A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Nossa homenagem....

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Nossa homenagem...."— Transcrição da apresentação:

1 Nossa homenagem...

2

3

4 Previsões nos Prolegômenos
Allan Kardec O Livro dos Espíritos e Previsões nos Prolegômenos

5 O Livro dos Espíritos codificado por Allan Kardec é básico no estudo da Doutrina Espírita. No dizer do Prof. J. Herculano Pires – LAKE: O Livro dos Espíritos é a síntese do Velho e do Novo Testamento.

6 Está assim organizada a obra:
– INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA DOUTRINA ESPÍRITA (dezessete capítulos) – PROLEGÔMENOS (prefácio longo) – 1018 perguntas de Allan Kardec (respostas dos Espíritos Sábios e Benevolentes) – CONCLUSÃO (nove capítulos)

7 Tanto na Introdução quanto na Conclusão, Kardec, o Apóstolo escolhido para organizar aquele Consolador prometido por Jesus que é o Espiritismo cristão, mostra ao mundo o caráter universal da Doutrina dos Espíritos.

8 No capítulo VI da Introdução temos o Resumo da Doutrina dos Espíritos, ditado pelos Mensageiros Sublimes, responsáveis pelo trabalho destinado à regeneração da humanidade.

9 Mas o que comentaremos neste nosso despretensioso e breve estudo é a palavra (alguns tópicos) dos Espíritos sábios, responsáveis pela grande Obra, em os Prolegômenos se dirigindo diretamente a Kardec sobre sua missão em escrever o Livro. Vejamos:

10 a) – “Ocupa-te com zelo e perseverança do trabalho que empreendeste com o nosso concurso, porque esse trabalho é nosso.” O codificador jamais se julgou o fundador do Espiritismo, sua ação demonstra completa destituição de vaidade personalista, como pode-se ver, no que ele escreve na INTRODUÇÃO e na CONCLUSÃO: “- O Espiritismo não é obra de um homem. Ninguém se pode dizer seu criador, porque é tão velho quanto a criação. Ele se encontra por toda a parte, em todas as regiões...”

11 b) – “... esta não é senão uma parte da missão que te está confiada...”
Perguntamos então, e a outra parte para a conclusão da grande missão a ele confiada? Já se passaram 151 anos e Kardec não apareceu? Em 1860 o Espírito de Verdade (que é Jesus*), se dirigiu a ele afirmando da sua breve volta: *) - Allan Kardec, O Livro dos Médiuns, cap. XXXI, IX. - Missionários da Luz, FEB, André Luiz/Chico Xavier, cap. 9 (Alexandre).

12 “- Não permanecerás longo tempo entre nós
“- Não permanecerás longo tempo entre nós. Terás que volver à Terra para concluir a tua missão, que não podes terminar nesta existência. Se fosse possível, absolutamente não sairias daí; mas, é preciso que se cumpra a lei da Natureza. Ausentar-te-ás por alguns anos e, quando voltares, será em condições que te permitam trabalhar desde cedo...”. (OBRAS PÓSTUMAS, Segunda parte - Minha volta, 10 de junho de 1860)

13 Ele ainda não veio? Jesus afirmou e determinou
que Kardec voltaria e breve. Ele ainda não veio? Já estamos em 2012, muitos não aceitam e não querem que ele tenha reencarnado. E a ordem de Jesus? Os homens podem mais que Ele?

14 O que é que Kardec viria fazer agora?
Contrariando muitos valorosos confrades, penso: - Se Kardec não veio... E a obra extraordinária de Francisco Cândido Xavier que desdobrou magnificamente a monumental missão de Allan Kardec? O que é que Kardec viria fazer agora?

15 Perdoem-me aqueles que discordam.
Propaga-se no meio espírita a importância do estudo aprofundado da Codificação. Mas não se pode analisar o anúncio dos Instrutores de Kardec quanto à sua nova (próxima) reencarnação? Isto não tem sentido... Penso assim. Perdoem-me aqueles que discordam.

