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Sistema Um conjunto de partes que interagem para funcionar como um todo. Um sistema quase sempre é definido tendo em vista um propósito específico. Os.

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1 Sistema Um conjunto de partes que interagem para funcionar como um todo. Um sistema quase sempre é definido tendo em vista um propósito específico. Os elementos do sistema são selecionados de acordo com o objetivo definido Propriedades do sistema emergem das interações entre seus componentes Costuma-se dizer que o todo é mais do que a soma das partes. Devemos definir o sistema a ser estudado tendo em vista o nosso propósito. Por exemplo, ao estudarmos uma empresa, devemos perguntar quais os elementos sob controle da empresa, o que contribui para os seus propósitos, o que consome os recursos de que a empresa dispõe. A partir daí definimos o sistema empresa e seu ambiente. O “feedback” permite que determinados sistemas se ajustem, de acordo com mudanças no ambiente, e que persigam determinados objetivos. R.Sgrillo Dinamica de Sistemas

2 Alguns conceitos Fronteiras Sub Sistemas
Equilibrio, equilibrio dinâmico Estado transiente Osciliações e homeostase Potencia máxima Quantidades e fluxos R.Sgrillo Dinamica de Sistemas

3 Alguns conceitos Estrutura e padrão(comportamento) R.Sgrillo
Dinamica de Sistemas

4 Representações de sistemas
Entradas e Saídas Dinâmica A B Para estudar os sistemas de negócios podem ser adotadas diferentes abordagens, de acordo com os objetivos do estudo: O modelo de entradas e saídas é conveniente para analisar relações entre entradas e saídas de um sistema em operação estável. É muito usado em estudos de qualidade e produtividade. O modelo dinâmico estuda as mudanças de estado de um sistema. Aplica-se ao estudo das mudanças organizacionais. Não confundir o modelo de entradas e saídas com o modelo de estoques e fluxos, que é um modelo dinâmico. C R.Sgrillo Dinamica de Sistemas

5 Quantidades e fluxos Depósito de uma loja Saldo na conta bancária
Crianças nascidas no Brasil por ano Divida externa do país Velocidade de um carro Distancia percorrida pelo carro Pressão de ar em um pneu Se peso atual População de arvores em uma área Desmatamento na Amazonia R.Sgrillo Dinamica de Sistemas

6 Diagrama de ciclos causais
Diagrama representando ciclos fechados de relações de causa e efeito (ciclos causais), que exprime a maneira como as variáveis do sistema se relacionam. O diagrama de ciclos causais é a maneira mais simples e rápida para representar a estrutura que determina o comportamento de um sistema dinâmico. R.Sgrillo Dinamica de Sistemas

7 Simbologia dos ciclos causais
Seta: relação causal Cauda: causa Cabeça: efeito Seta +: efeito varia no mesmo sentido da causa Seta -: efeito varia no sentido oposto à causa Atraso: o efeito só acontece um certo tempo depois da causa Ciclo de “feedback” positivo: perturbações tendem a ser amplificadas Ciclo de “feedback” negativo: perturbações tendem a ser compensadas + + ou ou R.Sgrillo Dinamica de Sistemas

8 Causa/seta positiva Sistema: chorar Elementos: depressão choro +
grau de depressão quantidade de choro + quantidade de choro A depressão causa o choro. Quanto maior o grau de depressão, mais a pessoa chora. grau de depressão R.Sgrillo Dinamica de Sistemas

9 Feedback positivo: crescimento
+ tempo grau de depressão + grau de depressão quantidade de choro + A depressão faz a pessoa chorar mais; Chorar deixa a pessoa ainda mais deprimida; Assim, a pessoa sente-se cada vez pior. Um ciclo que se reforça cada vez mais, como este, é chamado um ciclo de realimentação positivo ou ciclo de crescimento. Neste caso, como o efeito é desagradável, em linguagem comum costumamos dizer que é um círculo vicioso. R.Sgrillo Dinamica de Sistemas

10 Causa/seta negativa - Sistema: Dormir Elementos: Cansaço Tempo de sono
sensação de cansaço sensação de cansaço O sono alivia o cansaço da pessoa. Quanto mais a pessoa dorme, menos cansada se sente. tempo de sono R.Sgrillo Dinamica de Sistemas

11 Feedback negativo: equilíbrio
+ tempo sensação de cansaço sensação de cansaço tempo de sono Quanto mais cansada a pessoa está, mais dorme Quanto mais dorme, menos cansada se sente Um efeito compensa o outro, permitindo que a pessoa chegue a um equilíbrio entre o cansaço tolerável e o tempo de sono, num nível em que se sente bem. Este é um ciclo de realimentação negativa: uma perturbação num determinado sentido tende a ser compensada por uma ação que desloca o sistema no sentido oposto. R.Sgrillo Dinamica de Sistemas

