A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESPIRITISMO O CONSOLADOR PROMETIDO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESPIRITISMO O CONSOLADOR PROMETIDO"— Transcrição da apresentação:

1 ESPIRITISMO O CONSOLADOR PROMETIDO
CURSO: O LIVRO DOS ESPÍRITOS

2 O QUE É O ESPIRITISMO? “O espiritismo é, ao mesmo tempo, uma ciência de observação e uma doutrina filosófica. Como ciência prática ele consiste nas relações que se estabelecem entre nós e os espíritos; como filosofia, compreende todas as conseqüências morais que dimanam dessas mesmas relações”. Allan Kardec, O que é o espiritismo? Espiritismo: Doutrina baseada na crença da sobrevivência da alma e da existência de comunicações entre os vivos e mortos. Fonte: Dicionário Aurélio, 6ª edição.

3 O Consolador Prometido
“Se me amais, guardareis os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro consolador, para que fique eternamente convosco. É o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece, mas vós o conhecereis, porque permanecerá convosco e estará em vós. Não vos deixarei órfãos. A palavra que tendes ouvido não é minha, mas sim do Pai que me enviou. Disse-vos estas coisas enquanto estou convosco. Mas o Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ensinar-vos-á todas as coisas e vos recordará tudo o que vos tenho dito. João, capítulo 14, vv. 15 a 25.

4 Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora
Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora. Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vô-lo há de anunciar. Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso vos disse que há de receber do que é meu e vô-lo há de anunciar. João, capítulo 16, vv. 12 a 15.

5 São João, o Apóstolo; El Greco, 1600
O Advento do Espírito de Verdade “que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece”, não estaria consubstanciado em uma personalidade perecível.

6 Os Precursores Sócrates (470-399 AC) e Platão.
Pitágoras (“A alma é a verdadeira substância, distinta do corpo, a qual preexiste.”). Bíblia Isaac Newton (“O espírito nada mais é que um corpo de luz não material.”). “Aqueles do vosso povo a quem a morte foi dada viverão de novo; aqueles que estavam em meio a mim ressuscitarão.” (Isaias, 26,19) “A pura verdade é que eu já existia antes de Abraão nascer!” (João, 8:58) “Em verdade, em verdade, te digo que ninguém pode entrar no reino de Deus se não nascer de novo”. Jesus (João, 3:3)

7 Emmanuel Swedenborg (1688-1772)
A elaboração da doutrina vinha sendo preparada cuidadosamente, mencionando "batedores" e "patrulhas de vanguarda" que prepararam o terreno para uma "invasão espiritual organizada" de nosso mundo. Como não poderia deixar de ser, Swedenborg pode e deve ser considerado o primeiro desses batedores, pois se lançou literalmente na elaboração de uma doutrina, alavancado por sua magnífica cultura e poderosa inteligência. Pode ser considerado como um dos precursores do Espiritismo. Nascido na Suécia, cientista e engenheiro de minas, intelectual respeitado, iniciou atividade mediúnica na adolescência.

8 Em 1744 relatou ao mundo: “Uma noite o mundo dos Espíritos, céu e inferno, se abriu para mim, e nele encontrei várias pessoas conhecidas, em diferentes condições. Desde então o Senhor abria diariamente os olhos do meu espírito para que eu visse, em perfeito estado de vigília, o que se passava no outro mundo, e pudesse conversar, em plena consciência, com os anjos e os espíritos.”, e que havia recebido em aviso divino para se tornar “tanto um vidente quanto um anunciador da verdade espiritual e da doutrina que está por trás do sentido simbólico e literal das Sagradas Escrituras”.

9 Sua mente privilegiada em relação ao nível de inteligência e cultura foi prejudicial em certo sentido, adulterando os resultados do que lhe foi permitido observar nesse mundo além-túmulo e levando-o a querer criar uma teologia própria, não aceitando opiniões contrárias aos seus próprios pontos de vista. Seus ensinamentos foram utilizados por homens como Imanuel Kant e Göethe. Acabou por passar uma visão personalista e muito mística às revelações.

