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Plataforma “palcos virtuais”
© GTI – Grupo de Trabalho da Intranet Escola Secundária de Emídio Navarro -Viseu Plataforma “palcos virtuais” "Não existe o esquecimento total: as pegadas impressas na alma são indestrutíveis.“ (Thomas De Quincey)
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Considerações Escola Secundária de Emídio Navarro – Viseu
“Sistema de Informação Baseado numa Intranet para a Gestão Pedagógica de uma Escola do Ensino Secundário”, Dissertação submetida, por Rafael Machado, para satisfação parcial dos requisitos do grau de mestre em Gestão de Informação, FACULDADE de ENGENHARIA da UNIVERSIDADE do PORTO, Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores, Porto, Setembro de 1999 Agrupamento de Escolas Ana Castro Osório – Mangualde Agrupamento de Escolas Gomes Eanes de Azurara – Mangualde Agrupamento de Escolas de Marzovelos – Viseu Agrupamento de Escolas de Vil de Soito – Viseu Escola Secundária de Emídio Navarro – Viseu Colégio da Imaculada Conceição – Viseu
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Considerações As soluções para a gestão de escolas dos Ensinos Básico e Secundário centram-se quase que exclusivamente no aspecto técnico e tecnológico, não considerando a sua integração na estrutura de funcionamento da organização, o que levaria possivelmente a uma reorganização dos canais de informação e alteração nas relações de poder. Uma solução desta natureza não pode ser “desligada” das vivências nas várias organizações. O caminho a trilhar deve passar pelo desenvolvimento de “Palcos Virtuais” que abranjam não só o aspecto mecanicista do lançamento de informação, mas também aspectos de natureza humana.
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O Mundo como um Palco O mundo inteiro é um palco.
Todos os homens e mulheres não passam de actores, Têm as suas entradas e saídas; E na sua vida um homem desempenha muitos papéis; […] William Shakespeare, As You Like It
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A escola como um Palco Actores Papéis Tarefas
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Vários papéis Principais Associados Professor Director de Turma Aluno
Pai e Encarregado de Educação Funcionário Associados Director de Turma Conselho Executivo Coordenador de Departamento Sub-Coordenador de Área Disciplinar Conselho Pedagógico Administrativo Outros…
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Várias tarefas Quero lançar as faltas dos alunos
Quero contactar o colega António Quero saber quem são os professores da turma Quero contactar o Director de Turma Quero saber se a sala 18 está livre na sexta feira Quero saber as faltas do meu educando Quero saber os meus serviços de vigilância Quero contactar o professor de Filosofia Quero saber quantas faltas dei a Inglês Quero saber as classificação dos meus alunos no 1º período Quero enviar uma mensagem aos meus alunos do 11º B Quero disponibilizar a correcção do teste de avaliação Quero divulgar o projecto desenvolvido pela minha turma Quero saber os professores que faltaram durante o 1º período Outros…
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Construção de “Palcos Virtuais”
Metodologia de trabalho colaborativo e participativo, centrada nos actores Metodologia centrada nos actores Fácil utilização Conteúdo Performance Satisfação Valor Acrescentado
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Participação ao nível da concepção
DESENHO PROTÓTIPO AVALIAÇÃO PROCESSO ITERACTIVO
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Desenho Desenho Análise de requisitos funcionais:
Diagnóstico das necessidades (de informação) Práticas que podem ser suportadas Práticas que podem ser melhoradas ou criadas Instrumentos de recolha: Inquéritos Entrevistas Observação Desenho
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Protótipo Principais aspectos a ter em conta: Replicação das tarefas
Usabilidade
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Balanceamento de forças
Design tecnologia actores instituição tarefas
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Iteração Qualidade total
Avaliação Teste do protótipo Factores de desmotivação: Frustração Demasiado esforço para navegar Dificuldades na localização da informação Surpresas desagradáveis Demasiado lento Iteração Qualidade total
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Factores de sucesso Integrado no projecto educativo da escola
Projecto assumido pelo órgão de gestão Integrado no projecto educativo da escola Envolvimento de TODA a comunidade educativa de forma participativa (colaboradores) Definição de políticas internas correctas Processo de liderança Envolvimento de pessoas com elevadas competências técnicas (núcleo duro) Envolvimento de PQND (continuidade do projecto) Acesso generalizado Infra-estruturas técnicas disponíveis
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Constrangimentos Como envolver os actores/colaboradores?
