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Grupo de Aprendizado Dinâmica de Sistemas

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Apresentação em tema: "Grupo de Aprendizado Dinâmica de Sistemas"— Transcrição da apresentação:

1 Grupo de Aprendizado Dinâmica de Sistemas

2 Objetivos Mostrar a importância da dinâmica de sistemas Introduzir os conceitos da DS Definir a estrutura de funcionamento do grupo

3 Metodologia de Decisão
Situação atual Gap/problema Decisões Resultados Objetivo

4

5 Metodologia de Decisão
“Side Effects” ou feedback Situação atual Gap/problema Decisões Resultados Objetivo “Side Effects”

6 Metodologia de Decisão
Ações dos outros agentes Objetivos de outros agentes Situação atual Gap/problema Decisões Resultados Objetivo “Side Effects”

7 Construindo o Diagrama de Causal Loop
Preço lucro Plantio

8 Construindo o Diagrama de Causal Loop
Preço + Lucro Plantio

9 Construindo o Diagrama de Causal Loop
Preço + Lucro + Plantio

10 Estrutura do Sistema - Preço + Lucro B + Plantio

11 Os preços das commoditties agrícolas oscilam
A História Os preços das commoditties agrícolas oscilam muito de tempos em tempos. Quando o preço está alto planta-se muita laranja, quando está baixo se destrói laranjais.

12 Crise na agricultura brasileira supera a política, afirma Rodrigues
Comportamento no tempo Crise na agricultura brasileira supera a política, afirma Rodrigues 29/07/ h21 Preço tempo

13 Análise dos Resultados
Ambiente Decisão Information feedback

14 Análise dos Resultados
Ambiente Decisão Information feedback Estratégias, Regras de decisão Modelos mentais

15 Barreiras para o Aprendizado
Complexidade Combinatorial: alocação de tripulação de vôos Muitas opções/combinações Dinâmica: Beer Game Regras simples Mas com muita interação dos agentes e atrasos

16 Barreiras para o Aprendizado
Causa e efeito muitas vezes estão separadas no tempo Compra e entrega de um carro Internet travada Temperatura do banho Ingestão de bebida alcólica Beer Game ….. Sistemas dinâmicos

17 Uma estrutura que gera Reinforcing Behaviours
+ Ovos R Galinhas +

18 - Galinhas Atropelamentos B
Uma estrutura que gera Balancing Behaviours + Galinhas B Atropelamentos -

19 Uma estrutura que gera ……
+ + R Galinhas B Atropelamentos Ovos + -

20 Barreiras para o Aprendizado
As pessoas utilizam modelos mentais que não retratam o sistema como um todo Não utilizam o método científico para comprovar os modelos e as hipóteses Pessoas não estão treinadas/capacitadas para tratar lidar com sistemas dinâmicos Ambiguidade / tempo limitado Dificuldade de se fazer experiências controladas Falta de ferramentas adequadas para tratar os feedbacks

21 Barreiras para o Aprendizado
Cada carta possui uma letra de um lado e um número do outro. Qual seria o menor número de cartas que você teria que virar para testar que as cartas com vogais possuem números pares no lado oposto? Quais cartas você viraria? E K 4 7

22 Um corpo de métodos, ferramentas e princípios, que nos ajudam a ver as
Dinâmica dos Sistemas “System Dynamics” Um corpo de métodos, ferramentas e princípios, que nos ajudam a ver as interrelações entre as várias variáveis de um sistema.

23 Princípios Básicos Diagramas de Loop Causais Loops de Reforço Loops de Balanceamento Links Delays

24 Diagrama de Loops Causais
Diagrama representando ciclos fechados de relações de causa e efeito que exprime a maneira como acreditamos que as variáveis do sistema se relacionam É uma expressão do nosso modelo mental O diagrama de ciclos causais é a maneira mais simples e rápida para representar a estrutura que determina o comportamento de um sistema dinâmico.

25 Loops Causais São diagramas para entendermos as relações entre variáveis Conceito Direção de influência Um “+” indica que as variáveis andam na mesma direção (um “-” é o oposto) Link A seta mostra a direção da influência Delay As linhas indicam um delay de tempo entre a causa e o efeito + Adultos Causal-loop diagrams show how change causes change. At each end of a causal link are variables. A variable is anything to which you can assign units and plot over time. The arrows in a causal-loop diagram represent cause and effect, not necessarily the sequence of activities. + Polaridade do Loop ‘R’ é de Reforço, um feedback positivo ‘B’ é de Balanceamento, um feedback negativo Crianças

26 Copo d’água B + abertura da torneira + hiato + - vazão da água nível
O diagrama conta a história de como se enche um copo de água. nível desejado nível da água +

