A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Dia Mundial Da Árvore ou Dia Mundial Da Floresta 21/3

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Dia Mundial Da Árvore ou Dia Mundial Da Floresta 21/3"— Transcrição da apresentação:

1 Dia Mundial Da Árvore ou Dia Mundial Da Floresta 21/3
Incêndios Florestais Realizado por: Ana Domingos nº 153 Cristina Martins nº 27 Joana Lopes nº 280 Tiago Ferreira nº 180

2 Introdução Este trabalho é no âmbito do Dia Mundial da Árvore ou Dia Mundial da Floresta que se festeja-se em 21 de Março. A comemoração oficial do Dia da Árvore teve lugar pela primeira vez no estado norte-americano do Nebraska, em 1872.Nos EUA, é comemorado no dia 23 de Setembro, junto do aniversário de Julius Sterling Morton, morador da Nebrasca, que incentivou o plantio de árvores naquele estado. O subtema escolhido foi : Incêndios Florestais em Portugal! Iremos falar das suas causas, medidas de prevenção e atitudes a tomar no caso de incêndio!

3 Condições de Propagação de um Incêndio
Além da fonte de calor um incêndio só se propaga em algumas condições : - vento intenso; - baixa humidade relativa no ar; - temperaturas elevadas; - e/ou ocorrência de trovoadas. Ou: - existência de combustíveis mortos com baixos níveis de humidade; - existência de uma fonte de ignição (inflamação ).

4 Toma atenção e … - Não faça fogueiras em zonas florestais de alto risco, especialmente no Verão ; -Não deixe em lugar nenhum pontas de cigarro acesas ; -Não deite foguetes em locais expostos à propagação do fogo ; -Não abandone lixo ou desperdícios que possam favorecer a propagação do fogo ; -Não tente chegar a todo o lado de carro: o contacto do tubo de escape com a folhagem seca pode iniciar um incêndio. Não seja passivo ante as responsabilidades dos outros. Se as pessoas irresponsáveis persistirem, denuncie-as às autoridades

5 Em caso de incêndio nunca entres em pânico
- Mantenha a calma e actue com normalmente; - Chama os Bombeiros e para isso usa o telefone marcando o 112 ou 117; - Não te aproximes do local do fogo ; - Abandona a zona ajudando, caso te seja possível, outros mais novos ou assustados ; - Se o fumo for muito gatinha até à saída mais próxima ; - Se possível improvisa uma máscara, utilizando um lenço molhado;

6 Avisa um adulto para que …
- Fecha as portas ao sair ; - Se o fogo pegar à tua roupa, atira-te para o chão e rola sobre ti mesmo; - Nunca voltes atrás mesmo que tenhas esquecido alguma coisa ; - Facilita o trabalho dos Bombeiros . Avisa um adulto para que … - Tente extinguir o fogo, se o tamanho e intensidade do mesmo o permitirem. Atire água para a base das chamas e para as suas imediações. - Utilize rama verde para golpear as chamas e cubra-as com terra

7 Quais serão os motivos que levam algumas pessoas a provocar um incêndio?
→Interesse económico pessoal Queima-se a propriedade do vizinho para proteger a própria propriedade. Queima-se porque alguém pagou para isso. Queima-se para melhorar as pastagens e coutadas.

8 Quais serão os motivos que levam algumas pessoas a provocar um incêndio?
→Interesse económico indirecto Para obrigar a população a vender madeira. Para destruir pragas. Para obter trabalho no local. Para desvalorização de um terreno.

9 Quais serão os motivos que levam algumas pessoas a provocar um incêndio?
→ Objectivo ou satisfação pessoal Por desrespeito ou inveja em relação a outros proprietários. Por conflitos com os vizinhos. Pela convicção de que é bom que as matas ardam. Impulsos pessoais e embriaguez.

10 Quais serão os motivos que levam algumas pessoas a provocar um incêndio?
→Perturbações mentais e imaturidade Piromaníacos (ou incendiários). Diminuídos mentais. Crianças

11 Mapa das áreas ardidas entre 1990 e 1996

12 Área ardida em 2003 e 2007

13 Causas de incêndios em Portugal

14 Medidas propostas pelo Governo:
-dar um subsídio às famílias que perderam as suas fontes de rendimentos, equivalente a um salário mínimo nacional por cada elemento do agregado familiar, numa única prestação; -apoiar as actividades agrícolas e florestais nas regiões mais atingidas pelo flagelo dos incêndios; -apoiar a reflorestação urgente das áreas ardidas; - fazer a inventariação exacta de todos os prejuízos, áreas afectadas, situações a resolver, entre outros.

15 Conclusão Com este trabalho aprendemos algumas atitudes para por em prática em caso de incêndio, na sua prevenção e expandi-las pelos nossos amigos e família, criando melhores cidadãos. Também nos levou a compreender o motivo que leva alguém a simular um incêndio e que na nossa opinião nenhum deles é válido, pois Portugal é um país rico em zonas verdes, que devemos preservar.

16 Bibliografia http://aprenderbrincando.no.sapo.pt/poluicao.htm
 

17


Carregar ppt "Dia Mundial Da Árvore ou Dia Mundial Da Floresta 21/3"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google