A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Proposta do Relançamento do MCC No Brasil à Luz do

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Proposta do Relançamento do MCC No Brasil à Luz do"— Transcrição da apresentação:

1 Proposta do Relançamento do MCC No Brasil à Luz do
Documento de Aparecida Arquidiocese de Maringá

2 Objetivo do Relançar O Relançamento do Movimento de Cursilho, permanecendo fiel ao seu Carisma original, deixa se interpelar pela palvra de Deus, pelos Sinais dos Tempos e pelos mais recentes Documentos do Magistério, em particular pelo Documento de Aparecida e pelas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2008/2010. Visando assim RENOVAR E OTIMIZAR, afim de sermos mais adequados na Busca e Formação de Discípulos Missionários do 3º Milênio.

3 Mas Por que deste Relançar ???
No contexto da cultura contemporânea, na qual os acontecimentos sucedem em velocidade espantosa, apresentando, a cada dia, novas facetas e provocando aceleradas e substanciais mudanças, qualquer instituição, por mais vitalidade que possa aparentar, vai chegando aos limites do cansaço e do esmorecimento.

4 Por outro lado, a história vai tomando rumos insuspeitados e surpreendentes, nos quais o relativismo secularizante, o consumismo exacerbado e a trágica indiferença diante dos fatos e do próprio ser humano, vão tomando conta da mentalidade e da prática até dos mais comprometidos com suas certezas e seguranças.

5 Tudo isso tem poderosos reflexos também no âmbito religioso, quer institucional quer pessoal. Assim, muitas instituições religiosas, sob tais e tão poderosas influências, vão perdendo sua alegria,seu entusiasmo e, até, suas raízes mais profundas.

6 Tais circunstâncias podem chegar a contaminar até o carisma da cada uma delas, sobretudo,como foi dito, quando sopram os ventos das súbitas transformações e da acelerada evolução do pensamento influenciado, também, pelos novos avanços na ciência e por novas e refinadas tecnologias, freqüentemente pondo em xeque as razões da própria fé.

7 O Segundo Capítulo, do Documento de Aparecida nos traz com absoluta clareza que esses fenômenos estão tornando o ser Humano cada vez mais opaco,não percebendo o mistério de Deus e seu desígnio amoroso e paternal de uma vida digna para todo.

8 Documento de Aparecida - Item 11
“A Igreja é chamada a repensar profundamente e a relançar com fidelidade e audácia sua missão nas novas circunstâncias latino-americanas e mundiais. Ela não pode fechar-se àqueles que só vêem confusão, perigos e ameaças ou àqueles que pretendem cobrir a variedade e complexidade das situações com uma capa de ideologias gastas ou de agressões irresponsáveis.

9 Documento de Aparecida - Item 11
Trata-se de confirmar, renovar e revitalizar a novidade do Evangelho arraigada em nossa história, a partir de um encontro pessoal e comunitário com Jesus Cristo, que desperte discípulos e missionários. Isso não depende tanto de grandes programas e estruturas, mas de homens e mulheres novos que encarnem essa tradição e novidade, como discípulos de Jesus Cristo e missionários do seu Reino, protagonistas de uma vida nova para a América Latina que deseja reconhecer-se com a luz e a força do Espírito”

10 Significados e Dimensões de Relançar
“Relançamento” pessoal e comunitário Antes de qualquer consideração ou mesmo proposta quanto a “relançar”, torna-se absolutamente necessário e urgente aplicar o termo e o conceito de uma espécie de “relançamento pessoal”,isto é, de uma revisão pessoal dos conceitos que se deseja relançar, quer formulando novos conceitos, quer sentindo necessidade de lançar de novo os mesmos conceitos, agora de uma forma nova.

11 Relançar tem o sentido de “lançar de novo”, é apresentar uma nova cara, uma face diferente da que se tem como autêntica. Pretende-se que o essencial permaneça conforme o original, mas que se adapte às novas circunstâncias de tempo e lugar, e às pessoas que vivem essas circunstâncias. Relançar é Conversão e Conversão Nada mais é do que ‘mudar de Mentalidade’ ou, também, Mentalidade de mudança’.

