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Infraestrutura e os Seguros de Grandes Riscos

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Apresentação em tema: "Infraestrutura e os Seguros de Grandes Riscos"— Transcrição da apresentação:

1 Infraestrutura e os Seguros de Grandes Riscos
CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITO SECURITÁRIO CIDISE 2013 Infraestrutura e os Seguros de Grandes Riscos

2 Tópicos: Aspectos atuais que afetam positivamente a Industria de Seguros Projetos de Infraestrutura para os Próximos Anos Principais Modalidades de Seguro para os Projetos de Infraestrutura O Mercado de Seguros e Resseguros Conclusões Anexo: Principais Projetos de Infraestrutura Programados 2

3 + + Momento positivo para a Industria de Seguros
Piramide etária, aumento da classe média, investimentos em infraestrutura e resseguro … and improvements of social and financial conditions.... Aging of population… …generating a development environment INFRA-STRUCTURE INVESTMENTS (R$ bn) POPULATION PYRAMID DEMOGRAPHICS The population pyramid of the country is changing from a pyramid to a diamond shape In the last years, the growth of medium class stimulated the consumption and accelerated economic growth Brazil will receive R$ 471 bn in infra-structure investments in the next years 2016 Olympic Games and 2014 World Cup are demanding huge investments in the sector 2003 2030 E 2003 2014 E + + High 78 Medium +47 Millions of People 37% 56% Low 27% 20% Very Low 28% Men Women 8% Source: IBGE, Mckinsey&Company Study, SEP (Secretaria Especial de Portos), Brasil Plural Estimates, Min Fazenda 3

4 Potencial da Industria Brasileira de Seguros
Comparação com outros paises mostra alto potencial de crescimento Non-Life Insurance penetration poised to grow(1) Insurance Premium Penetration / GDP(²) Brazil is the 7th economy of the world, however, is the 15th in terms of premiums Solid growth potential when compared to others developing countries + Note: (1) Swiss Re Economic Research figures. Non-Life; (2) Swiss RE, in 2008 Source: ANS and SUSEP; 4

5 Tópicos: Aspectos que afetam positivamente a Industria de Seguros
Projetos de Infraestrutura para os Próximos Anos Principais Modalidades de Seguro para os Projetos de Infraestrutura O Mercado de Seguros e Resseguros Conclusões Anexo: Principais Projetos de Infraestrutura Programados 5

6 Investimentos em infraestrutura previstos para os próximos anos
Fonte: Site do Ministerio da Fazenda – Road Show Março 2013 Disponível em: 6

7 Investimentos em infraestrutura previstos para os próximos anos
7

8 Investimentos em infraestrutura previstos para os próximos anos
8

9 Indicadores de necessidade de investimentos em infraestrutura
9

10 Tópicos: Aspectos que afetam positivamente a Industria de Seguros
Projetos de Infraestrutura para os Próximos Anos Principais Modalidades de Seguro para os Projetos de Infraestrutura O Mercado de Seguros e Resseguros Conclusões Anexo: Principais Projetos de Infraestrutura Programados 1010

11 Principais modalidades de seguro em projetos de infraestrutura
Durante a Fase de Construção Completion Bond – Dar garantia a Bancos de Investimentos e Fundos em relação ao montante de recursos alocado para finalização do projeto. Transportes – Bens que irão integrar o empreendimento DSU – Delay in Start-up - Atrasos no início da operação decorrentes de acidente durante os transportes. Garantias de Execução, de Entrega e de Perfeito Funcionamento Risco de Engenharia – Garantia do tipo All Risks para todo o empreendimento durante a construção, instalação/montagem e testes. ALOP – Advanced Loss of Profits - O objetivo essencial da garantia é segurar o risco de perda de oportunidade de obter receita devido à ocorrência de um dano garantido pelo seguro de dano contratado. Fonte: Apresentação Marsh – Infraestrutura, Seguro e Resseguro – 19/out/12 11

