A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PREPARAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS DA QUALIDADE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PREPARAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS DA QUALIDADE"— Transcrição da apresentação:

1 PREPARAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS DA QUALIDADE

2 1- Objetivo Preparar o participante para a condução de auditorias internas do Sistema de Gestão da Qualidade da ELBI.

3 2- Introdução História:
A palavra “auditoria” vem, originalmente, da prática de registrar a carga de um navio, escutando o capitão chamar oralmente os itens e as quantidades. O auditor representava o rei e estava lá para garantir que todos os impostos sobre aquela carga seriam registrados corretamente. Assim desde o princípio, os auditores estiveram associados com “controles” e “conformidades”. (Dennis R. Arter)

4 3- Classificação das Auditorias da Qualidade
3.1- Quanto ao objeto ou escopo Sistémica Processo Produto/Serviço

5 3- Classificação das Auditorias da Qualidade
3.2- Quanto as partes auditoras Auditoria de 1ª Parte: Auditoria Interna (nós em nós) Auditoria de 2ª Parte: Auditoria Interna (nós neles - fornecedores) Auditoria de 3ª Parte: Auditoria Externa (eles - certificadora - em nós)

6 4- Formas de Auditoria 4.1- Auditoria de adequação Forma de auditoria voltada para avaliar o grau de adequação da documentação do SGQ em relação à norma contratual escolhida (ISO 9001), bem como requisitos contratuais, outras normas, leis e portarias.

7 4- Formas de Auditoria Normas contratuais do SGQ (ISO 9001);
4.1- Auditoria de adequação (Prática x Documentação) Normas contratuais do SGQ (ISO 9001); Requisitos de contrato; Outros requisitos (normas ABNT/DIN etc.);e Leis, portarias, etc.

8 4- Formas de Auditoria Conformidade com: Manual da Qualidade;
4.1- Auditoria de adequação (Prática x Documentação) Conformidade com: Manual da Qualidade; Procedimentos e Instruções de trabalho do SGQ; Planos da Qualidade; e Registros da Qualidade.

9 4- Formas de Auditoria 4.2- Auditoria de conformidade Forma de auditoria voltada para avaliar o grau de implementação e aderência da documentação do SGQ nas práticas do processo. Visa a observar se o escritório bate com o realizado (através de evidências objetivas).

10 4- Formas de Auditoria Máquinas; Materiais; Métodos; Pessoas;
4.2- Auditoria de conformidade (Evidências x Documentação) Máquinas; Materiais; Métodos; Pessoas; Meio Ambiente; e Medidas.

11 4- Formas de Auditoria Conformidade com: Manual da Qualidade;
4.2- Auditoria de conformidade (Evidências x Documentação) Conformidade com: Manual da Qualidade; Procedimentos e Instruções de trabalho do SGQ; Planos da Qualidade; e Registros da Qualidade.

12 5- Característica da Auditoria Interna da Qualidade
Independência; Programada sistematicamente; Não punitiva; Informativa; Realizada por amostragem; Ênfase nos fatos e dados; e Documentada.

13 6- Composição da Equipe Auditora
Auditor Líder como responsável; Auditores Membros; Um especialista (se necessário); Observadores (quando aplicável); e Auditores em formação (quando houver).

14 7- Perfil do Auditor Instrução e educação;
Capacidade gerencial para condução das auditorias; Habilidade de comunicação e relacionamento; Habilidade para julgamentos dignos de confiança; e Determinação.

15 8- Responsabilidades do Auditor Líder
Selecionar membros da equipe auditora; Elaborar o programa da auditoria; Representar a equipe auditora; Coordenar as reuniões de abertura, intermediária e de encerramento; Emitir relatório de fechamento da auditoria; e Acompanhar as ações corretivas ou designar um representante (quando aplicável).

16 9- Responsabilidades dos Auditores Membros
Cumprir o programa da auditoria; Comunicar fatos relevantes sobre a auditoria para o auditor líder; Documentar as observações e não-conformidades constatadas; Relatar os resultados das áreas auditadas; Cooperar com o auditor líder; e Verificar a eficácia das ações corretivas (quando solicitado).

