A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MATEMÁTICA CONCEPÇÃO DA ÁREA com Carla Miranda Cássia Andrade Ivanilda Mendes Valzenir Costa Roseli Santana Wilmara Fernandes ABRIL 2011.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MATEMÁTICA CONCEPÇÃO DA ÁREA com Carla Miranda Cássia Andrade Ivanilda Mendes Valzenir Costa Roseli Santana Wilmara Fernandes ABRIL 2011."— Transcrição da apresentação:

1 MATEMÁTICA CONCEPÇÃO DA ÁREA com Carla Miranda Cássia Andrade Ivanilda Mendes Valzenir Costa Roseli Santana Wilmara Fernandes ABRIL 2011

2

3 A natureza da matemática Por que ensinar matemática? As finalidades do ensino da matemática Conclusões Movimento de Reorientação Curricular – Matemática Documento 5

4 “AO LONGO DA HISTÓRIA A MATEMÁTICA SERVE COMO BASE PARA OS AVANÇOS DAS CIÊNCIAS FÍSICAS E, MAIS RECENTEMENTE, AUXILIANDO O PROGRESSO DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DAS CIÊNCIAS HUMANAS.”

5 AURÉLIO DIZ: s.f. Ciência que estuda, por meio do raciocínio dedutivo, as propriedades dos seres abstratos (números, figuras geométricas etc.), bem como as relações que se estabelecem entre eles. http://www.dicionariodoaurelio.com/Matematica

6 Ciência Instrumento para ler e agir sobre a realidade ASPECTOS EM BUSCA DA NATUREZA DA MATEMÁTICA Jogo ou arte

7 PARA QUE HÁ DE SERVIR? “ Instrumento que auxilia a compreender, descrever e modificar a realidade.” “ Alguma educação matemática é essencial para o exercício da cidadania.” - Diversão e curiosidade humana.

8 POR QUE/ PARA QUÊ ENSINAR MATEMÁTICA?

9 Por quê? Pra quê? Aparentemente implicações práticas respondem o PORQUÊ. e outras razões podem ser pensadas no PARA QUÊ, tais como: desenvolvimento do raciocínio, melhora do aprendizado das ciências e dos mecanismos financeiros e razões estéticas.

10 O nosso sistema educacional -Promover o desenvolvimento fisico, afetivo e intelectual do educando -Aguçar o seu espírito crítico. E sua intenção está voltada na natureza política. E AS FINALIDADES DO ENSINO DA MATEMÁTICA ? objetivos natureza da matemática intenções do sistema educacional.

11 Primeira: -Consiste em contribuir para o exercício crítico da cidadania. Matemática básica Matemática como instrumento de comunicação e expressão Matemática: vida e história. Exploração dos domínios utilitários. Segunda: -Desenvolvimento de conhecimentos e habilidades matemáticas de maneira a favorecer o progresso intelectual do educando. Exploração do domínio lúdico

12 “Os educandos deverão ser capazes de formular e resolver, por si questões matemáticas. Dentro de suas possibilidades produzir matemática. Ele deverá compreender a matemática como atividade humana, na qual ele também poderá participar e criar.”

13 PORTANTO.......os objetivos apresentados, a partir do sistema educacional em que estamos inseridos, apontam para novas posturas no ensino da Matemática. O que foi abordado junto com o trabalho do professor e as estratégias para o ensino e a aprendizagem da matemática podem melhorar o trabalho no cotidiano da sala de aula.


Carregar ppt "MATEMÁTICA CONCEPÇÃO DA ÁREA com Carla Miranda Cássia Andrade Ivanilda Mendes Valzenir Costa Roseli Santana Wilmara Fernandes ABRIL 2011."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google