12 Principais modalidades de seguro em projetos de infraestrutura
Durante a Fase de Construção Responsabilidade Civil Geral e Cruzada Completa (com fundações; danos ambientais; danos a embarcações; lucros cessantes; empregador e danos morais) Automóvel/RCF Saúde Vida e Acidentes Pessoais Equipamentos utilizados na construção/instalação e montagem Fonte: Apresentação Marsh – Infraestrutura, Seguro e Resseguro – 19/out/12 12

13 Principais modalidades de seguro em projetos de infraestrutura
Durante a Fase Operacional Riscos Operacionais – Garantia do tipo All Risks com inclusão de Quebra de Máquinas quando cabível; Lucros Cessantes Responsabilidade Civil das Operações – RC Operação Portuária Responsabilidade Civil Ambiental – Poluição D&O – Responsabilidade Civil de Conselheiros/Diretores/Gerentes. Transportes em geral Riscos Diversos Equipamentos Fixos e/ou Móveis Automóvel/RCF da empresa Vida em Grupo e Acidentes Pessoais dos funcionários Fonte: Apresentação Marsh – Infraestrutura, Seguro e Resseguro – 19/out/12 13

14 Tópicos: Aspectos que afetam positivamente a Industria de Seguros
Projetos de Infraestrutura para os Próximos Anos Principais Modalidades de Seguro para os Projetos de Infraestrutura O Mercado de Seguros e Resseguros Conclusões Anexo: Principais Projetos de Infraestrutura Programados 1414

15 Segmentação e Crescimento Histórico do Mercado
Crescimento acelerado em todas as linhas Segmentação do Mercado em 2012 (R$ bn) Crescimento Anual médio nos últimos 5 anos (07-12) 67.3 2 16.6 15.11 6.4 Pension Saving Bonds Health Reinsurance 26.5 21.9 13.4 4.4 P&C Personal Lines Life & Accident P&C Corporates Others Note: 1. Includes only insurers: 2. Includes VGBL Source: SUSEP and ANS 1515

16 Líderes de Mercado por Linha de Negócios 2012
Property & Casualty (Personal Lines)(1) Itaú / Porto 20% BB Mapfre 14% Bradesco 12% Sul América 9% HDI Seguros 6% Others 38% Volume R$ 26.5 bn Property & Casualty (Corporate)(2) Itaú 29% BB Mapfre 12% Bradesco 7% Allianz ACE Seguradora 4% Others 40% Volume R$ 13.4 bn Life & Accident(3) Bradesco 18% BB Mapfre Itaú 15% Zurich Santander 12% Icatu 5% Others 33% Volume R$ 21.9 bn Other Insurance(4) BB 29% Itaú 16% Allianz 7% Bradesco 5% J. Malucelli 4% Others 38% Volume R$ 4.4 bn Health(5) UNIMED 34% Amilpar 10% Bradesco 9% Sul América 8% Funcionários BB 3% Others 36% Volume R$ 84.0 bn Pension(6) Bradesco 30% Itaú 26% BB Caixa 6% Zurich Santander 4% Others 8% Volume R$ 67.3 bn Reinsurance IRB(7) 44% Foreigners 34% Munich 9% Mapfre 3% ACE Others 7% Volume R$ 6.4 bn Saving Bonds BB 24% Bradesco 23% Itaú 12% Sul América 9% Caixa 7% Others 25% Volume R$ 16.6 bn Notes: SUSEP Groups: (1) 5 and 10; (2) 1, 2, 4 and 14; (3) 9 and 13; (4) 3, 7, 8, 11, 12, 15 and 16; (5) ANS; (6) Includes VGBL; (7) Banks have a participation of 57,3% in IRB 1616

