Científico? O que é Pesquisa?. As respostas foram recolhidas e coladas em um painel na lousa.
6
Amostras Após a aplicação todas as respostas foram analisadas. Escolhemos algumas para apresentar a seguir, a fim de demonstrar os resultados obtidos. Porém todos os documentos estão arquivados e disponíveis na unidade escolar.
7
Exemplos de Respostas
8
Observação: O aluno define “Ciências” como a disciplina que ele estuda na escola. Vários apresentam respostas similares.
9
Exemplos de Respostas
10
Respostas Observação: A aluna define “Pesquisa” como o ato de pesquisar sobre a cultura indígena. Acreditamos que o fato se deve a aula de história realizada um dia antes da aplicação da investigação, onde a professora solicitou que os alunos fizessem uma busca (utilizando o laptop) sobre este assunto.
11
Respostas
12
Observação: Duas das respostas do aluno tem relação com chuva. Por coincidência ou não, no dia da aplicação, estava chovendo muito, nossa dúvida é se isto pode ter influenciado as respostas do mesmo.
13
Planejamento da Atividade – Alunos Integrados Os alunos Integrados, participaram da investigação, que foi realizada no encontro de formação do dia 25/06/2012. O método utilizado foi o mesmo aplicado na turma de 5ªA série.
14
Exemplos de Respostas
17
Grêmio Estudantil GAUPE (Grandes Alunos Unidos pela Escola)
18
Planejamento da Atividade – Grêmio Estudantil Os membros do Grêmio Estudantil, foram convocados para uma reunião, onde souberam do trabalho que está sendo desenvolvido pela escola (Investigação), e responderam o questionário.
19
Exemplos de Respostas
20
Observação: Todos os integrantes apresentaram respostas semelhantes a do aluno acima.
21
Exemplos de Respostas
22
Conclusão Observamos uma relação entre a qualidade das respostas dos alunos, com a sua idade/série. Quanto mais avançada a série que se encontra e a idade que possui, mais clara e melhor é sua resposta. Verificamos também que o item “Ciência” foi avaliado pela maioria dos alunos como disciplina escolar. Já “Pesquisa” avaliam como busca na internet, e por fim “Método Cientifico” verificamos que os mesmos não possuem clareza do que significa. Gislene Basso de Paula Jane Patrícia Satin Santana Sud Mennucci, 29 de Junho de 2012.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.