Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR - 2015
CATEGORIA II: SÉRIE DESCOBERTAS TEMA: AMIZADE, UM OUTRO OLHAR DO OUTRO Professora: Rosivânia Barboza Ensino Fundamental - 2º ANO “5” SEB Maceió Coordenação: Eneida Flôres
2
APRESENTAÇÃO DO PROJETO
O projeto “AMIZADE, UM OUTRO OLHAR DO OUTRO” foi desenvolvido com os alunos do 2º ano “5” do SEB Maceió, sob a orientação da professora Rosivânia Barboza, e submetido à avaliação na Categoria II: Série Descobertas, do 1º Prêmio SEB do Mundo Leitor. A partir das atividades propostas no livro Mundo Leitor, Capítulo: “Um outro olhar do outro”, da Série Descobertas, p. 37 a 47, sensibilizamos os alunos para o fortalecimento da amizade e o respeito à diversidade física, social e cultural das pessoas. A proposta do projeto foi algo muito encantador para todas as crianças: através da convivência com os “amigos diferentes” da turma, Luke e Júlia, feitos de pano, os alunos puderam estimular o imaginário infantil, expressar seus sentimentos e emoções, praticar atitudes de respeito ao próximo, vivenciar novas descobertas em relação à aceitação e compreensão do outro, à socialização, à confiança e à importância do valor amizade.
3
OBJETIVO GERAL Sensibilizar os alunos para que vivenciem e fortaleçam os laços de amizades no ambiente escolar e em outros ambientes sociais, desenvolvendo reflexões sobre habilidades e atitudes de interação e respeito, que lhes permitam reconhecer que, desde bem pequenos, podem cultivar amizades.
4
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Sensibilizar para atitudes de ajuda e colaboração compartilhando vivências e experiências positivas; Incentivar a prática dos valores na Escola para a vida cotidiana, através da amizade; Promover a integração dos valores vivenciados na Escola para que sejam praticados na família; Incentivar atitudes de cooperação e respeito ao amigo; Estimular a amizade nas diversas situações do ambiente escolar; Desenvolver a comunicação interpessoal; Ter empatia e compreensão com o outro; Fortalecer os laços afetivos da turma.
5
METODOLOGIA APLICADA O projeto foi desenvolvido em 7 etapas:
1ª etapa - Quem tem um amigo tem um tesouro; 2ª etapa - Vivência com um amigo diferente; 3ª etapa - Eu quero poder lhe falar dessa amizade que nasceu; 4ª etapa - Quando a amizade é um presente; 5ª etapa - Melhores amigos; 6ª etapa - Descobrindo a confiança no amigo; 7ª etapa - Amizade não se explica, simplesmente existe.
6
1ª Etapa - Quem tem um amigo tem um tesouro
1º Passo: Foi utilizada como detonador a atividade de caça ao tesouro; 2º Passo: A partir de um mapa e de pistas espalhadas em locais estratégicos, as crianças procuraram o tesouro; 3º Passo: Ao encontrar o tesouro, as crianças se surpreenderam: havia dois lindos bonecos, feitos de pano, os quais seriam levados para passar um dia em suas casas. Os nomes dos novos amigos foram escolhidos pela turma.
7
CAÇA AO TESOURO
8
2ª Etapa - Vivência com um amigo diferente
1º Passo: Início das visitas dos bonecos Luke e Júlia às casas das crianças. 2º Passo: Nessa atividade, os mascotes tinham que ser recepcionados e cuidados como um amigo especial. Toda visita teve um relato escrito.
10
3ª Etapa - Eu quero poder lhe falar dessa amizade que nasceu
Atividade disponibilizada no livro (Linhas da Vida, Série Descobertas, p. 40 e 41): foi solicitado que cada aluno escolhesse um amigo e uma amiga para ilustrar suas características faciais. Em seguida, cada aluno tinha que descrever qualidades de cada amigo escolhido.
11
Aluno: Vinícius Lôbo Aluna: Rebeca Araújo
12
4ª Etapa - Quando a amizade é um presente
1º Passo: Ouvir e cantar a música: É tão lindo! (Balão Mágico). Fazer a ilustração da música e criar uma coreografia. Cada criança teve que fazer um registro escrito sobre quando a amizade é um presente.
15
5ª Etapa: Melhores amigos
Representação do tema “Melhores Amigos” através de desenhos: Após, cada aluno escreveu uma cartinha para o seu melhor amigo sobre a amizade.
16
6ª Etapa: Descobrindo a confiança no amigo
Com os olhos vendados, guiados por um amigo, as crianças fizeram um passeio pela Escola. A professora deu um sinal de parada e as duplas inverteram as posições. Em seguida, na rodinha, todos partilharam a confiança e os sentimentos despertados enquanto estavam com os olhos vendados.
18
7ª Etapa: Amizade não se explica, simplesmente existe!
Piquenique - confraternização do grupo e lanche coletivo.
19
FOTOS DO ÁLBUM DA TURMA
20
RESULTADOS OBTIDOS A amizade é um tesouro pra nós...
Vinícius Gusmão Na amizade, temos que respeitar as diferenças... Maria Eduarda Coutinho
21
OUTROS DEPOIMENTOS Aluno: Guilherme Cruz Mãe: Franceline Veloso
22
Avaliação A avaliação foi contínua através da interação dos alunos diante das propostas de trabalho e das atitudes dos alunos em sala de aula e no pátio. Os valores propostos nas atividades e apresentados foram vivenciados na íntegra ao longo do processo. Minha turma está de parabéns por ter desenvolvido habilidades significativas em todas as atividades individuais e em equipe e de ter socializado muitos saberes que jamais serão esquecidos por todas as pessoas envolvidas. Trabalhar com o Mundo Leitor é muito gratificante para todos nós!!!
23
Afinidade não se explica, amizade não se força,
Confiança não se obriga E sentimento não se controla. Fim!
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.