A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MÉTODO EDUCACIONAL MONTESSORI.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MÉTODO EDUCACIONAL MONTESSORI."— Transcrição da apresentação:

1 MÉTODO EDUCACIONAL MONTESSORI

2 MÉTODO MONTESSORI MENU
MARIA MONTESSORI MÉTODO MONTESSORI EDUCAÇÃO DOS SENTIDOS PRINCIPIOS BÁSICOS DO MÉTODO MONTESSORI ALDEIA MONTESSORI Missão Projeto Pedagógico Atividades MATERIAIS MONTESSORIANOS FINALIZAR

3 Maria Montessori (1870-1952) Médica e educadora.
Contexto: Itália, início do séc XX. Movimento da Escola Nova. Pedagogia Científica. Criou a Casa del Bambini (Casa da Criança). MENU

4 Método Montessori Objetivo: promover atividades motoras e sensoriais.
Ambiente escolar: objetos que estimulem os sentidos. Utilizando-se de jogos e materiais pedagógicos. Criança: “ser” com grande potencial de construção do conhecimento. Aprendizagem se dá por fases. MENU

5 Educação dos sentidos: concentração e disciplina
1. Educação básica ou de peso -feita através de tabelinhas de diferentes qualidades, pesando 24, 18, 12 gramas. 2. Educação estereognóstica - reconhecimento de objetos pelos sentidos musculares e táteis, através de exercícios feitos com os olhos fechados.

6 3. Educação do olfato e do paladar
São apresentadas várias substâncias diferentes as quais as crianças cheiram ou provam, com os olhos vendados para identificá-las.

7 4. Educação táctil e térmica
Consiste em desenvolver as habilidades pelo tato, a agilidade, noções de higiene, sensibilidade do calor, sentidos térmicos e táteis. Para isso utilizavam-se materiais de diferentes superfícies, tecidos diferentes, tigelas cheias de água em temperaturas diferentes

8 5. Educação da vista Tem como objetivo conduzir a criança a observar e perceber distâncias e cores, utilizando os seguinte materiais: caixas com cartões, encaixes sólidos, objetos de diferentes tamanhos e espessuras.

9 6. Educação do ouvido Realizada através de exercícios que servem para a aquisição da linguagem treinando a atenção e reconhecimento dos sons, utilizando apitos, caixinhas cheias de material diferentes e campainhas. Com educação do ouvido, cria-se um introdução para a iniciação musical, gestual e de atitudes.

10 7. Lição do silêncio Em que as crianças são levadas a observar ruídos.
MENU

11 Princípios básicos do Método Montessori
Liberdade Atividade Individualidade MENU

12

13 MISSÃO corpo espírito intelecto emoção mente TRABALHAR
EDUCAR em sua forma mais plena transformação vida harmonia MENU

14 Educação Infantil Creche Berçário Agrupada I Pré-Escolar Agrupada II
Agrupada III Ensino Fundamental Agrupada IV MENU

15 + = BERÇÁRIO Idade: 4 meses a 17 meses ambiente acolhedor
organização dos espaços escolha de cada objeto rico de estímulos

16 BERÇÁRIO Cuidados: higiênicos afetivos pedagógicos psicológicos
estéticos nutricionais provêm condições para atender às particulares exigências desta etapa do desenvolvimento

17 capacidade de locomoção
AGRUPADA I Idade: 1 ano e 6 meses a 2 anos e 11 meses mais espaço favorece para explorar capacidade de locomoção novas conquistas Pouco a pouco adquirem autonomia para o trânsito pelos diferentes espaços da Creche.

18 AMBIENTE AGRUPADA I rico em estímulos cuidadosamente organizado
organização em bases científicas AMBIENTE áreas de trabalho definidas orientar nas explorações e escolhas aprimorar motricidade fina desenvolver o vocabulário Habilidades e competências que vão permitir novos avanços quanto à independência.

