A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO."— Transcrição da apresentação:

1 COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DO ÓRGÃOS (UNIFESO) CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA ESCOLA :CMEI Supervisora bolsista: Marcia Lima Bolsistas: Natanaelly da Silva Inseto/Joaninha Portfólio

2 2. DESENVOLVIMENTO Escolha do Tema: 2.1 Escolha do tema: O tema da pesquisa da turma Pré-IIE surgiu por meio de um momento que os alunos encontraram uma joaninha vermelha junto a pontinhos amarelos semelhante a ovos no jardim da escola. 2.2 Questão problematizadora: Após a escolha do tema os alunos levantaram algumas questões, a saber: Não existe joaninho? O que ela pode comer? Os ovos delas são esses amarelos? A joaninha é um inseto? FOTO DA TURMA FOTO DO MOMENTO OU QUE REPRESENTE O MOMENTO 1. INTRODUÇÃO O Programa de iniciação a Docência (PIBID) possibilita aos alunos de cursos superiores a articulação entre teoria e prática. O projeto foi desenvolvido no Centro Municipal de Educação infantil (CMEI) na turma Pré-IIE que é composta por 24 Alunos. FOTO DO MOMENTO OU QUE REPRESENTE O MOMENTO

3 2.3 Hipóteses: Após o levantamento das questões, os alunos apresentaram suas hipóteses: Não existe joaninho? Existe sim joaninho, mas ela se veste de joaninha. As Joaninhas meninos ficam em casa escondidos. Os joaninhos são azuis com bolinhas pretas. O que ela pode comer? A Joaninha come de tudo que estar no jardim. Ela só come folhas. Frutas e legumes Só come frutas 2.4 Pesquisa: Com as hipóteses definidas, iniciamos o processo de pesquisa em torno da temática. Propus para os alunos que buscassem as soluções para suas próprias questões. Fazendo pesquisas em casa, pedi também que sempre que puder olhar no jardim de casa, para com isso possa relatar caso tenha encontrado algum inseto diferente e trocar ideias no momento da conversa. Na escola fizemos pesquisas com os livros Os ovos delas são amarelos? Será que é esse? Eu acho que não, ovos sempre são brancos. Sim são esses mesmo, estar pertinho dela. Não, pois ela é vermelha e ela tem que bota ovos vermelho. A joaninha é um inseto? Claro que é Sim todos os bichinhos do jardim são insetos Não, pois a joaninha não é nojenta e os insetos são. A joaninha é uma gracinha.

4 3. SISTEMATIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM Foram trabalhados durante o período de atividades em torno da temática, alguns conteúdos curriculares, tais como: Linguagem: Foi trabalhado em linguagem com os alunos um música chamada “Dona Joaninha” ouvimos a música e trabalhamos um trecho da mesma, encontramos as palavras destacadas e em seguida observamos quantas vezes elas se repetiam. Matemática: Em matemática trabalhamos com a quantidade com a joaninha, nela as crianças contaram quantas bolinhas pretas cada joaninha tinha e qual delas teria e a que teria menos. Alguns ainda escreveram os números por extenso com base na escrita espontânea.

5 Artes: Foi realizado uma pesquisa a respeito de borboletas, e suas cores. Descobrimos que alguns insetos tem a capacidade de se camuflar pro conta da sua com e formato. Realizamos uma atividade de artes utilizando a técnica pintura mágica.

6 Conclusão: Encerramento do projeto Sistema solar/Noite e Dia: Com a turma pré-II E, produzimos um brinquedo confeccionado dos próprios alunos. Utilizamos a técnica taumatrópio onde as crianças aprenderam conceitos de a respeito de visão de ótica, a pois temos pesquisado sobre a visão da mosca. Essa técnica consiste em duas imagem que se transformam em apenas uma com o movimento.

7 Bibliografia: HENANDEZ, Fernando,;VENTURA, Montserral. A organiza do currículo por projeto de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. 5ed., Porto Alegre: Artmed, 1998. Canal do educador - AFINAL DE CONTAS, O QUE É INSETO? Disponível em http://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/afinal-contas-que-inseto.htm Acesso em 20 out. 2015


Carregar ppt "COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google