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METODOLOGIA DA PESQUISA
CIENTÍFICA 2009
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METODOLOGIA DA PESQUISA
“Método é o conjunto de etapas e processos a serem vencidos ordenadamente na investigação dos fatos ou na procura da verdade”(RUIZ, 1993)
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METODOLOGIA DA PESQUISA OBSERVAÇÃO SISTEMATIZAÇÃO
Importância do Método OBSERVAÇÃO SISTEMATIZAÇÃO A observação é feita de tal modo que não fique faltando nenhum requisito para a perfeita realização da tarefa:( isto é o que significa = “de modo sistemático”).
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METODOLOGIA DA PESQUISA
Ensinar METOLOGIA CIENTÍFICA é ensinar MÉTODOS? Não existe ciência sem o emprego de métodos científicos.
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METODOLOGIA DA PESQUISA
Pode-se atribuir o seguinte itinerário como resumo de uma metodologia científica: Identificação do problema; Delimitação do problema; Identificação de conhecimentos e de instrumentos relevantes ao problema;
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METODOLOGIA DA PESQUISA
Continuando...: Tentativa de soluções para o problema, supondo hipóteses; Criação de novas idéias, fruto de avaliações das possíveis soluções; Obtenção da solução mais adequada ao problema;
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METODOLOGIA DA PESQUISA
Continuando...: Investigação das conseqüências da solução definida; Comprovação da solução; Correções de teorias, procedimentos, leis ou dados empregados quando da existência de solução incorreta.
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METODOLOGIA DA PESQUISA
Método “ é uma forma de pensar para se chegar à natureza de um determinado problema, quer seja para estudá-lo, quer seja para explicá-lo”. (OLIVEIRA, 1999).
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METODOLOGIA DA PESQUISA
Método Indutivo: do particular para o geral. Ex.O gato tem sangue quente. O cachorro tem sangue quente. Logo todos os mamíferos tem sangue quente.
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METODOLOGIA DA PESQUISA
Método Dedutivo: do geral para o particular. Ex.Todo mamífero tem sangue quente. Logo o gato é um mamífero. O cachorro é um mamífero
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CONHECIMENTO O que é CONHECIMENTO? É a apreensão do objeto pelo sujeito. O conhecimento leva o homem a apropriar-se da realidade e, ao mesmo tempo, penetrar nela” (GALLIANO,1986).
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CONHECIMENTO Tipos de CONHECIMENTO? (LAKATOS, 1991) Teólogico: apóia-se em doutrinas que contém proposições sagradas.É um conhecimento sistemático contudo, suas evidências não são verificáveis
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CONHECIMENTO Tipos de CONHECIMENTO? (LAKATOS, 1991) Filosófico: caracterizado na própria razão humana, ou seja, procura discernir entre o certo e o errado, tendo esta razão humana como fundamentação.
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CONHECIMENTO Tipos de CONHECIMENTO? POPULAR: é o acúmulo de tradições e experiências vividas.
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CONHECIMENTO Tipos de CONHECIMENTO? CIENTÍFICO: conhecimento sistemático que se caracteriza pela capacidade de analisar, de explicar, de desdobrar, de justificar, de induzir e de predizer (RUIZ,1996).
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DADOS, INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO
Existem três níveis básicos de saber que podem ser definidos segundo o grau de elaboração utilizado para se apreender, estruturar e dar sentido ao que é produzido através de observações e experimentações. .
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DADOS, INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO
1) Dados - são registros daqueles aspectos do fenômeno sendo estudado que um determinado investigador pode captar. Correspondem a uma anotação bastante direta das observações, ou seja, pouca elaboração ou tratamento.
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DADOS, INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO
2) Informação - é o resultado de uma organização, transformação e/ou análise de dados, ou seja, seu tratamento de modo a produzir deduções e inferências lógicas confiáveis.Constitui uma leitura daquilo que o conjunto dos dados parece indicar.