12 Significado e dimensões de relançar
Relançar significa, também, no caso de iniciativas evangelizadoras e de ações pastorais tentar mudar a sua imagem presente na cabeça de muitos agentes presentes na pastoral da hierarquia – bispos, padres, seminaristas, alguns teólogos e pastoralistas – de um movimento ou associações tidos como ultrapassados, antiquados, velhos e velhas conservadores, e de “elite”, inadequados a pastoral atual, desatualizados,etc.. Nessa ordem de reflexo, torna-se absolutamente urgente que se mostre distinção entre “pastoral” e “evangelização; entre “pastorais”e movimentos:

13 Significado e dimensões de relançar
Estes Tem carismas próprios, enquanto aqueles movem em áreas especificas e bem limitadas: há de ter como pano de fundo as palavras de Jesus: Lc 6,44 “cada arvore se conhece pelos seus frutos” Mt 7,20 “portanto pelos frutos os conhecereis”. Portanto antes de se apresentar qualquer projeto, é necessário iniciativas já em andamento.

14 Justificativas do Relançar
Atualizar a história São passados quase 50 anos do Movimento de Cursilhos no Brasil e mais de sessenta anos desde seus inícios, na década de 40, na Ilha de Mallorca (Espanha).

15 Justificativas do Relançar
Assim, creio plenamente justificada a proposta de um relançamento do MCC, isto é, de uma corajosa iniciativa que lhe dê um novo vigor, um novo impulso, criando novas oportunidades para sua renovação e reinserção mais comprometida nos planos e nos esforços para uma Nova Evangelização.

16 Dimensões do “relançamento” Nessa nossa proposta, o relançamento, isto é, a apresentação de uma “nova face” do MCC compreende algumas dimensões.

17 Dimensões do “relançamento”
Trabalhando no seu “relançamento pessoal”, isto é, na sua conversão integral e numa mudança de mentalidade que o aproxime da mensagem de Jesus, válida para todos os tempos e lugares, o discípulo cursilhista, que é responsável pelo seu Movimento, busca manter estrita fidelidade ao essencial, isto é, busca preservar o carisma original e o método evangelizador querigmático- vivencial do MCC.

18 Relançar necessita urgente recuperar a
O MCC do Brasil necessita urgente recuperar a sua imagem diante da Hierarquia e de outras instância e instituições eclesiais. A imagem que hoje temos é de um movimento ultrapassado, fora do contexto histórico da Igreja e do Mundo, Movimento de Caráter Conservador, importado, detentor de uma mentalidade retrógrada e de uma espiritualidade pietista e sem qualquer influencia na transformação da realidade. Assim pensam muitos leigos que se recusam a participar do Nosso Movimento.

19 Relançar Conclusão Assumir a caminhada em plena comunhão co toda a igreja na America latina, iluminada hoje, pelo DA e EDGA. Não há dúvida de que, para isso, necessita-se de muita abertura, de muita coragem, de muito estimulo, de muita convicção. Mas sobretudo da graça de Deus e de muito juIzo profético.

20 Relançar = Conversão da Pessoa
Renovação da Pessoa Relançar = Conversão da Pessoa Mudança Interior *Homens Novos*

21 O relançar exige um Novo Pentecoste Um Novo ardor Missionário.

22 “ Eis que faço de Novo todas as Coisas ”
Documentos da Igreja Um dos mais lúcidos, oportunos e preciosos documentos do Magistério Eclesiástico do século XX é, sem dúvida, a Exortação Apostólica do Papa Paulo VI sobre a Evangelização no Mundo Contemporâneo ‘Evangelii Nuntiandi’ (dez./1975). Ao descrever o conteúdo da Evangelização, Paulo VI refere-se, em primeiro lugar à “mudança interior” de “homens novos”. “ Eis que faço de Novo todas as Coisas ”

23 Documentos da Igreja “A Igreja é chamada a repensar profundamente e a relançar com fidelidade e audácia sua missão nas novas circunstâncias latino-americanas e mundiais. Trata-se de confirmar, renovar e revitalizar a novidade do Evangelho arraigada em nossa história, a partir de um encontro pessoal e comunitário com Jesus Cristo, que desperte discípulos e missionários.”