17 Classificação das Resseguradoras autorizadas a operar no Mercado Brasileiro
Local Admitted Occasional Domicile Domiciled in Brazil, established as a corporation, whose sole business purpose is to carry out reinsurance and retrocession transactions; Domiciled abroad, with a representative office in Brazil Domiciled abroad, not allowed in tax havens, without a representative office in Brazil Age Has been operating in the country of origin for more than 5 (five) years Surplus Surplus of no less than R$ 60,000,000.00 Surplus of no less than US$ 100,000,000.00 Surplus of no less than US$ 150,000,000.00 Rating minimum Solvency rating, issued by a risk rating agency, with the minimum rating S&P BBB- Solvency rating, issued by a risk rating agency, with the minimum rating S&P BBB Fund in Brazil Foreign currency account in Brazil, bound to SUSEP with minimum amount of US$ 5,000,000.00 Acceptance limit 10% of annual premium ceded by each ceding co. Variations by Line 17

18 Regulamentação Básica do Resseguro
Domestic Insurer Reinsurance limited to a maximum of 50% of Annual GWP (1) a Minimum 40% of each piece of reinsurance must be placed with Local Reinsurers Maximum 10% of annual ceded premium can be directed to Occasional Companies (1) b c Local Reinsurer Admitted Foreign Reinsurer Occasional Foreign Reinsurer Retrocession limited to a maximum of 50% of Annual GWP (1) a b c Free Placement Local Reinsurer Domestic Insurer Admitted Foreign Reinsurer Occasional Foreign Reinsurer Retrocession limited to a maximum of 50% of Annual GWP (1) a b c Free Placement Local Reinsurer Domestic Insurer Admitted Foreign Reinsurer Occasional Foreign Reinsurer Note: (1) Except for specific lines: Surety, Agricultural, Nuclear and Commercial Credit 18

19 Evolução do Mercado de Resseguros (R$bi)
2007 International Reinsurers (1.7bn) IRB (1.6bn) International Insurance Companies Brazil Insurance Companies (34.7bn) 0.01bn 3.3bn 0.02bn 1.7bn 2012 Admitted and Occasional Companies (3.9bn) Local Reinsurance Companies (2.7bn) Brazil Insurance Companies (69.8bn) 2.3bn 4.1bn(c) 6.4bn 0.15bn(c) (c) IRB:2.5bn, Other Locals:1.60bn 1.6bn 19

20 Distribuição dos Premios de Resseguro
Source: SUSEP, Terra Brasis Re, figures for a 12-month rolling period 20

21 Posição Estratégica dos Resseguradores Locais
Local reinsurers... ...with focus exclusively in reinsurance, ...with Brazilian capital and executives, and from the private sector: 21

22 Tópicos: Aspectos que afetam positivamente a Industria de Seguros
Projetos de Infraestrutura para os Próximos Anos Principais Modalidades de Seguro para os Projetos de Infraestrutura O Mercado de Seguros e Resseguros Conclusões Anexo: Principais Projetos de Infraestrutura Programados 2222

23 Conclusões: Mercado Preparado?
Aspectos Financeiros Aspectos Técnicos Regulamentação Práticas Operacionais 2323

24 Tópicos: Aspectos que afetam positivamente a Industria de Seguros
Projetos de Infraestrutura para os Próximos Anos Principais Modalidades de Seguro para os Projetos de Infraestrutura O Mercado de Seguros e Resseguros Conclusão Anexo: Principais Projetos de Infraestrutura Programados 2424

25 Principais projetos de infraestrutura programados para os próximos anos
ANEXO FONTES : 1- Revista Exame edição 01/05/2013 2- Ministerio da Fazenda – Road Show Infraestrutura no Brasil – 03/2013 3- Empresa de Pesquisa Energética (EPE) 4- Secretaria de Planejamento do Estado de São Paulo 5- Marsh Corretora – Infraestrutura, Seguro e Resseguro – 10/2012 6- Terra Brasis Resseguros – Research 2012/2013 2525

