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DESAFIOS NO ENSINO SUPERIOR
GESTÃO EDUCACIONAL: DESAFIOS NO ENSINO SUPERIOR
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assegurar a realização
Administração Processo de tomar decisões sobre objetivos e utilização de recursos. Planejamento Definir objetivos e decidir antecipadamente as ações Organização Divisão de autoridade e responsabilidade entre pessoas, coordenar recursos Liderança estimular pessoas Execução e controle assegurar a realização
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Papel do gestor Assegurar a cuidadosa preparação dos planos e execução
Obter coerência com objetivos e recursos Estabelecer autoridade construtiva e única Formular decisões de forma simples, nítida e precisa Manter a disciplina Subordinar interesses individuais aos interesses grupais Manter os princípios administrativos: divisão do trabalho, autoridade e responsabilidade, disciplina, unidade de comando, centralização, espírito de equipe
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Teorias da administração e administração escolar
DEBATE É possível transpor os conceitos da administração de empresas para as escolas?
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Desdobramentos das teorias da administração no campo educacional
Motivação da transposição conceitual Falta de um corpo teórico próprio da administração escolar Resultados satisfatórios da administração escolar Necessidade de comprovar a importância da disciplina administração escolar Supremacia do critério de racionalidade técnica Escola como local de preparação para o trabalho
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Teorias sobre administração escolar
Pressupostos que os teóricos da administração escolar se apropriaram Semelhança das estruturais organizacionais. Princípios da administração são universais. A organização escolar e o sistema escolar precisam de métodos e técnicas que garantam racionalidade. Metas da sociedade. Abordagem da escola racional ampliou-se para a administração da educação como seu fundamento
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Articulação entre Teorias da Administração e do campo da educação
Como se deu essa articulação ? O que é administração escolar? O que é administração educacional ?
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Desdobramentos das teorias da administração
Cluster Teóricos da Administração Pressupostos na Administração escolar 1- Modelo racional Administração Científica, Escola clássica, Burocracia Função administrativa da escola – preservar aprendizagem, ensino, Aconselhamento, supervisão e pesquisa Fluxo de comunicação de cima para baixo, concentração de poder, na cúpula, centralização da decisão, ordem, disciplina e hierarquia 2-Modelo racional humanista Relações humanas, estruturalismo Imperativo do psicológico. A dimensão humana é recuperada e inserida na concepção de produtividade. Centra a administração escolar no indivíduo e pequenos grupos 3- Estruturalismo e teoria dos sistemas Estrutura escolar depende do desempenho das funções. Foco nas normas e estruturas de papéis exercidos. Racionalidade do sistema encontra-se em jogo. Tensões e conflitos são disfuncionais.
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Administração escolar sob a perspectiva sistêmica
Perspectiva racional-funcionalista Questões internas do aperfeiçoamento da estrutura do sistema escolar estão voltadas para o alcance do equilíbrio interno e externo, determinando a eficiência pela sociedade, o que demonstra a escola ter cumprido a sua função social Critérios de efetividade e relevância humana
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Sociedade Do sistema escolar para a sociedade
Estrutura de sustentação 1- Elementos não materiais (objetivos, normas e conteúdos) 2- Entidades mantenedoras 3- Administração do sistema Do sistema escolar para a sociedade 1- Melhoria do nível cultural da população 2- Aperfeiçoamento dos indivíduos 3- Formação de recursos humanos 4- Resultado de pesquisas Da sociedade para o sistema escolar 1- Objetivos 2- Conteúdo cultural 3- Professores e outros recursos 4- Recursos financeiros 5- Recursos materiais 6- Alunos Rede de escolas 1- Dimensão vertical (graus ensino) 2- Dimensão horizontal (modalidades ensino)
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Quais as críticas à abordagem sistêmica da adm escolar ?
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Críticas à abordagem sistêmica da administração escolar
As organizações não são similares (similaridade é a relação entre estrutura econômica da sociedade capitalista e a superestrutura jurídico-política) Não se aponta a evidência de que a relação entre administração de empresas e escolar é resultado de uma situação historicamente determinada Não há uma articulação direta entre sistema escolar e social A administração escolar não é uma função que tenha autonomia em relação ao contexto econômico, político e social
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A perspectiva política da administração escolar
Framework para se pensar a administração escolar Organização Estado Escola Comunida des interna externa Estado Escola Soc.Civil Aparatos ideológicos Espaço de luta política Atores envolvidos Gestão democrática da educação
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Gestão democrática: a administração educacional
A administração educacional é uma versão crítica da administração escolar A administração educacional retoma a especificidade da administração vinculada à natureza da educação A administração educacional estabelece que a natureza do processo educativo não se confunde com a natureza do processo produtivo A administração educacional assume a contradição do processo educativo Surge a politização da ação administrativa, a democratização do saber Preconiza a formação do educador político pronto para assumir sua função política
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A perspectiva crítica da administração escolar
Administração Educacional O processo de socialização na escola não significa neutralidade, imparcialidade, mas vincula-se à politização da ação administra tiva, em que não há verdade geral, mas verdades históricas socialmente construídas, provisórias e parciais. Formação do educador político
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Quais as implicações do educador político para a educação ?
DEBATE O QUE É O EDUCADOR POLÍTICO ? Quais as implicações do educador político para a educação ?
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Elementos para uma análise crítico-compreensiva
da gestão democrática e da administração educacional Díades conceituais público privado qualidade quantidade centralização descentralização Aspectos sócio políticos e históricos
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História da estrutura e da organização do sistema de ensino no Brasil
Unidade elementar Indivíduo Esfera privada é detentora de maior eficiência Enfraquecimento dos serviços públicos Privatização dos serviços educacionais Desqualificação do ensino superior Inversão da política em direção ao ensino fundamental Ênfase sobre a qualidade do ensino Responsabilização do professor pelo fracasso
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Gestão democrática na escola
Para o significado da gestão democrática Agentes Espaço Temas Framework para se pensar os rumos da gestão democrática
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Gestão democrática na escola
Reivindicada pelos movimentos sociais Resgate do caráter público da administração pública Controle da sociedade civil sobre a educação Garantia da liberdade de expressão, de pensamento Garantia da liberdade de organização coletiva na escola Práticas administrativas compartilhadas Princípio ou diretriz constitucional, mas sem definição dos mecanismos participativos
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Práticas administrativas compartilhadas
Na perspectiva da gestão democrática Diretor está na liderança a serviço da comunidade escolar O trabalho coletivo de diferentes conhecimentos da escola é que provocará as mudanças A expectativa que alunos, pais e comunidade externa possuem da escola não pode ser ignorada Os indivíduos precisam assumir as responsabilidades de suas atividades. Necessidade do compromisso político com o ato educativo Preservação da crítica e auto-crítica
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NA PERSPECTIVA DEMOCRÁTICA
Gestão da escola NA PERSPECTIVA DEMOCRÁTICA “ RESULTADO DO EXERCÍCIO DE TODOS OS COMPONENTES DA COMUNIDADE ESCOLAR, SEMPRE NA BUSCA DO ALCANCE DAS METAS ESTABELECIDAS PELO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO CONSTRUÍDO COLETIVAMENTE” (HORA, 1994)
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