A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Quais recursos usaremos? RECURSOS DE ENSINO / APRENDIZAGEM

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Quais recursos usaremos? RECURSOS DE ENSINO / APRENDIZAGEM"— Transcrição da apresentação:

1 Quais recursos usaremos? RECURSOS DE ENSINO / APRENDIZAGEM
Os recursos se referem ao material que os professores e alunos usam no processo de ensino e aprendizagem. Eles podem ser organizados nas mesmas categorias das atividades de ensino e aprendizagem.

2 Quais recursos usaremos? RECURSOS DE ENSINO / APRENDIZAGEM
Recursos para atividades verbais: CDs Toca CDs Gravador para gravar afirmações dos alunos Lápis, caneta, papel Livros para pesquisa, que não contenham imagens

3 Quais recursos usaremos? RECURSOS DE ENSINO / APRENDIZAGEM
Recursos para atividades visuais: Mapas, gráficos, pôsteres, fotografias Vídeos Retroprojetor e transparências Filmes e projetores Lousa, quadro-branco ou de avisos Livros com imagens Gravuras e revistas Máquinas fotográficas, DVDs, slides Flanelógrafo, quadro magnético

4 Quais recursos usaremos? RECURSOS DE ENSINO / APRENDIZAGEM
Recursos para atividades simuladas: Fantoches e bionbos Instruções e materiais para josgos simulados Enredo, adereços, trajes, etc, para dramatizações Materiais para construção de modelos (maquetes) Recursos para motivar, apresentar e reagir de maneira que os alunos de identifiquem com pessoas, fatos e conceitos.

5 Quais recursos usaremos? RECURSOS DE ENSINO / APRENDIZAGEM
Recursos para atividades de experiências reais: Todos os recursos mencionados podem ajudar o aluno a fazer algo diretamente relacionados com os conceitos-chave que estejam ligados à sua própria experiência vivencial. Para pesquisas ao ar livre ou visitas, é preciso considerar recursos financeiros e de locomoção. Importante lembrar que para algumas atividades serão necessários também recursos humanos, além do professor.

6 O PROCESSO DE PLANEJAMENTO
Ao longo do curso discutimos quatro componentes essenciais no processo de planejamento: Primeiro – Conceitos-Chaves Segundo – Objetivos Terceiro – Atividades de ensino / aprendizagem Quarto – Recursos de ensino / aprendizagem Quando juntamos tudo isso, é como se construíssemos uma ponte.

7 O PROCESSO DE PLANEJAMENTO
Exemplo de um Plano de Aula A Idéia central As pessoas são chamadas por Jesus para se tornarem seus discípulos. Doze dos discípulos originais de Jesus são identificados como apóstolos. Os doze apóstolos seguiram .Jesus e aprenderam com ele. Cada um deles era uma pessoa diferente.

8 O PROCESSO DE PLANEJAMENTO
Objetivos Ao terminar esta aula, os alunos serão capazes de: 1. Dar, com suas próprias palavras, uma definição de discípulo e apóstolo. 2. Localizar nos Evangelhos três listas dos dozes apóstolos. 3. Descrever uma característica especial e algumas ações de um apóstolo. 4. Expressar, de forma criativa, sua própria opinião sobre um dos apóstolos e sua identificação com ele.

9 O PROCESSO DE PLANEJAMENTO
TEMPO ATIVIDADES DE ENSINO RECURSOS Abertura 5 minutos Os alunos lêem as definições das palavras discípuIo e apóstolo em um Dicionário Bíblico. Escrever uma lista de terminações à frase: "Um discípulo é..."Ou "Um apóstolo é..." Bíblias ou Novos Testamentos Enciclopédia Bíblica Apresentação 10 minutos Perguntar: "Quem foram os doze discípulos escolhidos especialmente por Jesus?" Escrever todos os nomes. Aceite todos os nomes sugeridos. Avalie depois. Use o Dicionário Bíblico ou a Enciclopédia Bíblica para encontrar as passagens onde aparecem as listas dos discípulos. Compare com as listas que os alunos fizeram. Compare as três listas e discuta as semelhanças e diferenças. Papel jornal e pincéis atômicos. Cópias das trêslistas como se encontram nos Evangelhos. Exploração 15 minutos Escolha um discípulo e use os recursos para pesquisar sobre ele. Responda às perguntas: 1. Que significa o nome do discípulo que escolheu? 2. Como foi que ele encontrou Jesus? 3. Que coisas especiais ele fez? 4. Que tipo de pessoa ele era? 5. Que tipo de relacionamento tinha ele com Jesus? Bíblias ou Novos Testamentos, Dicionários Bíblicos, Enciclopédias (Lista de perguntas)

10 O PROCESSO DE PLANEJAMENTO
TEMPO ATIVIDADES DE ENSINO RECURSOS Reagindo Criativamente 15 minutos Os alunos escolhem uma das três atividades abaixo para expressar suas impressões e o que aprenderam sobre o discípulo que pesquisaram. 1. Escreva uma carta breve, apresentando-se a sí mesmo como um discípulo. Escreva a carta na primeira pessoa, fazendo o papel do discípulo. Papel e Lápis 2. Faça desenhos para ilustrar algumas das características notáveis do discípulo que você escolheu ou alguns dos fatos mais importantes de sua vida. Papel, lápis, canetas hidrocor, lápis de cor. 3. Trabalhe com outro aluno criando e gravando uma entrevista com seu discípulo. Gravador e fita virgem Encerramento 10 minutos Compartilhe as cartas, os desenhos e as gravações com a turma toda. Complete a frase: “Os discípulos são..." Use as frases completadas pelos alunos como Iitania (oração). A resposta do grupo pode ser: “Ajuda-nos, Senhor, a seguir Jesus e a servir ao próximo".


Carregar ppt "Quais recursos usaremos? RECURSOS DE ENSINO / APRENDIZAGEM"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google