A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conceito de Projeção Aula 1- Avaliação psicológica II

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conceito de Projeção Aula 1- Avaliação psicológica II"— Transcrição da apresentação:

1 Conceito de Projeção Aula 1- Avaliação psicológica II
Faculdade Brasileira – UNIVIX 2009/2 Professora Daiana Stursa Data: 31/07/2009 e 03/08/2009

2 Projeção segundo Freud
Repressão do conflito/ sentimento reprimido, suscitando um mecanismo de defesa o qual consiste em uma desconfiança em relação à outra pessoa. Há projeção daquilo que não se quer ser! A projeção neste caso é a expulsão de um desejo intolerável e sua rejeição para fora da pessoa. Ampliação do conceito de projeção: desconhecimento por parte do sujeito de desejos e emoções não aceitos por ele como seus, dos quais é parcialmente inconsciente e cuja existência atribui a realidade externa. PROJEÇÃO → DESLOCAMENTO: a projeção conserva o conteúdo do sentimento inconsciente, deslocando/separando o objeto do sentimento.

3 Conceito de projeção Etimologicamente a palavra projeção possui três sentidos: 1º) que denota ação física de projetar, arremessar, lançar para o exterior → Relação com o conceito de paranóia descrito por Sigmund Freud na aula anterior; 2º) matemático, originário da Geometria projetiva = noção de propriedade projetiva (as propriedades projetivas de uma figura são conservadas em qualquer projeção plana da mesma figura) → possui relação estreita com a noção de projeção utilizado pela Neurologia;

4 Conceito de projeção 3º) origem na Ótica, propriamente na noção de projeção luminosa → transposição para a Psicofisiologia → também adotado por Sigmund Freud quanto a projeção dos estados afetivos interiores no mundo exterior. “ (...) atravessando o interior da personalidade, fixa a imagem do seu núcleo secreto sobre um revelador (aplicação do teste), permitindo depois sua leitura fácil, por meio da ampliação ou projeção ampliadora em uma tela (interpretação do protocolo).”

5 Conceito de projeção Como esses três sentidos participam dos métodos, técnicas e testes projetivos? 1º) A descarga de impulsos e emoções delimita o nível onde opera o teste projetivo; 2º) Fundamenta o rigor científico das técnicas projetivas pois o material apresentado para o sujeito funciona como um anteparo no qual o sujeito, pela regra de projeção oblíqua, dará respostas correspondentes a sua personalidade; 3º) As técnicas funcionam como um veículo/meio condutor do conteúdo latente da personalidade para o meio externo, manifesto.

6 Conceito de projeção Métodos projetivos: expressão inaugurada por L. K. Frank em 1939 em um artigo para explicar a semelhança de 3 provas psicológicas sobre a personalidade, a saber: 1) Teste de associação de palavras de C. G. Jung (1904); 2) Psicodiagnóstico de Rorschach (1920) e 3) T.A.T. (Thematic apperception test) de Muray (1935).

7 Métodos e técnicas projetivas
Métodos projetivos são técnicas utilizadas para investigação global da personalidade e de sua da dinâmica; Aborda-se a personalidade como uma estrutura em evolução, cujos elementos constitutivos estão em relação; Nas técnicas projetivas apresenta-se um material ambíguo (figuras, manchas, ilusões ótico-geométricas) para o sujeito;

8 Métodos e técnicas projetivas
Associações produzidas/respostas dadas pelo examinando são livres, porém determinadas pela personalidade e seu funcionamento; Toda produção projetiva é o produto de uma síntese pessoal; Os testes projetivos favorecem a descarga sobre o material do teste de tudo aquilo que ele recusa ser, pois o vivencia como mau ou como ponto vulnerável.

9 Influências para a Psicologia Projetiva
Duas correntes influenciaram a Psicologia Projetiva e, conseqüentemente, os métodos projetivos: 1) Gestalt: os métodos projetivos procuravam descobrir as formas e as leis perceptivas e intelectuais humanas a partir da apresentação de figuras ambíguas. Entretanto, a Psicologia Projetiva amplia a Psicologia da Forma, interessando-se pelas relações do homem com os outros, ao mesmo tempo que pelas relações do homem com seu mundo vivenciado já que os métodos projetivos constituíram-se como uma forma de abordar a personalidade e não a percepção.

10 Influências para a Psicologia Projetiva
2) Psicanálise: ocorre nos métodos projetivos um processo muito próximo as associações livres em um processo de análise. As respostas dadas pelo examinando são determinadas pela organização individual da personalidade, ou seja, por sua história de vida, pela dinâmica da personalidade, por suas tendências e conflitos.

11 Características dos testes projetivos
Liberdade de expressão nas respostas: “associação livre” da psicanálise; Tempo maior de aplicação; Material ambíguo, vago, manchas, figuras, instruções mais livres; Inquérito no final da aplicação para conhecimento da dinâmica psíquica.

12 Tipos de Projeção Projeção especular: características particulares ou desejadas projetadas em outra pessoa (indistinção primitiva da imagem de si e do outro). Projeção catártica: características que pretende não ter e que recusa considerar como sua e das quais se livra por catarse, deslocando-as para outra pessoa. Projeção complementar: características, sentimentos e atitudes atribuídos a outra pessoa para justificar os seus.

13 Categorias de respostas dos testes projetivos
Integradas (predomínio da forma pelo conteúdo): a imagem, a sensação, o humor permanecem controlados pelo afeto. Desintegradas (predomínio do conteúdo): liberação de impulsos, emoções, representação fantasmática.

14 Categorias de testes projetivos
Temáticos: revelam conteúdos significativos da personalidade (Ex.: T.A.T.), dinâmica Dados sobre: natureza dos conflitos, desejos fundamentais, reações ao ambiente, mecanismos de defesa, momentos chaves da história de vida. Estruturais: revelam um corte representativo do sistema da personalidade (Ex.: Rorschach) Dados sobre: equilíbrio, maneira de apreender o mundo, sistema da personalidade.

15 Categorias de tarefas nos testes projetivos
Temáticos: de ordem sintagmática (mensagem/ conteúdo) Em função da combinação e organização da mensagem. Ex.: T.A.T., relatos verbais. Estruturais: de ordem paradgmática (código / forma) Em função da seleção e da substituição por semelhança em um do recurso de repertório. Ex.: psicodiagnóstico de Rorschach, Zulliger.


Carregar ppt "Conceito de Projeção Aula 1- Avaliação psicológica II"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google