19 AMBIENTE AGRUPADA II Idade: 3 a 6 anos sob o olhar atento dos adultos
exploração privilegiado para a rodeado por árvores experiência construtiva jardins AMBIENTE às atividades de movimento radioso rico de estímulos às atividades de descoberta autonomia livre-escolha troca e de comunicação sob o olhar atento dos adultos que respeitam a necessidade de agir da criança em cada etapa do desenvolvimento

20 desenvolvimento da linguagem
AGRUPADA II desenvolvimento da linguagem educação sensorial educação do movimento oficina de criação cozinha experimental ATIVIDADES descoberta do mundo matemática música jogos favorecer a socialização desenvolver a confiança em si mesmo auto-estima gosto por aprender Construir auto disciplina caráter

21 AGRUPADA III Idade: 6 a 8 anos IMPELIDO cultura Materiais atividade
aprendida através cultura Materiais atividade natureza de sua mente leis que regem o desenvolvimento AMBIENTE DE TRABALHO AMBIENTE DE DESCOBERTA absorve experiências pessoais

22 Tudo o que circunda o ambiente
AGRUPADA III explorar o mundo conquista Instrumentos CULTURAIS DE TRABALHO materiais livros cidade Exercícios Tudo o que circunda o ambiente jardim museus jornal filme iniciativa livre-escolha autodisciplina internet televisão busca do conhecimento

23 AGRUPADA IV Idade: 8 a 10 anos Porquê? Completam o currículo
Como? Porquê? Completam o currículo Projeto transdisciplinar consciência corporal Ciência oficina de música história oficina de artes geografia visão cósmica iniciação esportiva matemática natação língua portuguesa língua inglesa

24 ATIVIDADES OFICINA DE CRIAÇÃO (ARTES) CAPOEIRA CONSCIÊNCIA CORPORAL
BALLET JAZZ ATIVIDADES NATAÇÃO INFORMÁTICA INGLÊS INICIAÇÃO ESPORTIVA MENU

25 OFICINA DE CRIAÇÃO (ARTES)
Conquista do da Espaço Comunicação linguagem ser criativo movimento Exemplos: História Geografia Matemática dramatização escultura música apropriando-se do conhecimento de forma criativa e efetiva VOLTAR

26 construção da identidade
CONSCIÊNCIA CORPORAL Exercícios de Linha Tomar consciência movimentos corpo suas possibilidades Desenvolve criatividade auto conhecimento auto-estima construção da identidade VOLTAR

27 Exercício aeróbico ativa
JAZZ desenvolve coordenação equilíbrio corporal postura Exercício aeróbico ativa aumenta a resistência física proporciona maior agilidade circulação VOLTAR

28 O uso do computador é a partir dos 3 anos
INFORMÁTICA O uso do computador é a partir dos 3 anos uma ferramenta de trabalho que desenvolve atitudes de aprendizagem bastante valiosas VOLTAR

29 para que a criança tenha seu interesse despertado
INGLÊS Agrupada III Agrupada IV para que a criança tenha seu interesse despertado VOLTAR

30 bagagem histórico-cultural
situações lúdicas bagagem histórico-cultural resistência muscular cardiorrespiratória CAPOEIRA desenvolver a força equilíbrio ativando velocidade energias criativas coordenação motora VOLTAR

31 saibam agir em sociedade
INICIAÇÃO ESPORTIVA conscientes responsáveis Formar Cidadãos independentes saibam agir em sociedade Os jogos promovem e incentivam relações e reações com um forte componente sócio- afetivo VOLTAR

32 criança sinta confiança e prazer em nadar
NATAÇÃO Quatro estilos Crawl Costas Peito Golfinho Objetivo: criança sinta confiança e prazer em nadar VOLTAR

33 Despertar o gosto pela dança a partir
BALLET do próprio corpo a partir Despertar o gosto pela dança a partir de atividades lúdicas e descontraídas Desenvolver capacidades e habilidades da criança como um todo. VOLTAR

34 Os Materiais Montessorianos

35 Os Materiais Montessorianos
5 grupos de materiais didáticos: Exercícios para a vida cotidiana; Material sensorial; Material de linguagem; Material de matemática; Material de ciências.

36

37

38 O Material Dourado Constituído por cubinhos, barras, placas e cubão
Auxiliam o ensino e a aprendizagem do sistema de numeração decimal-proporcional e das operações fundamentais

39 Sandra Gomes de Oliveira Marina Rodrigues da Silva
Componentes do Grupo: Tábata Bergonci Sandra Gomes de Oliveira Marina Rodrigues da Silva Kelli Cristina Alves da Silva Joselaine Andréia de G. Stênico MENU


Carregar ppt "MÉTODO EDUCACIONAL MONTESSORI."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google