24 Documentos da Igreja “Isso não depende de grandes programas e estruturas, mas de homens e mulheres novos que encarnem essa tradição e novidade, como discípulos de Jesus Cristo e missionários de seu reino, protagonistas de uma vida nova para uma América Latina que deseja se reconhecer com a luz e a força do Espírito”.

25 Documento de Aparecida
D e c o l o r e s “Os novos movimentos e comunidades são um dom do Espírito Santo para a Igreja. Neles, os fiéis encontram a possibilidade de se formar na fé cristã, crescer e se comprometer apostolicamente até serem verdadeiros discípulos missionários. Documento de Aparecida

26 Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora
da Igreja no Brasil As “Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil” são o instrumento com o qual a Igreja no Brasil vai procurar colocar em prática o DA. São as orientações e as diretrizes que devem ser assumidas por todos os organismos eclesiais, incluído o Movimento de Cursilhos no Brasil. Nos limites e nas exigências de seu carisma, o MCC deverá comungar plenamente com nossos Pastores e concretizar as “Diretrizes” naquilo que lhe diz respeito e, para isso, elas nos chamam à responsabilidade.

27 No decorrer dos próximos dois anos teremos oportunidade de aprofundar o seu conteúdo e de aplicá-lo ao MCC. Reconhecimento da contribuição dos movimentos para a ação evangelizadora da Igreja (n.44) b) Chamada a “uma verdadeira conversão pastoral”: “passar de uma pastoral de mera conservação para uma pastoral decididamente missionária” (n.46)

28 e) Valorização das diversas formas associativas e Comunitárias...
No decorrer dos próximos dois anos teremos oportunidade de aprofundar o seu conteúdo e de aplicá-lo ao MCC. c) A comunhão, um dos aspectos fundamentais da formação: “não pode existir vida cristã fora da comunidade: nas famílias, nas paróquias, e movimentos” d) “A variedade de vocações, espiritualidades e movimentos deve ser vista como riqueza e não como competição, e) Valorização das diversas formas associativas e Comunitárias...

29 Pré-Cursilho Cristo Conta Com Você ! Que candidatos estamos levando para o Cursilho e, conseqüentemente, para o Movimento?

30 Pré-Cursilho Cristo Conta Com Você ! A realidade está mostrando que, independentemente da região, estamos levando pessoas que já estão “dentro da Igreja”, não obstante já termos consciência muito clara de que a Igreja no Brasil está perdendo por ano, em média, católicos. Entretanto, preferimos fazer de conta que não é conosco e continuamos a buscar os “engajados”... Seria por puro comodismo? Ou por termos perdido a garra para convidar e levar pessoas que, depois, poderão ser “fermento de reflexão” no MCC?

31 Pré-Cursilho Cristo Conta Com Você ! Não será por isso que teimamos em laçar”candidatos de última hora para preencher as vagas para um Cursilho marcado, Deus sabe com que antecedência, ou para aliviar os custos do CUR? Quanto a montagem do CUR: Responsáveis desatualizados e indiferentes. Repetir sempre os mesmos, sem dar chances ao demais.

32 Pré-Cursilho Cristo Conta Com Você ! O DA repete mais de uma vez, a palavra de Jesus que envia seus discípulos missionários para “lançar as redes em águas mais profundas”! No seu número 168 o DA diz assim:

33 Pré-Cursilho Cristo Conta Com Você ! “A Diocese, em todas as suas comunidades e estruturas, é chamada a ser “comunidade missionária”. Necessitamos fortalecer nossa consciência missionária, saindo ao encontro daqueles que ainda não crêem em Cristo no espaço de seu próprio território e responder adequadamente aos grandes problemas da sociedade na qual está inserida. Mas também, com espírito materno, é chamada a sair em busca de todos os batizados que não participam na vida das comunidades cristãs”.

34 No Cursilho Cristo Conta Com Você ! Em muitos GEDS, O CUR já esta quase que descaracterizado pois foram introduzidas mensagens que nada tem a ver cm o carisma e com o conteúdo do mesmo CUR O entendimento de muitos responsáveis, face aos seus respectivos cursilhos é prova do desconhecimento do que é a essência do MCC porque não estudam, não se formam.