10 Edward Irving (Escócia; 1792-1834): pastor presbiteriano
Edward Irving (Escócia; ): pastor presbiteriano. À partir de 1830, relatou manifestações físicas que ocorriam nas casas dos fiéis e na igreja, onde muitas vezes chegavam a interromper as missas. Registrou um fenômeno semelhante ao Pentecostes, quando os adeptos passaram a falar simultaneamente idiomas desconhecidos. Devido ao seu próprio modo de pensar Irwing enfrentou muitas lutas com autoridades de sua igreja. Diante dos fatos que ocorriam, passou a sofrer a censura do presbítero. Isso lhe afetou a saúde de tal maneira que, como disse Conan Doyle: -"Aquele gigante de meia idade murchou e encolheu."

11 Os Shakers

12 Comunidade religiosa dos EUA, ligada aos Quakers, passaram a dar vazão nas comunicações, sendo que vários índios se manifestavam. "Um ou dois presbíteros deveriam estar na sala de baixo, aí batiam à porta e os índios pediam licença para entrar. Dada a licença, toda a tribo de Espíritos de índios invadia a casa e em poucos minutos por toda a parte ouvia-se o seu "Whop ! Whoop!". Mas, quando sob o controle dos índios, conversavam na língua destes, dançavam as suas danças e em tudo mostravam que estavam realmente tomados por Espíritos de Peles Vermelhas. Analisaram todos os fenômenos, chegando à conclusão que os espíritos dos índios tinham vindo para aprender, a fim de se prepararem para uma missão mais importante. Cerca de sete anos depois os espíritos os deixaram, já conscientizados de sua situação e preparados para uma outra missão mais importante. «Quando os espíritos os deixaram, disseram-lhes que se iam, mas que voltariam, e que, quando voltassem, invadiriam o mundo e tanto entrariam nas choupanas quanto nos palácios» (AC Doyle)

13 É considerado o precursor das mocidades espíritas.
Andrew Jackson Davis ( ): tinha visões desde pequeno e foi orientado pelo médico e desbravador Livingstone. Em 06/11/1844 encontrou-se em desdobramento com o médico grego Galeno e com Swedenborg. Quatro anos mais tarde escreveria uma nota profética no seu diário, em 31 de março de 1848, a mesma data dos eventos na residência da família Fox: “Esta madrugada um sopro quente passou pela minha face e ouvi uma voz suave e forte dizer: ‘Irmão, um bom trabalho foi começado. Olha, surgiu uma demonstração viva!’ - fiquei pensando o que queria dizer essa mensagem”. É considerado o precursor das mocidades espíritas. Nas suas visões do mundo espiritual, descreveu um lugar chamado Summerland, destinado às crianças desencarnadas, cujos Espíritos precisavam ainda entender o que se passava com eles. Tudo ali era de acordo com a idade mental das crianças. Por causa dessa visão, fundou o Primeiro Liceu Espírita, em 25 de janeiro de 1.863, em Dodsworth Hall, Broadway, New York.

14 Daniel Dunglas Home : Escocês ( ), famoso por ser um grande médium de efeitos físicos, como levitação de si mesmo e de objetos, além de materializações e voz direta. Home era raro pelo fato de possuir poderes em quatro tipos diferentes de mediunidade: voz direta, psicofonia, clarividência e mediunidade de efeitos físicos.

15 O Século XIX foi um desses momentos em que a humanidade foi agraciada com um grande número de Espíritos iluminados que vieram efetuar profundas transformações na conjuntura política, social, científica, cultural e econômica daquela época.