26 Principais projetos de infraestrutura para os próximos anos
Parceria Público-Privadas (PPP) O que são as Parcerias Público-Privadas (PPP) Contratos de prestação de obras ou serviços não inferior a R$ 20,0 milhões; Duração mínima de 5 e no máximo de 35 anos; Firmado entre empresa privada e o governo federal, estadual ou municipal; O agente privado é remunerado exclusivamente pelo governo ou numa combinação de tarifas cobradas dos usuários dos serviços mais recursos públicos. Tipos de Parcerias Concessão Patrocinada – As tarifas cobradas não são suficientes para pagar os investimentos privados. Dessa forma, o governo complementa a remuneração da empresa privada. Concessão Administrativa – Quando não é possível cobrar do usuário pelo serviço de interesse público. Dessa forma, a remuneração da empresa é integralmente feita pelo poder público. 2626

27 Principais projetos de infraestrutura para os próximos anos
Parceria Público-Privadas na Prática Nos últimos anos aumentou o interesse pelas PPP. Atualmente, há diversos projetos pelo Brasil, desde ações nacionais até estaduais. Projetos apresentados pela iniciativa privada aos estados Exemplos de projetos em andamento Fornecimento e manutenção de trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) de São Paulo Construção do Complexo Datacenter do Banco do Brasil e Caixa em Brasília Construção do Complexo Prisional de Ribeirão das Neves, em Minas Gerais  Reforma no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte 17 Projetos 40 R$ 15 bilhões R$ 77 bilhões 2005 A partir de 2013 A Previsão é que os investimentos em PPPs quintupliquem Grande Potencial de Investimento Privado em Infraestrutura Fonte: Revista Exame – Edição de 01/maio/2013 2727

28 Infraestrutura no Brasil
Obras Rodoviárias Concessão: Rodovia BR-101 (BA) Descrição Física Descrição Financeira Fonte: Road Show Infraestrutura no Brasil – Projetos, financiamento e oportunidades (março/2013) 28

29 Infraestrutura no Brasil
Obras Rodoviárias Concessão: Rodovia BR – 040 (MG/GO/DF) Descrição Física Descrição Financeira Fonte: Road Show Infraestrutura no Brasil – Projetos, financiamento e oportunidades (março/2013) 29

30 Infraestrutura no Brasil
Obras Rodoviárias Concessão: Rodovias BR-153 (GO/TO) e TO-080 Descrição Física Descrição Financeira Fonte: Road Show Infraestrutura no Brasil – Projetos, financiamento e oportunidades (março/2013) 30

31 Infraestrutura no Brasil
Obras Rodoviárias Concessão: Rodovias BR-060/153/262(DF/GO/MG) Descrição Financeira Descrição Física Fonte: Road Show Infraestrutura no Brasil – Projetos, financiamento e oportunidades (março/2013) 31

32 Infraestrutura no Brasil
Obras Rodoviárias Concessão: Rodovias BR-163/267/262 (MS) Descrição Física Descrição Financeira Fonte: Road Show Infraestrutura no Brasil – Projetos, financiamento e oportunidades (março/2013) 32

33 Infraestrutura no Brasil
Obras Rodoviárias Concessão: Rodovia BR-163 (MT) Descrição Física Descrição Financeira Fonte: Road Show Infraestrutura no Brasil – Projetos, financiamento e oportunidades (março/2013) 33

34 Infraestrutura no Brasil
Obras Ferroviárias Concessão: Ferroanel São Paulo Descrição Física Descrição Financeira Fonte: Road Show Infraestrutura no Brasil – Projetos, financiamento e oportunidades (março/2013) 34

35 Infraestrutura no Brasil
Obras Ferroviárias Concessão: Lucas do Rio Verde - Uruaçu - Palmas – Anápolis Descrição Física Descrição Financeira Fonte: Road Show Infraestrutura no Brasil – Projetos, financiamento e oportunidades (março/2013) 35

36 Infraestrutura no Brasil
Obras Ferroviárias Concessão: Anápolis - Panorama – Dourados Descrição Física Descrição Financeira Fonte: Road Show Infraestrutura no Brasil – Projetos, financiamento e oportunidades (março/2013) 36

