Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
0
U.C._Desenho Expressivo e Rigoroso Desenho de Observação
TeSP – Ilustração e Produção Gráfica © Sandra Portela, 2015 U.C._Desenho Expressivo e Rigoroso Desenho de Observação 11
1
Aspectos a ter em conta:
Enquadramento no papel Linha do Horizonte Pontos de Fuga Luz e Sombra Textura Verticalidade Proporção Traço (mão livre) Profundidade Apontamento Trabalho Pessoal
2
Enquadramento no papel
O tamanho do desenho em relação ao papel utilizado deve ser apropriado. Escolhe o formato “paisagem ou retrato” que melhor se ajuste ao modelo a ser desenhado (vertical ou horizontal) Uma posição equilibrada dos elementos no papel (campo visual) também é muito importante.
3
Linha do Horizonte Todo desenho deve ter uma linha do horizonte pensada ou aparente. A linha do horizonte define o ponto de vista do observador (altura dos olhos).
4
Pontos de Fuga No desenho em perspectiva, os pontos devem estar localizados sobre a linha do horizonte.
5
Luz e Sombra O nosso olho percebe fundamentalmente a luz (por consequência as sombras que a luz projecta). A luz e sombra (ou claro-escuro) é fundamental para a compreensão do objeto ou modelo na sua volumetria.
6
Textura O mundo real é feito de texturas. O desenho a lápis exige um tratamento gráfico de superfícies e planos. A passagem de uma textura natural para a linguagem plástica pressupõe um trabalho seletivo de pontos, linhas, manchas, que ao serem trabalhadas tornam o desenho mais real.
7
Verticalidade As linhas verticais do mundo real devem ser verticais no desenho. Usa a margem vertical do papel como referência.
8
Proporção Aspecto essencial no desenho: saber analisar as proporções daquilo que se observa. Respeitando logicamente a ilusão da profundidade, que faz com que os objetos mais afastados pareçam menores do que os que estão mais perto de nós.
9
Traço (mão livre) Desenho de observação deve ser sempre à mão livre. A qualidade do traço à mão livre só irá melhorar com a prática (como qualquer outra coisa na vida). Portanto, praticar é essencial.
10
Profundidade O desenho deve apresentar profundidade de campo na perspectiva. Pontos de fuga, textura, luz e sombra são formas de se obter profundidade no desenho. Lembra-te de que objetos idênticos parecem diminuir de tamanho à medida que se afastam do observador.
11
Apontamento O resultado final deste tipo de desenho de observação deve ser conciso e sucinto. Ou seja, ele apresenta-se rabiscado, nervoso e solto. Nada de passar a limpo e esquecer a utilização da borracha. Não se trata de desenho rigoroso ou técnico, o desenho de Apontamento pode ter linhas auxiliares, erros, borrões e manchas que o tornam natural.
12
Trabalho Pessoal A aprendizagem do de-senho requer uma disposição para a construção de um pro-jeto pessoal/ académico de trabalho e descoberta. O desenrolar da atividade de desenho concretiza-se por uma prática de observação, análise e síntese, através de uma permanente prática gráfica. O Desenho extra-aula é decisivo para o sucesso desta unidade curricular e desafio pessoal de formação.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.