Resistência à mudança Como envolver os actores/colaboradores? Núcleo duro (pouca disponibilidade, falta de pessoas com competências técnicas elevadas) Infra-estruturas técnicas (fraca cobertura, falta de capacidade orçamental) “Alimentação” e manutenção de conteúdos
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Estudo de Caso: EsenNet (
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Um pouco de história… 1998/1999 - Início do projecto - Intranet
1999/2000 – Desenvolvimento de módulos funcionais do SIP 2001/2002 – Criação do GTI – Grupo de Trabalho da Intranet 2003/2004 – Passagem de Intranet para Extranet 2003/2004 – Contas de para Alunos, Professores e Funcionários 2003/2004 – Realização do I Seminário “Palcos Virtuais” 2004/ Início de parceria com as escolas associadas 2004/2005 – Módulo funcional: Caderneta Virtual 2005/2006 – Instalação da plataforma “Moodle” 2006/2007 – visitas (contabilizadas desde Fevereiro 2004)
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colaboradores (comunidade educativa)
GTI – Grupo de Trabalho da Intranet núcleo duro colaboradores (comunidade educativa) coordenador consultores Órgão de Gestão Escolas Associadas
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Área de acesso livre Página inicial
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Área de acesso livre Áreas funcionais
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Área de acesso livre Ferramentas de comunicação
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Área de acesso livre Colaboração/participação
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Área de acesso livre “Palco das Efemérides”
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Área de acesso livre Ementas do Refeitório e Frase do Dia
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Área de acesso livre Incubação de projectos
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Área de acesso livre Actividades
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Área de acesso livre Notícias e Destaques
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Área de acesso livre eLearning
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Área de acesso livre Correio electrónico
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SIP – Sistema de Informação Pedagógica
Acesso seguro (encriptação + validação)
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SIP – Sistema de Informação Pedagógica
Gestão: SAC – Sistema Automático de Convocatórias
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SIP – Sistema de Informação Pedagógica
Gestão: SAC – Sistema Automático de Convocatórias – Vigilâncias
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SIP – Sistema de Informação Pedagógica
Gestão: Gestão de ementas
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SIP – Sistema de Informação Pedagógica
Gestão: Gestão de turmas/professores/disciplinas
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SIP – Sistema de Informação Pedagógica
Professor: Turmas
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SIP – Sistema de Informação Pedagógica
Professor: Área Disciplinar
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SIP – Sistema de Informação Pedagógica
Professor: Listagem de professores
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SIP – Sistema de Informação Pedagógica
Professor: Requisição de Salas TIC
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SIP – Sistema de Informação Pedagógica
Professor/Aluno/Encarregado de Educação: Caderneta Virtual
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Infraestruturas
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Seminário “Palcos Virtuais”
Utilização das TIC na educação II Seminário “Palcos Virtuais” TIC – uma vantagem competitiva III Seminário “Palcos Virtuais” Influência crescente na “aldeia global” IV Seminário “Palcos Virtuais” In Memoriam
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Trabalhos Futuros
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Rumo ao futuro… Criação de Templates Novos módulos funcionais
Migração das Base de Dados para MySQL Instalação de novo servidor de HelpDesk via Moodle Normalização de procedimentos Realização do V Seminário “Palcos Virtuais” numa das escolas associadas
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Estratégias Formação de colaboradores – publicação de informação
Dar maior relevância à comunicação Participação efectiva dos vários actores Envolver mais escolas (2 escolas no próximo ano lectivo) Análise de impacto
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Plano TIC 2007/2008 da Escola Secundária de Emídio Navarro – Viseu Agrupamento de Escolas Ana Castro Osório – Mangualde Agrupamento de Escolas Gomes Eanes de Azurara – Mangualde Agrupamento de Escolas de Marzovelos – Viseu Agrupamento de Escolas de Vil de Soito – Viseu Escola Secundária de Emídio Navarro – Viseu Colégio da Imaculada Conceição – Viseu
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Plataforma “palcos virtuais”
© GTI – Grupo de Trabalho da Intranet Escola Secundária de Emídio Navarro -Viseu Plataforma “palcos virtuais” "Não existe o esquecimento total: as pegadas impressas na alma são indestrutíveis.“ (Thomas De Quincey)
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