37 Infraestrutura no Brasil
Obras Ferroviárias Concessão: Uruaçu - Corinto – Campos Descrição Física Descrição Financeira Fonte: Road Show Infraestrutura no Brasil – Projetos, financiamento e oportunidades (março/2013) 37

38 Infraestrutura no Brasil
Obras Ferroviárias Concessão Maracaju - Eng Bley – Paranaguá Descrição Física Descrição Financeira Fonte: Road Show Infraestrutura no Brasil – Projetos, financiamento e oportunidades (março/2013) 38

39 Infraestrutura no Brasil
Obras Ferroviárias Concessão: São Paulo - Rio Grande Descrição Física Descrição Financeira Fonte: Road Show Infraestrutura no Brasil – Projetos, financiamento e oportunidades (março/2013) 39

40 Infraestrutura no Brasil
Obras Ferroviárias Concessão: Salvador – Recife Descrição Física Descrição Financeira Fonte: Road Show Infraestrutura no Brasil – Projetos, financiamento e oportunidades (março/2013) 40

41 Investimentos (R$ milhões)
Infraestrutura no Brasil Obras Portuárias Investimentos privados na Região Sudeste - Perfil da Região 4 Estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais Região mais industrializada e com o maior mercado consumidor do país. Concentra mercado de contêineres, principalmente nos portos de Santos e RJ. Atividade muito importante de granéis sólidos em Itaguaí (RJ) e na região de Vitória (ES) Concentra atividade petrolífera offshore, nas bacias de Campos e Santos Sudeste Investimentos (R$ milhões) UF Portos 2014/2015 2016/2017 ES Vitória 6.512 6.875 RJ Itaguaí/ Rio de Janeiro 7.053 4.466 SP Santos/Sebastião 2.944 805 TOTAL 16.509 12.146 Fonte: Road Show Infraestrutura no Brasil – Projetos, financiamento e oportunidades (março/2013) 41

42 Infraestrutura no Brasil
Obras Portuárias Concessão do Porto de Águas Profundas (ES) Tipos de carga Contêineres e granéis Valor total do investimento previsto R$ 2,9 bilhões até 2017 Prazo da Concessão 25 anos, prorrogáveis por igual período Arrendamentos de instalações portuárias Licitações para 44 áreas operacionais dentro de portos públicos Publicação dos editais Quatro lotes entre junho e setembro/2013 Leilões Quatro lotes entre novembro/2013 e fevereiro/2014 Contêineres – 20 terminais – investimento previsto R$ 1,3 bilhões Granel Sólido – 10 terminais – investimento previsto R$ 2,2 bilhões Granel Líquido – 12 terminais – investimento previsto R$ 1,3 bilhões Apoio Offshore – 2 terminais – investimento previsto R$ 307 milhões Prazo dos Arrendamentos Fonte: Road Show Infraestrutura no Brasil – Projetos, financiamento e oportunidades (março/2013) 42

43 Investimentos (R$ milhões)
Infraestrutura no Brasil Obras Portuárias Investimentos privados na Região Nordeste - Perfil da Região 9 Estados: Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão Região recebe importantes investimentos logísticos: Ferrovia Transnordestina e Ferrovia Oeste-Leste Integração dos portos de Suape e Pecém à malha ferroviária para recebimento de granéis originados do Centro-Oeste do país Importante movimento de minérios no Porto de Itaqui, no Maranhão Nordeste Investimentos (R$ milhões) UF Portos 2014/2015 2016/2017 MA Itaqui 2.722 1.872 BA Aratu/Salvador/Porto sul/ Ilhéus 1.295 2.760 PE Recife/Suape 1.414 527 CE Pecém 1.224 - PB Cabedelo 107 AL Maceió 12 TOTAL 6.775 5159 43

