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A Pedagogia de Jesus Pedagogo da Humanidade, o Cristo nos trouxe os princípios eternos da educação com amor.

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Apresentação em tema: "A Pedagogia de Jesus Pedagogo da Humanidade, o Cristo nos trouxe os princípios eternos da educação com amor."— Transcrição da apresentação:

1 A Pedagogia de Jesus Pedagogo da Humanidade, o Cristo nos trouxe os princípios eternos da educação com amor.

2 Princípios de aprendizagem :
Deve se alicerçar no valor da pessoa humana. “Vós sois a luz do mundo.” (Mt, 5:14)

3 2- Toda aprendizagem se dá no tempo e é cumulativa.
“Primeiro a erva, depois a espiga e por último o grão cheio na espiga.” (Mc. 4:28)

4 3- O processo ensino aprendizagem tem como fonte o indivíduo e sua situação histórico-cultural.
“A que assemelharemos o Reino de Deus? Ou com que parábola o apresentaremos? (Mc. 4:30)

5 4- A aprendizagem deve se basear na descoberta pessoal, concreta,
a partir da reflexão em profundidade. “Quem foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores?” (Lc. 10:36)

6 denota a transformação interior.“
5- A aprendizagem se evidencia na vivência, na demonstração, no comportamento que denota a transformação interior.“ Porquanto cada árvore é reconhecida pelos seus frutos.” (Lc. 6:44)

7 “Quem pratica a verdade aproxima-se da Luz.”
6- Toda aprendizagem conduz o homem à harmonia consigo próprio, com o próximo e com Deus. “Quem pratica a verdade aproxima-se da Luz.” (Jo. 3:21)

8 É no próprio aprendiz que encontramos o “feedback” sobre sua aprendizagem.
Diálogo de Jesus com o moço rico. (Lc. 18:18-23)

9 8-Toda aprendizagem necessariamente possui momentos de avaliação.
“Aquele dentre vós que estiver sem pecado, atire a primeira pedra”. (Jo. 8:7)

10 “Vai e não tornes a pecar.” (Jo. 8:11)
9- O erro é uma parte do processo de aprendizagem e deve ser transformado em estímulo de crescimento. “Vai e não tornes a pecar.” (Jo. 8:11)

11 Por que lhes falas por parábolas?
10- O ambiente de confiança e respeito é fundamental para a aprendizagem. Por que lhes falas por parábolas? “Por que a vós é dado conhecer os mistérios do Reino dos Céus, mas a eles não lhes é dado.”(Mt. 13:10;11)

12 11- A aprendizagem verdadeira conduz à liberdade e à autonomia.
“Conhecereis a verdade e ela vos libertará.” (Jo. 8:32)

13 12- A coerência e o modo de ser do Mestre são igualmente elementos favorecedores da aprendizagem.
“As minhas ovelhas ouvem a minha voz: eu as conheço e elas me seguem.” (Jo. 10:27)

14 13- O mestre é um aprendiz completo e o aprendiz é um
Mestre em potencial. “O discípulo não está acima do seu mestre; todo aquele,porém, que for perfeito será como o seu mestre.” (Lc.6:40)

15 (…) “e então retribuirá a cada um segundo as suas obras.”
14-Toda aprendizagem significativa é aquisição para o espírito imortal. (…) “e então retribuirá a cada um segundo as suas obras.” (Mt. 16:27)

16 Recursos didáticos utilizados por Jesus
Técnicas Exemplos na prática Crística Preleções Sermões Sermão do Monte (Mt. 5) Explicações Parábola do Semeador. (Mt.13:10-23) Narrativas As incontáveis parábolas. Do joio (Mt. 13:24-30)

17 Recursos didáticos utilizados por Jesus
Técnicas Exemplos na prática Crística Conversação Didática Diálogo de Jesus com a mulher Samaritana. (Jo. 4:6-26) Observação No caso do óbulo da viúva. (Lc. 21:1-4) Ilustração Olhai os lírios do campo... (Lc.12:27)

18 Recursos didáticos utilizados por Jesus
Perguntas “Que é que está escrito na lei? Como interpretas”? (Lc. 10:26) Debate “Que diz o povo ser o filho do homem?” (Mt. 16:13) Exemplificação “Mulher ninguém te condenou? Eu também não te condeno.” (Jo. 8:11)

19 Princípios norteadores da Pedagogia de Jesus

20 O crescimento pessoal:
Jesus identificou e estimulou em cada criatura a oportunidade de encontrar seus próprios valores de crescimento no rumo da perfeição.

21 Valorização do contato pessoal:
Jesus é o mestre que convive, que participa, que se preocupa com a aprendizagem de seus aprendizes.

22 Relação teoria e prática:
“Nisso todos reconhecerão que vós sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros.” (Jo.13:35)

23 Sentido imanente e transcendente da experiência humana:
Todos os nossos atos do cotidiano são contabilizados perante a Justiça Divina.

24 “Em verdade vos afirmo que tudo que o fizestes a um destes pequeninos, a mim o fizestes.” (Mt.25:40)

25 “Se queres, porém entrar na vida, guarda os mandamentos.” (Mt.19:17)
A construção da felicidade na vida eterna inicia-se na construção do Reino de Deus na vida terrena, através do cumprimento da Lei de Amor, Justiça e Caridade. “Se queres, porém entrar na vida, guarda os mandamentos.” (Mt.19:17)

26 A ação pedagógica de Jesus é uma proposta de educação:

27 Comprometida com a transformação:
o reino de Deus deverá ser construído entre os homens, com os homens, pelos homens e apesar dos homens.

28 b) Baseada na participação de cada um:
Cada pessoa é um sol, é luz, é sal, é herdeiro de Deus e está fadado a perfeição e a felicidade.

29 c) Alicerçada na visão do homem integral:
Aliando razão e emoção a serviço da busca da perfeição.

30 d) Dialógica: Centrada na interrelação pessoal, na construção coletiva dos ideais de fraternidade.

31 e) Libertadora: Pela grande finalidade de auxiliar os homens a deflagrarem o grande vôo da descoberta de sua condição de co-criadores: “Vós sois deuses.” (Jo.10:34)

32 “Que a luz racional de Kardec, somada à luz do amor de Jesus, sejam as forças fundamentais de nossos trabalhos espíritas-cristãos.” (Livro Aprendendo, Amando e Servindo Walter Barcelos)

33 Bibliografia citada na matéria
Fontes de pesquisa Revista “A Reencarnação”, nº 427, ano LXX,  A Educação Moral, publicada pela Federação Espírita do Rio Grande do Sul (FERGS) . Matéria: Uma introdução à proposta pedagógica de Jesus, seus princípios norteadores e práticas de ensino”, por Sandra Borba Pereira – Pedagoga e Filósofa. Bibliografia citada na matéria 1. A PEDAGOGIA  DE JESUS, de J.M. Price, 4ª edição, RJ, JUERP, 1983 2. Roger Gal, HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, Martins Fontes, SP, 1989, p.39 3. L. Riboulet, HISTÓRIA DA PEDAGOGIA, Ed.FTD,SP vol.1, p.161 4. P. Monroe, HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 14ª Ed. Nacional, SP, 1979 5. F. Larroyo, HISTÓRIA GERAL DA PEDAGOGIA, 2ª Ed. Mestre Jou, SP, 1964, vol.1, p.252.


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