17 10- Responsabilidades dos Auditados
Preparar funcionários para receber a equipe auditora; Indicar acompanhantes para os auditores; Fornecer recursos humanos e materiais (quando solicitado); Facilitar acesso às áreas a serem auditadas; Cooperar com os auditores; e Implementar ações corretivas.

18 11- Ciclo de Vidas das Auditorias Internas da Qualidade
Agir corretivamente e preventivamente no SGQ Preparar e planejar a auditoria Fazer análise crítica sobre o resultado da auditoria Conduzir a auditoria e relatar constatações

19 12- Fases da Auditoria Interna
Elaboração do programa e das listas de verificação; Reunião de abertura; Execução da auditoria; Reunião intermediária (se necessário); Reunião de encerramento; Relatório final Implementação de ações corretivas; Verificação da eficácia das ações implementadas.

20 13- Fases da Reunião de Abertura
Apresentação da equipe auditora; Informar o objetivo e o escopo da auditoria; Apresentação do programa; Arranjos do programa (quando necessários); Comunicação em geral; Esclarecimentos; e Encerramento.

21 14- Executando a Auditoria Interna
Controlar a auditoria conforme programado; Examinar as evidências da auditoria com os responsáveis das áreas auditadas; Registrar as não-conformidades encontradas; e Registrar as evidências objetivas.

22 15- Esclarecimentos Gerais
15.1- Evidências da Auditoria Conceito: “Registros, apresentação de fatos ou outras informações pertinentes aos critérios de auditoria e verificáveis”.

23 “Não atendimento a um requisito”.
15- Esclarecimentos Gerais 15.2- Não-conformidade Conceito: “Não atendimento a um requisito”.

24 15- Esclarecimentos Gerais
15.3- Tipos de Não-conformidades O procedimento escrito não está de acordo com as exigências da norma contratual escolhida (ISO 9001); ou O procedimento escrito não foi colocado em prática da forma como está escrito; ou Não foram encontrados registros que evidenciem a execução de uma inspeção.

25 15- Esclarecimentos Gerais
15.4- Registro de Não-conformidades O que deve conter na descrição da NC: O que foi constatado; Onde foi constatado; Por que é uma não-conformidade (requisito contrariado) e Quem presenciou a constatação (parte auditada e auditores).

26 15- Esclarecimentos Gerais
15.5- Exemplo de Não-conformidade “Evidenciada a presença do procedimento PQE-01-ALM-09, rev.01, obsoleto, com o almoxarife, no galpão de produtos inspecionados e aprovados, contrariando a lista mestra de documentos, testemunhado pelo encarregado do almoxarifado.

27 16- Roteiro da Reunião de Encerramento
Agradecimentos; Objetivo e escopo; Abordar a questão da amostragem; Visão geral da auditoria; Pontos positivos; Não-conformidades constatadas; Ações corretivas (implementação e prazos); Recomendações; e Esclarecimentos.

28 17- Elaboração do Relatório da Auditoria
Objetivo e escopo da auditoria; Documentos utilizados; Principais pontos positivos ou negativos; Relação de não-conformidades; Observações; Equipe auditora; Relação e distribuição do relatório.

29 18- Ações Corretivas Definidas pela área auditada;
Tempo hábil para implementação (negociação entre parte auditada e equipe auditora); Acompanhamento independente;e Enfoque na melhoria contínua do SGQ: A equipe auditora deve avaliar as ações implementadas com este enfoque, caso contrário deve-se solicitar novas ações).

30 16- Dicas Durante a auditoria, proceda da seguinte forma:
Seja sempre imparcial; Enfoque o planejado; Mantenha a calma e sempre haja com educação e cordialidade, mas de forma incisiva; Não esqueça de registrar as evidências objetivas, fato e requisitos contrariados; e Lembre-se, a auditoria interna não é punitiva!!

31 A ELBI AGRADEÇE A PARTICIPAÇÃO DOS AUDITORES INTERNOS E DESEJA BOA SORTE!!


Carregar ppt "PREPARAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS DA QUALIDADE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google