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DADOS, INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO
3) Conhecimento - argumentos e explicações que interpretam um conjunto de informações.Trata-se de conceitos e raciocínios lógicos essencialmente abstratos que interligam e dão significado a fatos concretos
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PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
OPERAÇÕES LÓGICAS INTERPRETAÇÃO DADO INFORMAÇÃO CONHECIMENTO Trata-se de caminho que forma a ponte entre o empírico e o teórico com o fenômeno: os dados gerando informações e as informações gerando ou confirmando um conhecimento abstrato.
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DESIGNAÇÕES E DIFERENCIAÇÕES PRÓPRIAS PARA DADO, INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO
Hipótese Cientifica - Um conjunto estruturado de argumentos e explicações que possivelmente justificam dados e informações, porém, que ainda não foi confirmado ou desconfirmado empiricamente.
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DESIGNAÇÕES E DIFERENCIAÇÕES PRÓPRIAS PARA DADO, INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO
Achados Científicos - Informações produzidas a partir de dados coletados em estudo científicos. São narrativas científicas de acontecimentos.
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DESIGNAÇÕES E DIFERENCIAÇÕES PRÓPRIAS PARA DADO, INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO
Tese Cientifica - È uma hipótese ou conjunto ordenado de hipóteses que tenham sido confirmadas pela observação ou experimentação. È o resultado da junção de uma Hipótese com Achado que lhe dê credibilidade.
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DESIGNAÇÕES E DIFERENCIAÇÕES PRÓPRIAS PARA DADO, INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO
Teoria Científica - È o conjunto ordenado de teses que explica um determinado fenômeno de interesse
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DESIGNAÇÕES E DIFERENCIAÇÕES PRÓPRIAS PARA DADO, INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO
Lei Científica - Uma relação entre fenômenos, uma seqüência de acontecimentos, um mecanismo natural, que se manifesta sempre da mesma forma em inúmeros estudos independentes, com grande precisão e sem exceções. Essa lista representa uma hierarquia do saber científico, onde as hipóteses representam o nível básico e as leis a suprema realização da Ciência.
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“Uma coisa é aprender pela imitação, outra pela pesquisa
“Uma coisa é aprender pela imitação, outra pela pesquisa. Pesquisar não é somente produzir conhecimento, é sobretudo aprender em sentido criativo. É possível aprender escutando aulas, tomando nota, mas aprende-se de verdade quando se parte para a elaboração própria, motivando o surgimento do pesquisador, que aprende construindo”(FRANCHI apud DEMO).
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São questões referentes aos fins da investigação e à natureza do
O que caracteriza um trabalho científico? Qual a relação entre conhecimentos científicos e outros tipos de conhecimentos? São questões referentes aos fins da investigação e à natureza do conhecimento produzido
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Como julgar o que é uma boa pesquisa? Quem define esses critérios?
São questões relativas aos critérios de avaliação da qualidade dos trabalhos científicos
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São questões voltadas aos pressupostos dos métodos e técnicas
Que procedimentos devem ser seguidos para manter o rigor na coleta e análise dos dados? São questões voltadas aos pressupostos dos métodos e técnicas de investigação, tanto em situações que focalizam problemáticas locais quanto nas que abordam um grande número de observações
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O homem descobre caminhos por diversas razões....
temáticas problemática DIVERSIDADE enfoques TIPOS métodos contextos Planejamento da pesquisa Sistematização e controle dos dados Análise densa e fundamentada Relatório descreva claramente o processo e os resultados
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Mudar para avançar nas descobertas.....
PARADIGMAS validade plausabilidade fidedignidade credibilidade generalização transferência único método triangulação de método, sujeitos e perspectivas Relevância científica e social; definição do objeto, objetivos e questões claramente definidas, metodologia adequada aos objetivos, procedimentos metodológicas bem descritos e justificados, conhecimento gerado pela pesquisa, qualidade do texto produzido, impacto na prática do pesquisador. QUALIDADE
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TAREFAS BÁSICAS DO PESQUISADOR
observação modificação descrição FENÔMENO explicação prognóstico RELATÓRIO DE PESQUISA
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Conhecimento do assunto a ser pesquisado Curiosidade Criatividade
QUALIDADES PESSOAIS DOS PESQUISADORES Conhecimento do assunto a ser pesquisado Curiosidade Criatividade Integridade intelectual Sensibilidade social Perseverança e paciência Confiança na experiência
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VOCÊ SE CONSIDERA UM PESQUISADOR?
