A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fundamentos em Agronomia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fundamentos em Agronomia"— Transcrição da apresentação:

1 Fundamentos em Agronomia
Curso de Agronegócio Prof. Norton Victor Sampaio

2 Fitossanidade

3 Plantas Daninhas: combate de plantas invasoras – HERBICIDA
Fitossanidade Entomologia: combate de insetos – INSETICIDA Fitopatologia: combate de doenças – FUNGICIDA Plantas Daninhas: combate de plantas invasoras – HERBICIDA

4 AGROQUÍMICOS OU AGROTÓXICOS:
Fitossanidade AGROQUÍMICOS OU AGROTÓXICOS: Produtos químicos que tem por finalidade evitar a ação danosa de seres vivos considerados nocivos a cultura de interesse comercial.

5 Fitossanidade AGROTÓXICOS: Aquisição:
Os agrotóxicos só podem ser adquiridos no mercado através de um receituário agronômico emitido por profissional registrado. Neste receituário consta o produto a ser utilizado, a quantidade necessária, o porquê da prescrição, como o produto deverá ser aplicado e os cuidados com seu manuseio.

6 Dosagem e indicação para a cultura:
Fitossanidade AGROTÓXICOS: Dosagem e indicação para a cultura: - A determinação da dosagem é dependente dos níveis de infestação da praga/doença/plantas daninhas, da cultura agrícola e do produto comercial a ser usado.

7 Fitossanidade AGROTÓXICOS: Transporte:
Transporte de agroquímicos, separados de combustíveis, alimentos, medicações.. Veículo do tipo caminhonete Embalagens seguras na carroceria

8 Fitossanidade AGROTÓXICOS: Transporte:
O transporte de produtos fitossanitários deve ser feito sempre com nota fiscal do produto.

9 - Local livre de inundações e separado de outras construções
Fitossanidade AGROTÓXICOS: Armazenamento: - Local livre de inundações e separado de outras construções - Construção deve ser de alvenaria, com boa ventilação e iluminação natural

10 - Local sinalizado com placa
Fitossanidade AGROTÓXICOS: Armazenamento: - Local sinalizado com placa

11 Fitossanidade AGROTÓXICOS: Armazenamento:
- Não é recomendável armazenar estoques de produtos além das quantidades para uso em curto prazo (no máximo para uma safra)

12 AGROTÓXICOS: Grau de toxicidade:
Fitossanidade AGROTÓXICOS: Grau de toxicidade: Dependente da toxicidade do produto é recomendado um EPI (equipamento de proteção individual)

13 Fitossanidade

14 Fitossanidade

15 Principais vias de contaminação:
Fitossanidade AGROTÓXICOS: Principais vias de contaminação:

16 Fitossanidade AGROTÓXICOS: Formas de aplicação:
- Os produtos disponíveis no mercado podem ser iscas ou pulverizados. No caso dos produtos a serem pulverizados, é realizada a diluição destes antes da colocação nos pulverizadores (preparo da calda).

17 Fitossanidade AGROTÓXICOS: Formas de aplicação:

18 Fitossanidade AGROTÓXICOS: Formas de aplicação:
Revisão e manutenção periódica em pulverizadores (bicos, mangueiras) Pressão excessiva causa deriva e perda do produto

19 Fitossanidade AGROTÓXICOS: Contaminação:

20 Fitossanidade AGROTÓXICOS: Formas de aplicação:
A quebra da tensão superficial (ilustração acima) propicia maior contato entre o agroquímico aplicado e a superfície das folhas das plantas alvo

21 Contaminações podem ser evitadas com hábitos simples de higiene
Fitossanidade AGROTÓXICOS: Higiene: Contaminações podem ser evitadas com hábitos simples de higiene

22 Fitossanidade AGROTÓXICOS: Descarte:
Toda a embalagem de agrotóxicos deve ser devolvida vazia, após o procedimento da tríplice lavagem, e com o fundo furado ao estabelecimento em que foi adquirida.

23 Fitossanidade AGROTÓXICOS: Descarte:
As embalagens de produtos cuja formulação é granulada ou em pó geralmente são sacos plásticos, sacos de papel ou mistas. Estas embalagens são flexíveis e não podem ser lavadas. Após o uso devem ser guardadas dentro de um saco plástico padronizado.

24 Fitossanidade AGROTÓXICOS: Descarte: Devolução de embalagens vazias

25 Fitossanidade

26 N° de dias respeitado entre a última aplicação e a colheita
Fitossanidade AGROTÓXICOS: Período de carência: - Todo produto tem um período mínimo que deve ser respeitado para que seus resíduos não comprometam a saúde de quem vier a manejar a cultura ou consumir o alimento que recebeu o agrotóxico. N° de dias respeitado entre a última aplicação e a colheita

27 Classificação de herbicidas quanto a seletividade:
Fitossanidade HERBICIDAS Classificação de herbicidas quanto a seletividade: Herbicidas seletivos: São aqueles que, sob algumas condições, são mais tolerados por determinada espécie ou variedade de plantas do que por outras. Ex: 2,4-D (cana-de-açúcar), atrazine (milho), imazethapyr (soja) A seletividade é sempre relativa, pois depende do estádio de desenvolvimento da planta, condições climáticas, tipo de solo, dose aplicada...

28 Classificação de herbicidas quanto a seletividade:
Fitossanidade HERBICIDAS Classificação de herbicidas quanto a seletividade: Herbicidas não seletivos: São aqueles que atuam indiscriminadamente sobre todas as espécies de plantas Normalmente são recomendados como dessecantes ou em aplicações dirigidas Ex: diquat, paraquat, glyphosate Por meio da biotecnologia é possível tornar seletivo um herbicida não-seletivo por determinada espécie, como a soja transgênica que é resistente ao glyphosate.

29 Classificação de herbicidas quanto a época de aplicação:
Fitossanidade HERBICIDAS Classificação de herbicidas quanto a época de aplicação: - pré-plantio - pós-plantio (pré ou pós emergência da cultura)

30 Classificação de herbicidas quanto a translocação:
Fitossanidade HERBICIDAS Classificação de herbicidas quanto a translocação: - De contato: atuam no local ou próximo de onde penetram nas plantas. - Sistêmico: atuam em grandes distâncias nas plantas pelos vasos condutores dos vegetais (xilema e floema)

31 Fitossanidade Segue o desafio do Agronegócio Brasileiro, que é o de conciliar , no seu processo, os conceitos de competitividade, sustentabilidade e equidade.


Carregar ppt "Fundamentos em Agronomia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google