27 “+” -- movimento na mesma direção entre duas variáveis
Links “+” -- movimento na mesma direção entre duas variáveis Mais de uma variável leva a mais da outra variável Menos de uma variável leva a menos da outra variável

28 “-” -- movimento na direção oposta entre duas variáveis
Links “-” -- movimento na direção oposta entre duas variáveis Mais de uma variável leva a menos da outra variável Menos de uma variável leva a mais da outra variável

29 Loops de Balanceamento (negativo)
Uma estrutura auto-reguladora, tenta manter o sistema em equilíbrio Goal Seeking (visa um objetivo) Estável Oscilação

30 Comportamento Goal-seeking Loop de Balanceamento
Estoque Comportamento Objetivo Desejado + - Hiato Tempo B + Estoque Ajuste de + Estoque 9

31 Loops de Reforço (positivo)
É a força geradora de crescimento e declínio Amplificação Instabilidade Crescimento ou declínio

32 Loop de Reforço Crescimento Exponencial
Estrutura Comportamento Dinheiro Juros Recebidos Dinheiro no Banco + R In a re-inforcing loop, when change in one variable ripples through the system and causes even more of the same change. The same structure can give rise to vigorous growth or a downward spiral depending on the direction in which the loop is kicked into action. A rule of thumb is that reinforcing loops contain either an even number of ‘o’ links or none at all. Your reinforcing loop example: Tempo

33 Delays Delays em um sistema são indicados por duas linhas cruzando a seta de causa e efeito entre as duas variáveis Delays são muito importantes para entender como o sistema se comporta

34 Oscilação Loop de Balanceamento Com um Delay Temperatura Desejada + -
Hiato B + Temperatura Ajuste da + Temperatura 11

35 Modos Fundamentais de Comportamento
Podemos observar uma variedade enorme de comportamentos dinâmicos. Porém, não são muitas as estruturas de feedback que os geram A System Dynamics afirma que três modos fundamentais de estruturas de feedback são a base para entender muitos dos comportamentos dinâmicos: Crescimento Exponencial Goal Seeking (visando um objetivo) Oscilação

36 Modelo de Project Management
Pessoas Produtividade Qualidade Atividades a serem feitas Atividades finalizadas Atividades sendo feitas Retrabalho já conhecido Retrabalho a ser descoberto Retrabalho sendo descoberto Taxa de obsolescência Mudanças de especificação

37 Modelo de Project Management
Mudanças de especificação Qualificação média das pessoas Pessoas Produtividade Qualidade Atividades a serem feitas Atividades finalizadas Stress, doenças Atividades sendo feitas Retrabalho já conhecido Retrabalho a ser descoberto Horas-extras Taxa de obsolescência Mudanças de especificação Contratação Aceleração do cronograma Progresso aparente

38 Construindo Loops Causais
1. Determine as variáveis; 2. Mostre as relações causais entre as variáveis (com as setas); 3. Determine a polaridade de cada relação causal; 4. Identifique os delays; 5. Determine a polaridade de cada loop Escolha das variáveis: quais são os fatores que influenciam o desempenho do sistema? Quais são as influências diretas de um fator sobe outro? Colocar só influências diretas no diagrama pois as influências indiretas vão aparecer naturalmente, como composições de influências diretas. Sentido do efeito: “+” (ou “S” de “same”) se o efeito for no mesmo sentido da causa—quando a causa aumenta, o efeito aumenta também ou quando a causa diminui o efeito diminui também. “-” (ou “O” de “opposed”) se o efeito for em sentido contrário à causa—quando a causa aumenta o efeito diminui, quando a causa diminui o efeito aumenta. Cruze a seta quando o efeito demorar para ser percebido. Para determinar a polaridade, siga as setas até voltar ao ponto inicial. Um número impar de “–” significa ciclo “–” .

39 Efeitos da ajuda humanitária na África
Atividade 1: Efeitos da ajuda humanitária na África Escolha das variáveis: quais são os fatores que influenciam o desempenho do sistema? Quais são as influências diretas de um fator sobe outro? Colocar só influências diretas no diagrama pois as influências indiretas vão aparecer naturalmente, como composições de influências diretas. Sentido do efeito: “+” (ou “S” de “same”) se o efeito for no mesmo sentido da causa—quando a causa aumenta, o efeito aumenta também ou quando a causa diminui o efeito diminui também. “-” (ou “O” de “opposed”) se o efeito for em sentido contrário à causa—quando a causa aumenta o efeito diminui, quando a causa diminui o efeito aumenta. Cruze a seta quando o efeito demorar para ser percebido. Para determinar a polaridade, siga as setas até voltar ao ponto inicial. Um número impar de “–” significa ciclo “–” .


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