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PROCESSO DE PESQUISA CONCEITOS FINALIDADES CARACTERÍSTICAS TIPOS
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PESQUISA: conceitos e definições
O que é pesquisa? “Pesquisar, significa, de forma bem simples, procurar respostas para indagações propostas.” (SILVA; MENEZES, 2001). “Pesquisa científica é a realização concreta de uma investigação planejada, desenvolvida e redigida de acordo com as normas da metodologia consagradas pela ciência.” (RUIZ, 1991)
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PESQUISA: conceitos e definições
O que é pesquisa? “A pesquisa é uma atividade voltada para a solução de problemas, através do emprego de processos científicos.” (GIL apud SILVA; MENEZES, 2001)
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PESQUISA: conceitos e definições
O que é pesquisa? “Pesquisa científica é um conjunto de procedimentos sistemáticos, baseados no raciocínio lógico, que tem por objetivo encontrar soluções para os problemas propostos mediante o emprego de métodos científicos.” (ANDRADE, 2001)
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PESQUISA “A pesquisa científica é um produto de uma investigação, cujo objetivo é resolver problemas e solucionar dúvidas, mediante a utilização de procedimentos científicos. A investigação é a composição do ato de estudar, observar e experimentar os fenômenos.” (BARROS;LEHFELD apud PEDRON)
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PESQUISA “[...]é um procedimento reflexivo sistemático, controlado e crítico, que permite descobrir novos fatos ou dados, relações ou leis, em qualquer campo do conhecimento humano.” (ANDER-EGG apud MARCONI; LAKATOS)
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FINALIDADES DA PESQUISA
explicar os fenômenos do mundo existencial; verificar como esses fenômenos ocorrem; a função e estrutura do fenômeno; as mudanças provocadas; por que e como esses fenômenos ocorrem; até onde esses fenômenos podem ser controlados e quais as influências que podem sofrer;
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FINALIDADES DA PESQUISA
a pesquisa visa responder uma pergunta, um questionamento, uma necessidade de conhecimento sobre algo. (MARCONI; LAKATOS).
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SITUAÇÕES LIGADA À PESQUISA
No dia-a-dia, nas ações mais corriqueiras; No desenvolvimento da ciência; No avanço tecnológico No progresso intelectual de um individuo; No desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem.
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“atividade´básica da ciência”(DEMO,1999,p.22)
PESQUISAR: qual o seu significado? Tomada num sentido amplo, pesquisa é toda atividade voltada para a solução de problemas; como atividade de busca, indagação, investigação, inquirição da realidade; é a atividade que vai nos permitir, no âmbito da ciência elaborar um conhecimento, ou um conjunto de conhecimentos, que nos auxilie na compreensão desta realidade e nos oriente me nossas ações(PÁDUA,2000,p.31). “atividade´básica da ciência”(DEMO,1999,p.22)
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PESQUISAR: qual o seu significado?
“objetiva estabelecer a realidade de um fato no contexto do conhecimento humano”(MARINHO,2003) “ investigação feita com o objetivo expresso de obter conhecimento específico e estruturado sobre um assunto preciso(BAGNO,2000) “investigar problemas gerados e especificados no contexto das práticas vivenciadas”(MARINHO,2003)
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PESQUISA CIENTÍFICA Atividade intelectual que pode ser caracterizada como atividade intelectual intencional que visa responder às necessidades humanas.
