Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
PROJETO DE ENSINO UNIVERSITÁRIO
Consciência e Competência Profissional Pró-Cidadania COORDENADORAS: Alzinete Maria Rocon Biancardi (Ciências da Informação) Desirée Cipriano Rabelo (Comunicação Social) Teresinha Maria Mansur (Serviço Social)
2
PROJETO DE ENSINO UNIVERSITÁRIO
- Objetivo: Desenvolver consciência e competência profissional nos processos pró-cidadania. - Disciplinas envolvidas: - Seminário de atuação profissional (9º Bib) - Comunicação Comunitária em Jornalismo (6º COS) - Metodologia em Serviço Social III (5º SSO) - Período: dezembro 2003 a 20 abril 2004
3
PROJETO DE ENSINO UNIVERSITÁRIO
Metas ESCUTAR - a si mesmos, as várias tradições e conhecimentos, as áreas profissionais e os atores sociais envolvidos no processo. INTERAGIR - no contexto de cada sala de aula, com os grupos interdisciplinares e nos campos de atuação. EXPRESSAR - conhecimentos, novas propostas, diversas linguagens, habilidades e competências.
4
PROJETO DE ENSINO UNIVERSITÁRIO
Atividades desenvolvidas: Em sala de aula: aulas expositivas; oficinas; estudos dirigidos; produção de textos; debate com convidados. Entre turmas: encontros extra-classe para conhecimento mútuo e socialização; apresentação dos processos vivenciados audiência à palestra apresentação cultural
5
PROJETO DE ENSINO UNIVERSITÁRIO
Oficinas
6
PROJETO DE ENSINO UNIVERSITÁRIO
Encontros Extra-classe
7
PROJETO DE ENSINO UNIVERSITÁRIO
Encontros Extra-classe Ação cultural
8
PROJETO DE ENSINO UNIVERSITÁRIO
Encontro Extra-classe: Gibiteca
9
PROJETO DE ENSINO UNIVERSITÁRIO
Encontro Extra-classe: Público
10
PROJETO DE ENSINO UNIVERSITÁRIO
Encontro Extra-classe: Público
11
PROJETO DE ENSINO UNIVERSITÁRIO
Encontros Extra-classe: Coordenadoras
12
PROJETO DE ENSINO UNIVERSITÁRIO
Trabalho de campo: grupos interdisciplinares identificaram possibilidades de ação profissional nas instituições selecionadas Critérios de avaliação do trabalho de campo Envolvimento com o tema Interação entre os membros dos grupos Integração dos saberes Interação com o campo
13
PROJETO DE ENSINO UNIVERSITÁRIO
Trabalhos individuais: - Leitura e produção de textos. - Memorial descritivo com o relato e análise do processo, em formato e linguagem livres. Critérios de avaliação do memorial Originalidade na elaboração e apresentação. Capacidade de refletir sobre a experiência vivenciada.
14
PROJETO DE ENSINO UNIVERSITÁRIO
Campos de atuação ONG’s e MOVIMENTOS Associação de Moradores do Jardim da Penha Associação de Mulheres: AMUS (Serra) e Amucabuli (Cariacica) SERVIÇO PÚBLICO Hospital Infantil de Vitória Biblioteca Pública Estadual
15
PROJETO DE ENSINO UNIVERSITÁRIO
Trabalho de campo: Hospital Infantil
16
PROJETO DE ENSINO UNIVERSITÁRIO
Campos de Atuação PROGRAMAS/PROJETOS DE EXTENSÃO DA UFES Balcão Social Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (NEJA) Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati) Projeto Girassol PESQUISA ALUNOS SERVIÇO SOCIAL Paulo Freire na África
17
PROJETO DE ENSINO UNIVERSITÁRIO
Unati Amus BPE Amjap Neja Balcão Social Hospital Infantil África Amucabuli Girassol
18
PROJETO DE ENSINO UNIVERSITÁRIO
Como o projeto aprimorou a capacidade de escutar, interagir e expressar dos estudantes e professores?
19
PROJETO DE ENSINO UNIVERSITÁRIO
Encontro Extra-classe: Avaliação
20
PROJETO DE ENSINO UNIVERSITÁRIO
Possibilitou interação grupal; compreensão e vivência da interdisciplinaridade; colaboração de professores (CCJE, CCHN, CEFD), de representantes dos campos de atuação; busca do conhecimento em fontes diversas; expressão das habilidades pessoais; expressão das competências profissionais com compromisso ético-político; descoberta/valorização de novas áreas de atuação;
21
PROJETO DE ENSINO UNIVERSITÁRIO
conexão entre a leitura da palavra e do mundo; coerência entre a teoria e fazer pedagógico; fortalecimento dos vínculos estudantes-professores; qualificação do espaço da sala de aula; sistematização e divulgação do processo vivenciado (congresso, imprensa, relatórios, etc); Redescoberta do prazer ensinar e aprender.
22
PROJETO DE ENSINO UNIVERSITÁRIO
Questões a resolver: estratégias de incentivo à prática de leitura; período letivo X dinâmica do projeto; educação bancária X educação dialógica; espaços e tempo para trocas pedagógicas no âmbito da universidade; aprimoramento da comunicação interna; redimensionamento da carga horária de estudantes e professores;
23
PROJETO DE ENSINO UNIVERSITÁRIO
Desdobramentos Indicações de continuidade nos projetos (Girassol, Hospital Infantil, Amjap, Amus, Biblioteca Pública e Amucabui). Busca espontânea de estágios, palestras e leituras e pesquisas nas temáticas sociais. Sistematização, avaliação do projeto. Reavaliação e potencialização do processo pedagógico no ensino universitário. Participação no Seminário I da Graduação.
24
PROJETO DE ENSINO UNIVERSITÁRIO
Há uma relação entre a alegria necessária à atividade educativa e à esperança. A esperança de que professor e alunos, juntos, podemos aprender, ensinar, inquietar-nos, produzir e juntos, igualmente, resistir aos obstáculos à nossa alegria. (Paulo Freire)
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.