12 Equilíbrio com atraso Sistema: Prestação de serviço
Elementos: Clientes Reputação Expectativa Qualidade demanda do cliente reputação + do serviço - demanda dos clientes atraso diferença + O atraso leva o sistema a continuar compensando mesmo depois de ter passado pelo ponto de equilíbrio desejado. Assim, o sistema oscila. - qualidade do tempo serviço expctativa de serviço R.Sgrillo Dinamica de Sistemas

13 Poluição ? ? ? Sistema: Poluição Elementos: Volume de poluição
Reação da sociedade ? volume de poluição reação da sociedade ? Assinalar os sinais das setas e do ciclo. ? R.Sgrillo Dinamica de Sistemas

14 número de vagas nas empresas número de imigrantes chegando
Migração regional Sistema: Oferta de empregos Elementos: N. Imigrantes N. de vagas de emprego ? número de vagas nas empresas número de imigrantes chegando ? Assinalar os sinais das setas e do ciclo. ? R.Sgrillo Dinamica de Sistemas

15 Feedback positivo + negativo
Sistema: População Elementos: População Alimento Taxa de crescimento O diagrama conta a história de como se enche um copo de água. R.Sgrillo Dinamica de Sistemas

16 3. Metodologia Novos dados Objetivo Hipóteses Formulação Codificação
Dados disponíveis Objetivo Hipóteses Formulação Codificação Simulações Validação 2 Validação 1 Verificação 2 Verificação 1 R.Sgrillo Dinamica de Sistemas

17 Colocação clara do problema que o modelo deve resolver.
OBJETIVOS Colocação clara do problema que o modelo deve resolver. São necessários para: Determinar os componentes do sistema Determinar os dados necessários Fornecer critérios para especificar a precisão necessária dos parâmetros Fornecer critérios para a conclusão do modelo (5-50% do tempo para desenvolver o modelo) R.Sgrillo Dinamica de Sistemas

18 HIPÓTESES Representam as inter-relações e a estrutura do sistema, conforme considerado necessário para atingir os objetivos O modelo é uma mini-representação do sistema. Assim alguns processos e estruturas reais são omitidos do modelo. O estabelecimento das hipóteses necessárias é função do conhecimento que se tem do sistema Para se converter os objetivos em hipóteses devem ser escolhidos objetos, dentro do sistema, nos quais se deve ter atenção, separando-se, a seguir as interações que são significativas. R.Sgrillo Dinamica de Sistemas

19 HIPÓTESES 1. Fazer perguntas  bem formuladas 2. Imaginar hipóteses bem formuladas que possam responder as perguntas 3. Deduzir consequencias lógicas das hipóteses 4. Avaliar as hipóteses, interpretandos os resultados da simulação 5. Voltar ao ponto 1 R.Sgrillo Dinamica de Sistemas

20 HIPÓTESES Avaliar hipóteses é mais formal e facil de ensinar. Por isso é mais enfatizado no ensino formal. Hipotizar é mais " artistico" e dificel, mas toda a boa ciência começa com uma boa hipótese. Modelos para simulaçao representam hipóteses complexas sobre os mecanismos que operam no sistema real. Estas hipóteses, atuando em conjunto, representam uma hipótese única, mais complexa, sugeita a aceitação ou rejeição. Este processo faz avançar o conhecimento científico. R.Sgrillo Dinamica de Sistemas

21 FORMULAÇÃO É a expressão das hipóteses em termos matemáticos. Não há uma maneira única de formular matematicamente uma hipótese. Um ou outro método pode ser mais ou meno útil e/ou facil de aplicar em determinada situação.   CODIFICAÇÃO Transposição das equações para alguma linguagem de computação ou shell para simulação. R.Sgrillo Dinamica de Sistemas

22 Símbolos (Forrester) Dreno R.Sgrillo Dinamica de Sistemas

23 EQUAÇÃO BASICA R.Sgrillo Dinamica de Sistemas

24 Taxas e fluxos Significado Dimensões Dt < 0 ? R.Sgrillo
Dinamica de Sistemas

25 Feedback positivo R.Sgrillo Dinamica de Sistemas

26 Feed back negativo R.Sgrillo Dinamica de Sistemas

27 Feedback postitivo + negativo Crescimento logístico
Sistemas biológicos e sociais normalmente exibem crescimento exponencial, seguido por crescimento assintótico. Este comportamento ocorre quando o sistema é dominado inicialmente por um feedback positivo e em seguida por um negativo R.Sgrillo Dinamica de Sistemas

28 Exemplos Crescimento dos seres vivos Crescimento das populações
Curvas de aprendizados Crescimento urbano Epidemias Em geral sempre que os recursos são limitados R.Sgrillo Dinamica de Sistemas

29 Epidemia R.Sgrillo Dinamica de Sistemas

30 Epidemia R.Sgrillo Dinamica de Sistemas

31 Crescimento logístico
R.Sgrillo Dinamica de Sistemas

32 EXEMPLOS R.Sgrillo Dinamica de Sistemas


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