35 No Cursilho Cristo Conta Com Você ! Não há uma adesão incondicional por parte de alguns. Desconhecem o que é o trabalho de corredor. Não acredita e não faz nada para se comprometer com núcleos ambientais ou pequenas comunidades de fé nos ambientes mesmo tendo empresas, trabalhando em escolas etc.

36 Pós-Cursilho Cristo Conta Com Você ! Aqui atingimos o coração do carisma do MCC. É no pós cursilho que a “árvore” do próprio movimento mostrará seus frutos. Muitos GEDs não mantem Escolas Vivenciais – que são um dos eixos de perseverança do cristão cursilhista;

37 Pós-Cursilho Cristo Conta Com Você ! Há aqueles que se limitam em executar a metodologia, ou seja o cargo no GED, presença em algumas escolas, para o trabalho no CUR 3dias e não se compromete eficazmente em um trabalho convicto. Por que os cursilhistas recém saídos de um CUR não perseveram na escola vivencial? Seria por falta de interesse por parte deles ou a Escola é que não é interessante, atrativa?

38 Pós-Cursilho Cristo Conta Com Você ! Ademais, sempre assumimos nas Ans tantas coisas: Diretrizes Campanhas, Projeto Nacional de Evangerlização (PNE) e onde, fora do plenário das Ans, isso se encarou e se fez realidade?

39 Pós-Cursilho Cristo Conta Com Você ! O carisma original do MCC: “Os Cursilhos de Cristandade são movimento de Igreja que, mediante um método próprio, possibilitam a vivencia do fundamental cristão, criando núcleos de Cristãos que levam o fermento do Evangelho aos ambientes, ajudando-os a descobrir e a realizar a vocação pessoal de cada um e respeitando-a ao mesmo tempo”.

40 Itinerário da Proposta de Evangelização:
Encontro Consigo Mesmo .... Encontro com Jesus Cristo .... Encontro com a Comunidade de Jesus Cristo....

41 Relançamento Relançamento
O “relançamento” proposto visa a apresentar o MCC com novos aspectos, pondo em relevo a mística do MCC sintetizada no seu carisma: Conversão pessoal e comunitária, conseqüente busca dos batizados afastados, evangelização dos ambientes através de “pequenas comunidades de fé”.

42 Relançamento Relançamento Um relançamento em duas frentes
No seio do próprio Movimento; Na comunidade eclesial e na sociedade em geral.

43 Relançamento Relançamento Relançar o MCC “ad intra” Oração especial;
Recuperar a identidade do MCC no PRÉ, CUR e PÓS; Cursilhos diferenciados: Revisar o CUR de 2 dias – formação mais apurada dos mensageiros e responsáveis Comunicação eficiente Mensagens objetivas, mais curtas, mais vivenciais; Valorizar o tempo disponível.

44 Relançamento Relançamento Relançar o MCC “ad intra”
Frequência dos cursilhos; Espírito missionário; Assumir decididamente o carisma do MCC; Revisão e adaptação do Estatuto do MCC do Brasil.

45 Relançamento Relançamento Relançar o MCC “ad extra”
Pelo GEN: elaborar um plano consistente de Evangelização da Cidade inspirado no DA – carisma do MCC: conversão, busca dos batizados afastados, Pequenas Comunidades e fé nos ambientes (NCA);

46 Relançamento Relançamento Relançar o MCC “ad extra”
Em seguida, apresenta a CNBB e a todas as dioceses do Brasil (carta particular a todos os Senhores Bispos do Brasil); Cada GER: adaptar o Plano (de acordo com a realidade da região) e apresentar ao respectivo Regional da CNBB e a cada Bispo Diocesano;

47 Relançamento Relançamento Relançar o MCC “ad extra”
Participar (GEN – GERs – GEDs) de Assembléias, Encontros, Reuniões, etc. em todos os níveis eclesiais identificando-se publicamente como membro do MCC; Promover palestras, seminários, workshops, stc. Sobre assuntos atuais de interesse de todos, abertos ao público, em ambientes “seculares”e com convidados especializados nas respectivas áreas.

48 Não se Esqueça, Cristo Conta Com Você Neste Relançar...


Carregar ppt "Proposta do Relançamento do MCC No Brasil à Luz do"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google