44 Infraestrutura no Brasil
Obras Portuárias Concessão do Porto de Ilhéus (BA) Concessão integral para novos investimentos e operação do porto de Ilhéus no sul da Bahia Tipos de carga Carga geral, passageiros e granel sólido Valor total do investimento previsto R$ 100 milhões até 2017 Prazo da Concessão 25 anos, prorrogáveis por igual período Arrendamentos de instalações portuárias Licitações 48 áreas operacionais dentro de portos públicos Prazo dos Arrendamentos Fonte: Road Show Infraestrutura no Brasil – Projetos, financiamento e oportunidades (março/2013) 44

45 Investimentos (R$ milhões)
Infraestrutura no Brasil Obras Portuárias Investimentos privados na Região Sul – Perfil da Região 3 Estados: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul Região com grande produção agropecuária Importante escoamento de granéis agrícolas da região do Centro-Oeste, sobretudo no Porto de Paranaguá. Importante movimentação de contêineres em toda a região, sobretudo nos portos de Rio Grande, Paranaguá e Itajaí. Sul Investimentos (R$ milhões) UF Portos 2014/2015 2016/2017 PR Paranaguá/Antonia 1.038 3.329 SC Imbituba/Itajaí/ São Francisco do Sul 1.343 781 RS Porto Alegre/ Rio Grande 982 140 TOTAL 3.363 4.250 Fonte: Road Show Infraestrutura no Brasil – Projetos, financiamento e oportunidades (março/2013) 45

46 Infraestrutura no Brasil
Obras Portuárias Concessão do Porto de Imbituba (SC) Concessão integral para novos investimentos e operação do porto de Imbituba, em SC Tipos de carga Carga geral e granel sólido Valor total do investimento previsto R$ 100 milhões até 2017 Prazo da Concessão 25 anos, prorrogáveis por igual período Arrendamentos de instalações portuárias Licitações 39 áreas operacionais dentro de portos públicos Prazo dos Arrendamentos Fonte: Road Show Infraestrutura no Brasil – Projetos, financiamento e oportunidades (março/2013) 46

47 Investimentos (R$ milhões)
Infraestrutura no Brasil Obras Portuárias Investimentos privados na Região Norte – Perfil da Região 7 Estados: Tocantins, Pará, Amapá, Roraima, Amazonas, Acre e Rondônia Região com grande potencial agrícola e mineral Região industrial importante na Zona Franca de Manaus (AM) Integração dos portos da região de Belém/Vila do Conde à malha ferroviária, através da Ferrovia Norte-Sul, possibilitando escoamento de produtos de diversas regiões do país Norte Investimentos (R$ milhões) UF Portos 2014/2015 2016/2017 PA Belém/Miramar/Outeiros/Santarém/Vila do Conde 2014/15 1.505 AM Manuas/Itacoatiara 3.317 92 AP Macapá 985 - RO Porto Velho 135 TOTAL 115 1.597 Fonte: Road Show Infraestrutura no Brasil – Projetos, financiamento e oportunidades (março/2013) 47

48 Infraestrutura no Brasil
Obras Portuárias Concessão do Porto do Polo Industrial de Manaus (AM) Concessão integral para construção de um porto novo no estado do Amazonas Tipos de carga Contêineres Valor total do investimento previsto R$ 400 milhões até 2017 Prazo da Concessão 25 anos, prorrogáveis por igual período Arrendamentos de instalações portuárias Licitações 27 áreas operacionais dentro de portos públicos Prazo dos Arrendamentos Fonte: Road Show Infraestrutura no Brasil – Projetos, financiamento e oportunidades (março/2013) 48

49 Concessão do Aeroporto Galeão
Infraestrutura no Brasil Obras Aeroportuárias Perfil Financeiro Concessão do Aeroporto Galeão Receitas R$ 389 Comercial R$ 160 Carga R$ 83 Aeronaves R$ 43 Passageiros R$ 103 Despesas Operacionais R$ 300 EBITDA R$ 66 EBITDA % Receita Líquida 17,1% EBITDA/Passageiros 4,44 EBITDA/ Empregado 69.331 Receita Comercial/ Passageiros 10,69 Passageiros/Ano* 2012 2022 2032 2042 *Estimativa de Demanda Fonte: Road Show Infraestrutura no Brasil – Projetos, financiamento e oportunidades (março/2013) 49