16 “... Por maior que fosse nossa divergência de opinião religiosa, não poderíamos alterar nossos laços de fraternidade em Deus – o supremo dispensador de todas as graças.” Estêvão 1.º parte – Cap. VI

17 c) – “... está próximo o tempo em que a verdade brilhará por toda a parte.”
Tal anúncio acontece aqui no Brasil. São milhares de Casas, Grupos e Federações Espíritas a divulgarem um Espiritismo sério nas bases da Codificação e do Evangelho do Senhor, que atinge, inclusive, povos de todo o Planeta.

18 d) – “O prazer que experimentarás vendo a Doutrina se propagar e ser compreendida te será uma recompensa da qual conhecerás todo o valor, talvez mais no futuro que no presente.” Kardec, onde quer que ele se encontre, deve estar se sentindo muito feliz, porque aqui em nosso País a Doutrina Espírita se propaga (são milhões de adeptos e milhares de obras beneméritas em favor dos menos favorecidos nas lutas da vida) e é amplamente compreendida.

19 e) – “Não te inquietes, pois, com as sarças e as pedras que os incrédulos ou os maus semearão sobre teu caminho. Conserva a confiança: com a confiança tu chegarás ao fim, e merecerás ser sempre ajudado.” f) –“A vaidade de certos homens que crêem tudo saber e querem tudo explicar à sua maneira, fará nascer opiniões dissidentes. Mas todos aqueles que tiverem em vista o grande princípio de Jesus, se confundirão no mesmo sentimento de amor ao bem, e se unirão por um laço fraternal que abrangerá o mundo inteiro.”

20 De Chico Xavier ouvimos:
“ - Todas as vezes que passei na frente dos Espíritos, eles me deixaram falando sozinho. O trabalhador que quiser aparecer vai aparecer, mas o trabalho desaparece.”

21 Realmente, quando o trabalhador age de maneira personalista, vaidosa, ele aparece acima do trabalho e torna-se endeusado, cortejado, aplaudido e festejado, o que não é o caso nem com Kardec e nem com Chico Xavier.

22 Tais anúncios e previsões aconteceram aqui no Brasil, coração do mundo e Pátria do Evangelho, segundo os Benfeitores da Vida Maior por Chico Xavier. Louvamos o trabalho dos Espíritas brasileiros e principalmente o desdobramento fiel da Codificação de Allan Kardec, pelo trabalho missionário de Francisco Cândido Xavier, que deu o testemunho pessoal de tudo aquilo anunciado ao Apostolo de Lyon, inclusive as sarças e as pedras dos incrédulos e dos maus, colocadas em seu caminho.

23 Já se passaram mais de um século e meio que se instalou na Terra o Consolador prometido - o Espiritismo Cristão, que é o Cristianismo Redivivo. Kardec na França e Chico Xavier no Brasil cumpriram fielmente as ordens de Jesus. Obrigado Senhor! Seja feita a Vossa Divina Vontade. Cezar Carneiro de Souza Uberaba (MG), 31/03/2012.

24

25 “Espírito Verdade, eu vos agradeço pelos vossos sábios conselhos.
Aceito tudo sem restrição e sem dissimulação. Senhor! Se vos dignastes lançar os olhos sobre mim para o cumprimento de vossos desígnios, que seja feita a vossa vontade! A minha vida está em vossas mãos, disponde do vosso servidor. Em presença de uma tão grande tarefa, reconheço a minha fraqueza; minha boa-vontade não faltará, mas, talvez, as minhas forças me trairão. Supri a minha insuficiência; dai-me as forças físicas e morais que me forem necessárias. Sustentai-me nos momentos difíceis, e com a vossa ajuda, e a de vossos celestes mensageiros, esforçar-me-ei para corresponder aos vossos objetivos.” Allan Kardec Obras Póstumas (IDE) – 12 de junho de Minha missão – p. 273.

26 Estudo realizado na Casa Espírita “Adelino de Carvalho” por Cezar Carneiro em Uberaba (MG), março/2012. Música: Brahms Cello Sonata n.º1


Carregar ppt "Nossa homenagem...."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google