16 Alguns desses pensadores importantes da época
Poeta, ensaísta, dramaturgo, filósofo, historiador, responsável por várias reformas na França (liberdade de imprensa, tolerância religiosa, tributação proporcional). Voltaire Político, filósofo e escritor francês. Famoso pela sua Teoria da Separação dos Poderes. Montesquieu Introduziu várias reformas na França: liberdade de imprensa; um sistema imparcial de justiça criminal; tolerância religiosa; tributação proporcional; redução dos privilégios da nobreza e do clero.

17 Filósofo suíço, escritor, teórico político e um compositor musical autodidata. Defendia um Estado social legítimo. Rousseau Economista francês. Criou a idéia da “oferta-procura”, fundamento da economia moderna. Defendia a agricultura como a principal atividade criadora de riqueza. Quesnay Quesnay: Somente a agricultura era criadora de riqueza, já que a indústria limitava-se a transformar a matéria; Os indivíduos mais úteis à sociedade eram os grandes proprietários e os fazendeiros; Era contrário às teorias mercantilistas; Criou a idéia de “oferta-procura”, fundamento da economia moderna. A Fisiocracia destaca a agricultura como sendo a fonte de riquezas da nação, conceito contrário ao Mercantilismo inglês que primava pelo desenvolvimento da indústria e do comércio exterior.

18 Filósofo e escritor francês
Filósofo e escritor francês. Era um crítico ferrenho do absolutismo e do clero. Editor da “Encyclopédie”. Sua edição, em 28 volumes, demorou 21 anos. Diderot Filósofo, matemático e físico francês. Participou na edição da “Encyclopédie”. Foi um expoente no desenvolvimento teórico da física e da matemática. Alembert Diderot: Foi o editor da Encyclopédie ( ) onde escreveu toda o conhecimento que a humanidade havia produzido até então. Demorou 21 anos para ser editada, e é composta por 28 volumes.