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PESQUISA CIENTÍFICA Busca sistemática de soluções, com o fim de descobrir ou estabelecer fatos ou princípios relativos a qualquer área do conhecimento humano
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PESQUISA CIENTÍFICA É uma forma de produção de conhecimento que se caracteriza pela combinação entre especulações lógicas abstratas e verificações práticas
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PESQUISA CIENTÍFICA É um conjunto de paradigmas para a observação, identificação, descrição, investigação experimental e explanação teórica de fenômenos;
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PESQUISA CIENTÍFICA Envolve técnicas exatas, objetivos e sistemáticas, implementadas através de regras fixas para a formação de conceitos, para a condução de observações e de experimentos, e para a avaliação de hipótese explicativas;
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PESQUISA CIENTÍFICA O objetivo maior não é saber como as coisas realmente são, mas sim o de desenvolver explicações que auxiliem na interação com o mundo, ou seja:previsão(o que vai acontecer) e controle(como se pode intervir) Lógica Objetividade Verificabilidade
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PESQUISA Finalidades (ANDRADE, 2001):
Pesquisa pura (básica): satisfação do desejo de adquirir conhecimentos, sem que haja uma aplicação prática prevista Pesquisa aplicada: os conhecimentos adquiridos são utilizados para aplicação prática voltados para a solução de problemas concretos da vida moderna
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PESQUISA Tipos de pesquisa, classificados segundo: A área da ciência;
A natureza; Aos objetivos; Aos procedimentos; Ao objeto; A forma de abordagem.
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TIPOS DE PESQUISA Classificação quanto: À área da ciência Pesquisa teórica Pesquisa metodológica Pesquisa empírica Pesquisa prática
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TIPOS DE PESQUISA À natureza Trabalho científico original Resumo de assunto Aos objetivos Pesquisa exploratória Pesquisa descritiva Pesquisa explicativa
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TIPOS DE PESQUISA Aos procedimentos Pesquisa de campo Pesquisa de fonte de papel Ao objeto Pesquisa bibliográfica Pesquisa de laboratório
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Pesquisa quantitativa Pesquisa qualitativa
TIPOS DE PESQUISA À forma de abordagem Pesquisa quantitativa Pesquisa qualitativa
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TIPOS DE PESQUISA Quanto à ciência Pesquisa teórica – dedicada a estudar teorias Pesquisa metodológica – se ocupa dos modos de fazer ciência Pesquisa empírica – dedicada a codificar a face mensurável da realidade social Pesquisa prática – voltada para intervir na realidade social (pesquisa-ação)
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TIPOS DE PESQUISA Quanto à natureza
Trabalho científico original – pesquisa realizada pela primeira vez e que contribui para a evolução do conhecimento da ciência Resumo de assunto – dispensa a originalidade, sem contudo, abrir mão do rigor científico
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TIPOS DE PESQUISA Quanto aos objetivos Pesquisa exploratória Proporcionar maior familiaridade com o problema; Levantamento bibliográfico ou entrevistas; Pesquisa bibliográfica ou estudo de caso;
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TIPOS DE PESQUISA Quanto aos objetivos Pesquisa descritiva Fatos são observados, registrados, analisados, classificados e interpretados, sem interferência do pesquisador; Uso de técnicas padronizadas de coleta de dados (questionário e observação sistemática).
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TIPOS DE PESQUISA Quanto aos objetivos Pesquisa explicativa Identificar fatores determinantes para a ocorrência dos fenômenos; Ciências naturais – método experimental; ciências sociais – método observacional
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TIPOS DE PESQUISA Quanto aos procedimentos Pesquisa de campo – observação e coleta de dados diretamente no local da ocorrência dos fatos; Pesquisa de fonte documental – pesquisa bibliográfica e documental;
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TIPOS DE PESQUISA Quanto ao objeto Pesquisa bibliográfica/documental – elaborada a partir de material já publicado (livros, artigos de periódicos, etc.)
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TIPOS DE PESQUISA Quanto ao objeto Pesquisa de laboratório – pesquisador procura refazer as condições de um fenômeno a ser estudado, para observá-lo sob controle
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TIPOS DE PESQUISA Quanto ao objeto Pesquisa de campo Construção de um modelo da realidade Formas de observá-la Campo da pesquisa Formas de acesso a esse campo Participantes
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TIPOS DE PESQUISA Quanto à forma de abordagem Pesquisa quantitativa Traduz em números as opiniões e informações para serem classificadas e analisadas; Utilizam-se técnicas estatísticas.
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TIPOS DE PESQUISA Quanto à forma de abordagem Pesquisa qualitativa
É descritiva; As informações obtidas não podem ser quantificáveis; Os dados obtidos são analisados indutivamente; A interpretação dos fenômenos e a atribuição de significados são básicas no processo de pesquisa qualitativa.
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