50 Concessão do Aeroporto Cofins
Infraestrutura no Brasil Obras Aeroportuárias Perfil Financeiro Concessão do Aeroporto Cofins Receitas R$ 139 Comercial R$ 53 Carga R$ 17 Aeronaves R$ 13 Passageiros R$ 56 Despesas Operacionais R$ 87 EBITDA R$ 43 EBITDA % Receita Líquida 30,7% EBITDA/Passageiros 4,54 EBITDA/ Empregado Receita Comercial/ Passageiros 5,70 Passageiros/Ano* 2012 2022 2032 2042 *Estimativa de Demanda Fonte: Road Show Infraestrutura no Brasil – Projetos, financiamento e oportunidades (março/2013) 50

51 Infraestrutura no Brasil
Petróleo e Gás 11ª Rodada Áreas a serem ofertadas Bacia UF Nº Blocos Área (km2) Sergipe-Alagoas-terra AL 25 755 Foz do Amazonas AP 97 44.500 Pernambuco – Paraíba PB 5 2.991 PE 3.299 Tucano Sul BA 36 6.455 Espírito Santo (mar) ES 6 4.328 Espírito Santo (terra) 178 Recôncavo 16 474 Bacia UF Nº Blocos Área (km2) Ceará CE 11 7.388 Potiguar (mar) 8 5,791 RN 2 1.534 Potiguar (terra) 20 587 Barreirinhas MA 26 13.073 Pará- Maranhão 4 3.077 PA 1.538 Parnaíba – terra PI 14 42.143 6 17.716 Total 12 289 Fonte: Road Show Infraestrutura no Brasil – Projetos, financiamento e oportunidades (março/2013) 51

52 Infraestrutura no Brasil
Obras Metroviárias Estado de São Paulo PPP – Projetos Contratados Linha 4 Amarela (STM/Metrô) Luz/Vila Sônia – 12,8 km – 6 estações 29 trens Investimento Público: R$ 4,6 bilhões Privado: R$ 1,0 bilhão Total: R$ 5,6 bilhões Modelo de Negócio Concessão patrocinada precedida de obra pública Prazo 30 anos Licitação Internacional Critério de Julgamento Menor Contraprestação Estágio Atual Contrato assinado em Nov/2006 Fonte: Site Secretária de Planejamento do Estado de São Paulo 52

53 Infraestrutura no Brasil
Obras Metroviárias Estado de São Paulo PPP – Projetos com Modelagem Aprovada Linha 6 Laranja (STM/Metrô) Metrô Linha 18-Bronze VLT São Paulo - SBC (STM/Metrô) Implantação e operação de 15,3 km, 15 estações e 23 trens, atendimento de 630 mil passageiros/dia Extensão de 14,2 km, 12 estações e 23 trens, atendimento de 365 mil passageiros/dia Investimento R$ 8,06 bilhões (referência) R$ 3,01 bilhões (estimado) Modelo de Negócio Concessão patrocinada Prazo 25 anos Licitação Internacional Critério de Julgamento Menor Contraprestação Estágio Atual Licitação: recebimento de propostas até 30/jul/2013 Audiência pública: 12/Mar/2013 Fonte: Site Secretária de Planejamento do Estado de São Paulo 53

54 Infraestrutura no Brasil
Obras em Energia Elétrica e Linhas de Transmissão Hidrelétrica Expansão a Contratar -Leilões: 2013 a 2017 Investimento Total Estimado em UHE a serem leiloados R$ 79,8 bilhões Leilão Hidrelétrica Rio / UF Capacidade (MW) Total Investimentos estimados em Dez/2012 (R$ bilhões) 2013 SINOP Teles Pires/ MT 400 1.407 6,2 Davinopólis Paranaíba/ MG-GO 74 São Manoel Teles Pires/ MT- PA 700 Apertados Piquiri/ PR 136 Ercilândia 97 2014 S Luíz Tapajós (*) Tapajós/PA 6.133 7.241 24,4 Água Limpa Das mortes/ MT 380 Comissário 105 Foz Piquiri 101 Telêmaco Borba Tibagi/ PR 109 Paranhos Chopim/PR 63 Tabajara Ji-Paraná/RO 350 Fonte: Empresa de Pesquisa Energética (EPE) 54