19 Rei francês, criou o Estado-Geral, aboliu o feudalismo e a tortura, reduziu a força da Igreja, mas não desenvolveu todas as reformas prometidas, provocando a revolução francesa. Louis XVI Imperador da França por 15 anos. Fez grandes reformas em prol da liberdade individual, igualdade perante a lei, direito à propriedade, entre outras. Napoleão Rei francês ( ) nascido em Versalhes, que criou (1789) o Estado-Geral (Louis XVI o conseguiu chamando o Estado-Geral para o governo, em maio Este era formado por um grupo de pares de deputados das cidades e províncias francesas. O Estado-Geral não era utilizado pelos governos desde Colocado originalmente ao mesmo nível do rei, Louis XVI teve que aprovar todas as leis que lhe passaram, inclusive remover as direitas dos nobres sobre os escravos e os camponeses. Uma outra lei reduziu a potência da Igreja. Dando força ao Estado-Geral, Louis XVI começou a usar as idéias do povo no governo francês), mas não desenvolveu as reformas prometidas o que provocou a revolução, um dos acontecimentos mais importantes da idade moderna. Ele e sua rainha, Marie Antonieta, foram executados na guilhotina (1793) na Place de la Révolution, depois Place de la Concorde, em Paris. Filho de Luís XV e de Maria Josefa da Saxônia, tornou-se delfim, herdeiro do trono (1765), com a morte do pai. Cinco anos depois, casou-se com a arquiduquesa austríaca Maria Antonieta de Habsburgo, filha da imperatriz Maria Teresa da Áustria. Assumiu o trono (1774), após a morte de seu avô Luís XV. Reconhecido como um rei de caráter fraco, perdeu sua força de governo para o Parlamento, dominado pela aristocracia, o que levou o reino à beira da falência.  Devido à condições climáticas (1788), a produção de alimentos baixou, os preços aumentaram e houve fome, gerando descontentamento. Incumbiu o ministro Turgot de realizar uma reforma tributária, mas este sofreu forte oposição dos nobres e demitiu-se. Em busca de salvar a corte deixou-se dominar pelas facções mais reacionárias lideradas por seu irmão, o conde de Artois, e pela rainha Antonieta. O novo ministro Necker convenceu o rei a convocar a Assembléia dos Estados Gerais, que se reuniram em maio (1789) em Versalhes. O que se queria é que o Terceiro Estado pagasse os impostos que ambos clero e nobreza recusavam-se. A estratégia era que a votação fosse feita por Estado e não por indivíduos. Em 17 de junho daquele ano o Terceiro Estado reuniu-se em separado e proclamou a Assembléia Nacional, que em 9 de julho tornou-se Assembléia Nacional Constituinte. No dia 26 de agosto foi aprovada a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Diante da criação da Assembléia Nacional e da recusa do rei em aprová-la e a massa parisiense invadiu Versalhes, a família real tentou fugir do país, mas foi capturada, e obriganda a morar em Paris. Tentou então fugir do Palácio das Tulherias (1791) para comandar do exterior a contra-revolução, porém foi reconhecido e preso em Varennes. Sua última esperança estava na Áustria, terra natal da rainha Maria Antonieta. O exército austro-prussiano invadiu a França, mas foi derrotado em setembro (1792) e, então, foi proclamada a República. O rei e a rainha julgados por traição, condenados à morte na guilhotina, a monarquia abolida (1792) e ele executado em 21 de janeiro (1793). Napoleão Bonaparte, em francês Napoléon Bonaparte, nascido Napoleone di Buonaparte, (Ajaccio, Córsega, 15 de Agosto de 1769 — Santa Helena, 5 de Maio de 1821) foi o dirigente efectivo da França a partir de 1799 e adotando o nome de Napoleão I foi Imperador da França de 18 de Maio de 1804 a 6 de Abril de 1814, posição que voltou a ocupar rapidamente de 20 de março a 22 de junho de Além disso, conquistou e governou grande parte da Europa central e ocidental. Napoleão nomeou muitos membros da família Bonaparte para monarcas, mas eles, em geral, não sobreviveram à sua queda. Foi um dos chamados "monarcas iluminados", que tentaram aplicar à política as idéias do movimento filosófico chamado Iluminismo ou Aufklärung. Napoleão Bonaparte tornou-se uma figura importante no cenário político mundial da época, já que esteve no poder da França durante 15 anos e nesse tempo conquistou grandes partes do continente europeu. Os biógrafos afirmam que seu sucesso deu-se devido ao seu talento como estrategista, ao seu talento para empolgar os soldados com promessas de riqueza e glória após vencidas as batalhas, além do seu espírito de liderança. O governo do Diretório foi derrubado na França sob o comando de Napoleão Bonaparte, que, junto com a burguesia, instituiu o consulado, primeira fase do governo de Napoleão. Este golpe ficou conhecido como 'Golpe 18 de Brumário' (data que corresponde ao calendário estabelecido pela Revolução Francesa e equivale a 9 de novembro do calendário gregoriano) em Muitos historiadores alegam que Napoleão fez questão de evitar que camadas inferiores da população subissem ao poder.

20 Outros personagens importantes da época
Wagner Beethoven Músicos Rossini Bellini Chopin

21 Manet Pintores Renoir Monet

22 Escritores Lamartine Victor Hugo Stendhal Zola Goethe
Escritores que se engajaram na luta política e social na França.

23 Cientistas Darwin Louis Pasteur Pierre e Marie Curie

24 As Grandes Transformações ...
Apoiados, principalmente, nas idéias renovadoras divulgadas pelos Espíritos reformadores, denominados iluministas e enciclopedistas,dão-se: O iluminismo ou esclarecimento é uma atitude geral de pensamento e ação que se caracteriza pela confiança no progresso e na razão, pelo desafio à tradição e à autoridade e pelo incentivo à liberdade de pensamento. O positivismo representou um sistema filosófico que tinha por objetivo o estudo da natureza pelos sentidos, pela observação, pela análise e pela experimentação, sem cogitar, entretanto, do lado espiritual das coisas.  a queda do absolutismo. os grandes movimentos sociais europeus; Fonte: CURSO ESDE/ FEB

