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Segmentação e Posicionamento

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Apresentação em tema: "Segmentação e Posicionamento"— Transcrição da apresentação:

1 Segmentação e Posicionamento
Aula 9 AVA – Aulas 5 e 6 Segmentação e Posicionamento de Mercado Estratégias de Marketing

2 SEGMENTAÇÃO de Mercado
MARKETING de MASSA Processo de usar uma estratégia padrão para vender produtos padronizados e fabricados em massa para todos os consumidores no mercado. MARKETING de SEGMENTO Processo de selecionar grupos de clientes dentro de um mercado maior e desenvolver produtos e programas de marketing voltados para suas necessidades e desejos específicos. NICHO de MERCADO Segmento muito pequeno identificado através da segmentação de mercado MERCADO-ALVO ( Target ) Grupo de pessoas e organizações a cujas necessidades um produto é especificamente projetado para satisfazer.

3 Segmentação de Mercado Níveis
MARKETING DE MASSA MARKETING DE SEGMENTO MARKETING DE NICHO MARKETING UM A UM

4 Exemplos de Segmentos Ads by Browse to Save

5 Case – Produto Massificado ( MKT Um a Um )

6 COMO REALIZAR o PROCESSO de SEGMENTAÇÃO de MERCADO ?
1- Identificar bases para fazer a segmentação dos mercados 2- Desenvolver perfis relevantes dos segmentos 3- Prever o mercado potencial total para cada segmento 4- Analisar as forças competitivas dentro de cada segmento 5- Determinar o Composto de Marketing para atender os segmentos e prever a fatia própria do mercado 7- Determinar se os benefícios são compatíveis com os objetivos da empresa e se justificam o desenvolvimento de cada um dos segmentos

7 Nicho de Mercado Definição
Corresponde a um segmento de mercado constituído por um reduzido número de consumidores, com características e necessidades homogêneas e identificáveis através de análises ambientais e pesquisas.

8 Diferenças entre: Target e Nicho de Mercado
Kotler ( 2000 ) - A Impossibilidade das organizações conseguirem cativar todos os consumidores de um mercado ou pelo menos de o alcançar com a mesma metodologia. A diversidade dos consumidores e as diferentes capacidades das empresas obrigam a que estas identifiquem partes do mercado que possam servir melhor.

9 Diferenças entre: Target e Nicho de Mercado
Target - Consiste na identificação de segmentos de mercado, selecionando um ou mais, desenvolvendo o marketing mix adequado a cada um ( idade, sexo, classe social ). Nicho de mercado - Consiste em grupos distintos de consumidores com diferentes necessidades, características ou comportamentos, que possam carecer de produtos específicos.

10 Nicho de Mercado Cultura Inclui:
Os Objetos Materiais de uma Sociedade: Idéias e Valores Instituições Símbolos As Maneiras que Nos Vestimos, Pensamos, Comemos, e Gastamos Nosso Tempo de lazer

11 Cultura . . É um comportamento aprendido.
Enculturação é aprender nossa própria cultura. Aculturação é aprender uma nova cultura.

12 Cultura . . . É adaptativa, isto é, muda a medida em que a sociedade encara novos problemas e oportunidades... . . . Satisfaz as necessidades provendo normas (regras de comportamento)... . . . Fornece valores que delineiam o que é correto, bom e importante para a sociedade.

13 Rituais Culturais . . . . . . São seqüências de ações socialmente padronizadas que são periodicamente repetidas, fornecem significado e envolvem o uso de símbolos culturais.

14 Cultura Popular . . . . . . É a cultura de apelo de massa e tem as seguintes características: Penetra na experiência e valores de uma porção significativa da população Não é necessário nenhum conhecimento especial para compreendê-la É produzida de maneira que um grande número de pessoas tenha acesso a ela. Na maioria das vezes influencia comportamento.

15 Subculturas . . . . . . a subdivisão de uma cultura nacional que é baseada em alguma característica unificadora. . . . Membros compartilham diferentes padrões de comportamento que são distintos daqueles da cultura nacional. 3

16 Subculturas da Idade Consumidores experimentam mudanças previsíveis em valores, estilos de vida, padrões de consumo na medida em que se movem em seu ciclo de vida. 5 5

17 Nichos de Mercados – Grupo de referência
É Formado por pessoas que mantêm uma relação de interdependência, na qual o comportamento de cada membro influencia o comportamento de cada um dos outros. Partilham as mesmas crenças, valores e desejos em relação ao comportamento de compra. São exemplos: Na infância - a família Mais tarde - colegas, parentes e outros grupos Adultos - colegas de faculdade de trabalho, clube, etc.

18 Nicho de Mercado – O Idoso
Os brasileiros de 60 anos ou mais chegam a 15 milhões, representando cerca de 8% da população. Os idosos se apegam mais a seus antigos costumes ao invés de trocá-los por novos. A idade não apaga as diferenças sociais, culturais, geográficas, etc, Tendem a manter-se fiéis aos produtos e serviços de outras fases da vida. 11

19 Etnia . . . . . . Refere-se a um grupo unido pelos laços de homogeneidade cultural (isto é, ligados por valores, costumes, vestimentas religião e língua semelhantes). 13

20 Subculturas Regionais . . .
. . . Apresentam estilos de vida distintos que resultam das variações no clima, cultura e mistura étnica de pessoas. Consequentemente, existe preferências diferentes quanto ao produto. 19

21 Market Share A expressão tem como tradução participação no mercado e designa a fatia de mercado detida por uma organização. Sua medida quantifica em porcentagem a quantidade do mercado dominado por uma empresa. Divide-se o número total de unidades que a empresa vendeu pelo total de unidades vendidas no segmento em que a empresa atua. O valor pode ser obtido ainda da divisão do valor total em vendas da empresa pelo valor total em vendas do segmento.

22 Cálculo do Market Share
Divide-se o número total de unidades que a empresa vendeu pelo total de unidades vendidas no segmento em que a empresa atua.

23 Market Share Segundo Kotler (2000), se as vendas de determinada empresa crescerem 5 por cento ao ano, mas as vendas do setor crescerem 10 por cento ao ano, a empresa estará perdendo participação no mercado, pois não estará conseguindo acompanhar o crescimento setorial.

24 Modelo de Market Share


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