A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pessoa Origem do TERMO Máscara como expressão De uma interioridade

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pessoa Origem do TERMO Máscara como expressão De uma interioridade"— Transcrição da apresentação:

1 Pessoa Origem do TERMO Máscara como expressão De uma interioridade
Máscara como alto falante

2 Objetivos Oferecer uma visão geral sobre o pensamento ‘personalista‘, trabalhando seus principais conceitos.

3 I – Definição: Doutrina segundo a qual a ‘Pessoa’ é o tema central da reflexão. Inspirado em ‘Leibniz’, segundo o qual o mundo é constituído por uma “totalidade de espíritos finitos” que, no seu conjunto, formam uma “ordem ideal”, em que cada um deles ‘conserva sua autonomia’. Qualidade do que é pessoal, subjetivo.

4 II – Principais representantes:
Doutrina cujos representantes principais foram: Emmanuel Mounier ( ): Filósofo nascido em Grenoble (França); Nicolai Berdiaeff ( ): Filósofo e místico russo, que, embora concebendo o ser humano em sua individualidade como um valor absoluto, considera que esse valor não é independente nem superior ao do relacionamento do indivíduo com a coletividade e com a natureza, mas por intermédio desse relacionamento se expressa e se perfaz.

5 O personalismo toma corpo nas cruzadas ético-políticas que afirmam a necessidade do ‘aprimoramento moral do indivíduo como panacéia’ para a cura de todos os males político-sociais.

6 III – O que afirma o Personalismo:
Que a “Pessoa é a expressão ‘lógica’ da realidade ‘ontológica’ do indivíduo humano real”. (substância X acidentes); Prósopon = Persona = Pessoa = Máscara: Interpretação teatral – escondia o rosto; Uso como alto-falante – ressonar.

7 IV – Definição de Pessoa:
Substância individual de natureza racional (Boézio); Existência individual de natureza racional (Ricardo); Subsistência individual de natureza racional (Tomás).

8 V – Definição de Homem: Naturalismo - homem é todo natureza:
Físico = lei do corpo; Moral = lei da razão; O agir segue o ser. Historicismo – homem se faz na história: Nada estável no homem; O ser segue o agir. Personalismo – homem é Pessoa Mistério ‘Pessoa’ é dado, ‘personalidade’ conquistada

9 Todo ‘ser’ tem dois co-princípios
VI – Ato de Ser: Princípio de comunhão – (tudo imerso no Ser); Princípio que distingue – (pois todo Ser tem o seu Ser). Todo ‘ser’ tem dois co-princípios existência Forma Aristóteles Substância Essência Matéria Acidente

10 VII – Existente: Ser Essência: Princípio de comunhão.
Distingue e limita; Define o Ser e o seu agir.


Carregar ppt "Pessoa Origem do TERMO Máscara como expressão De uma interioridade"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google