25 Os Fenômenos de Hydesville. As Irmãs Fox.
A Família Fox se mudou para uma casa em Hydesville, interior do estado de Nova York, em dezembro/1847. Passaram a presenciar fenômenos como batidas, ruídos de passos e estalos, que aumentaram progressivamente. Em 31/03/1848, a pequena Kate Fox, com sete anos, desafiou a força invisível a repetir com batidas as suas palmas. A partir daí, uma comunicação se tornou cada vez mais intensa, inclusive na presença de vizinhos e outros. Acreditou-se que o fato era causado pela presença das meninas, Kate e Margareth, na casa, porém elas foram separadas e levadas a diferentes locais e, por onde foram, os fenômenos se repetiam.

26 Em todo o mundo fatos semelhantes passaram a ocorrer, com comunicações inteligentes, chegando a uma “moda”, que foram as reuniões nas quais mesas se elevavam acima do solo, espontaneamente, e manifestavam certa inteligência. Esta moda atravessou o Atlântico, chegando a Londres e Paris. As Mesas girantes: Tal fenômeno parece ter sido notado primeiramente na América do Norte de forma intensa, propagando-se, na seqüência, pelos países da Europa, como a França, a Inglaterra, a Holanda, a Alemanha, chegando até na Turquia, nos meados do século XIX. Os espíritos se manifestavam através da movimentação das mesas, com batidas no solo, correspondendo à letras do alfabeto. Este processo foi sendo aprimorado com o tempo.

27 ALLAN KARDEC Nasceu em Lyon, em 3 de outubro de 1804, com o nome de Hippolyte Léon Denizard Rivail, filho de família de tradição na área do Direito e Magistratura, porém, desde pequeno desenvolveu o gosto pelos estudos filosóficos. Aluno brilhante, aos dez anos de idade se transfere para a cidade de Iverdun, Suíça, aos cuidados do grande mestre da pedagogia, Pestalozzi. Falava alemão, inglês, holandês, italiano, espanhol e francês. Redigiu diversas obras, dentre as quais livros sobre aritmética, geometria e gramática, além de participar dos programas públicos de ensino de matemática, química, francês, física e astronomia. Era casado com Améllie Gabrielle Boudet e não teve filhos. Desencarnou em 31 de março de 1869.

28 Era estudioso do magnetismo
Era estudioso do magnetismo. Em 1854, um amigo, Fortier, o convidou a conhecer as mesas girantes, o que foi recusado (“Eu só acreditaria, quando ver e quando me tiverem provado que uma mesa tem cérebro para pensar, nervos para sentir e que se possa tornar sonâmbula. Até lá, permita-me que só veja nisso uma história para provocar o sono”). O amigo insistiu, até que o professor Rivail foi a uma reunião, na casa da Mme Plainemaison. Foi na casa da família Boudin, inicialmente com escrita através de cestas, que começou a realizar as questões de cunho religioso, filosófico e científico, que deram origem aos estudos da doutrina espírita. Outras médiuns auxiliaram na tarefa, como Ruth Celine Japhet e Roustan, intuitivos; a senhora Canu, sonâmbula inconsciente; Canu, médium psicofônica; a Sra. Leclerc, psicógrafa; a Sra. Clement, psicógrafa e psicofônica; a Sra. De Pleinemaison, auditiva e inspirada; Sra. Roger, clarividente; e Srta. Aline Carlotti, psicógrafa e psicofônica.