55 Infraestrutura no Brasil
Obras em Energia Elétrica e Linhas de Transmissão Leilão Hidrelétrica Rio / UF Capacidade (MW) Total Investimentos estimados em Dez/2012 (R$ bilhões) 2015 Jatobá Tapajós/PA 2.336 3.249 12,4 Castanheira Arinos/ MT 192 Itapiranga Uruguai/SC-RS 721 2016 Torixoréu Araguaia/ GO-MT 408 1.117 5,3 Bem Querer Branco/ RR 709 2007 Riacho Seco S. Francisco / PE-BA 276 8.407 31,5 Salto Augusto Baixo Juruena/ MT-AM 1.461 S. Simão Alto 3.509 Pompeu S. Francisco / MG 209 Marabá Tocantins / PA-MA 2.160 Prainha Aripuanã/ AM 792 TOTAL 21.421 79,8 Fonte: Empresa de Pesquisa Energética (EPE) 55

56 Infraestrutura no Brasil
Obras em Energia Elétrica e Linhas de Transmissão Hidrelétrica Expansão a contratar Leilões em 2013 UHE São Manoel Potência 700 MW Unidade Geradora 5 Turbina KAPLAN Investimento Estimado R$ 2,4 BILHÕES UHE SINOP Potência 400 MW Unidade Geradora 3 Turbina KAPLAN Investimento Estimado R$ 1,9 BILHÕES Fonte: Empresa de Pesquisa Energética (EPE) 56

57 Infraestrutura no Brasil
Obras em Energia Elétrica e Linhas de Transmissão Desenvolvimento da energia eólica no Brasil Em operação e contratada A contratar nos leilões de 2013 a 2017 Total Previsto (MW) Investimento (R$ bilhões) 5.720 23,8 Fonte: Empresa de Pesquisa Energética (EPE) 57

58 Infraestrutura no Brasil
Obras em Energia Elétrica e Linhas de Transmissão Desenvolvimento da bioeletricidade no Brasil Em operação e contratada A contratar nos leilões de 2013 a 2017 Total Previsto (MW) Investimento (R$ bilhões) 3.160 6,9 Fonte: Empresa de Pesquisa Energética (EPE) 58

59 Infraestrutura no Brasil
Obras em Energia Elétrica e Linhas de Transmissão Outras Fontes a Contratar nos Leilões de 2013 a 2017 Pequenas Centrais Hidrelétricas - PCHs Total Previsto (MW) Investimento (R$ bilhões) 1.170 7,2 A contratar nos leilões de 2013 a 2017 Total Previsto (MW) Investimento (R$ bilhões) 1.500 2,9 Fonte: Empresa de Pesquisa Energética (EPE) 59

60 Infraestrutura no Brasil
Obras em Energia Elétrica e Linhas de Transmissão Geração de Energia Elétrica a Contratar de 2013 a 2017 (dados consolidados) Fontes Total Previsto (MW) Investimento (R$ bilhões) Hidrelétrica 21.421 79,8 Outras Fontes Renováveis (Eólica, Biomassa e PCH) 10.050 Termelétrica (Gás Natural) 1.500 37,9 TOTAL 32.971 120,6 Fonte: Empresa de Pesquisa Energética (EPE) 60

61 Contatos Terra Brasis Resseguros S.A.
Endereço Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 1700 – 12º Floor Itaim Bibi – São Paulo – SP – Brazil – Contatos Paulo Eduardo de Freitas Botti Diretor Presidente Carlos Roberto De Zoppa Diretor Técnico 61


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