29 Sendo um cientista nato, de formação positivista, passa a repetir os questionamentos em várias ocasiões diferentes, para analisar o verdadeiro teor das respostas. Diz que “É melhor rejeitar 10 verdades que aceitar uma mentira!”. O professor Rivail recebe as mensagens que indicam o tamanho de sua missão, a de revelar o Consolador Prometido por Jesus à humanidade. Em 24/03/1856, no seu escritório, recebe a seguinte manifestação: Perg. Meu Espírito familiar, quem quer que sejais, vos agradeço por ter vindo me visitar; quereríeis me dizer quem sois? Resp. Para ti, me chamarei A Verdade, e todos os meses, aqui, durante um quarto de hora, estarei à tua disposição. "A proteção desse Espírito, do qual estava longe de supor a superioridade, com efeito, jamais me faltou. Sua solicitude, e a dos bons Espíritos sob as suas ordens, se estende sobre todas as circunstâncias de minha vida, seja para aplainar as dificuldades materiais, seja para me facilitar o cumprimento de meus trabalhos, seja, enfim, para me preservar dos efeitos da malevolência de meus antagonistas, sempre reduzidos à impossibilidade. (...)". Allan Kardec, abril de 1856.

30 Em janeiro de 1861 – O Livro dos Médiuns.
Em uma das comunicações, fica sabendo de uma encarnação anterior nas Gálias, onde havia sido um sacerdote druida, de nome Allan Kardec. Adota este pseudônimo para publicar as obras do Espiritismo, inicialmente “O Livro dos Espíritos”, em 18 de abril de Publica ainda: Em janeiro de 1861 – O Livro dos Médiuns. Em abril de 1864 – O Evangelho Segundo o Espiritismo. Em agosto de 1865 – O Céu e o Inferno. Em janeiro de 1868 – A Gênese. Publica também: “O que é o Espiritismo?”, “O principiante espírita” e “Obras Póstumas”. A partir de 1858, publica a “Revista Espírita”.

31 Foi um homem de extrema generosidade, o que não é difícil de notar, pois adota como principal lema da doutrina a máxima de Jesus: “Fora da caridade não há salvação”. Através de Kardec, o Espírito de Verdade nos deixou dois mandamentos, a serem seguidos fielmente: “Espíritas, amai-vos, eis o primeiro mandamento; e instruí-vos, eis o segundo”. Em seu túmulo, no cemitério de Pére Lachaise, em Paris, está gravado: “Nascer, morrer, renascer e progredir sempre! Tal é a Lei.”.

32 Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros. Cap. 15, 17.
No Evangelho de João, Jesus deixa outros ensinamentos, quando fala a respeito do Consolador: Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vô-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. Cap. 14, 27. O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. Cap. 15, 15. Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros. Cap. 15, 17. Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. Cap. 16, 33.

33 PREFÁCIO: Os espíritos do Senhor, que são as virtudes dos Céus, qual imenso exército que se movimenta ao receber as ordens do seu comando, espalham-se por toda a superfície da Terra e, semelhantes a estrelas cadentes, vêm iluminar os caminhos e abrir os olhos aos cegos. Eu vos digo, em verdade, que são chegados os tempos em que todas as coisas hão de ser restabelecidas no seu verdadeiro sentido, para dissipar as trevas, confundir os orgulhosos e glorificar os justos. As grandes vozes do Céu ressoam como sons de trombetas, e os cânticos dos anjos se lhes associam. Nós vos convidamos, a vós homens, para o divino concerto. Tomai da lira, fazei uníssonas vossas vozes, e que, num hino sagrado, elas se estendam e repercutam de um extremo a outro do Universo. Homens, irmãos a quem amamos, aqui estamos junto de vós. Amai-vos, também, uns aos outros e dizei do fundo do coração, fazendo as vontades do Pai, que está no Céu: Senhor! Senhor!... E podereis entrar no reino dos Céus O ESPÍRITO DE VERDADE O Evangelho Segundo o Espiritismo.

34 PRÓXIMA AULA: O Livro dos Espíritos: Introdução, itens I a VII.


Carregar ppt "ESPIRITISMO O CONSOLADOR PROMETIDO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google