A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RACIOCÍNIO LÓGICO Aula 6 – Análise de Gráficos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RACIOCÍNIO LÓGICO Aula 6 – Análise de Gráficos."— Transcrição da apresentação:

1 RACIOCÍNIO LÓGICO Aula 6 – Análise de Gráficos

2 Conteúdo Programático desta aula
Gráficos Análise e Interpretação de Gráficos D ASS

3 Tipos de Gráficos Diagramas Cartogramas Pictogramas
Gráficos geométricos dispostos em, no máximo, duas dimensões. Cartogramas Ilustrações relativas a cartas geográficas. Pictogramas Processo gráfico no qual constam figuras. a sua construção o sistema cartesiano

4 Diagramas Cartogramas Pictogramas Gráfico em linha ou em curva.
Gráfico em colunas ou em barras. Gráfico em colunas ou em barra múltiplas. Gráfico em setores. Cartogramas Pictogramas

5 Gráficos em Linha ou em Curva
Utiliza uma linha poligonal. Utiliza o Sistema de Coordenadas Cartesianas.

6 Gráficos em Linha ou em Curva

7 Mortalidade Infantil: Brasil nos últimos 30 anos
ALVO

8 V ou F? A tempe ( ) A temperatura máxima observada foi de 30 °C

9 V ou F? A tempe ( F ) A temperatura máxima observada foi de 30 °C

10 V ou F? A tempe ( ) Às 09:00 horas a temperatura era mais elevada do que às 08:00 horas.

11 V ou F? A tempe ( F ) Às 09:00 horas a temperatura era mais elevada do que às 08:00 horas.

12 V ou F? ( ) A variação das temperaturas observada foi de 6 °c .

13 V ou F? ( V ) A variação das temperaturas observada foi de 6 °c .
D Ass

14 Gráfico em Colunas Utiliza retângulos dispostos verticalmente.
Os retângulos têm a mesma base e as alturas são proporcionais aos respectivos dados.

15 Gráfico em Colunas

16 Gráficos em Barras Utiliza retângulos dispostos horizontalmente.
Os retângulos têm a mesma altura e os comprimentos das bases são proporcionais aos respectivos dados

17 Gráfico em Colunas/Barras Múltiplos
Representa simultaneamente dois ou mais fenômenos estudados com o objetivo de compará-los.

18 Gráfico em Setores Gráficos de pizza.
Construído com base em um círculo, dividido em setores, de acordo com o numero de parcelas. Os 3600 disponíveis no círculo são repartidos proporcionalmente. Regra de 3 simples, onde a soma de todas as parcelas corresponde a 3600. Ressalta a participação de cada parcela no todo.

19 No Brasil, há 24,5 milhões de pessoas com deficiência
População com deficiência no mundo e no Brasil Luís Alberto Prado e Renata Augusta Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), existem 600 milhões de pessoas com deficiência no mundo. Mais da metade desse contingente vive nas regiões pobres dos países em desenvolvimento. A média de indivíduos com deficiência em relação à população mundial é de 10%, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, há 24,5 milhões de pessoas com deficiência, ou 14,5% da população, segundo o Censo Demográfico 2000 do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE). A distribuição é a seguinte: 48,1% têm deficiência visual; 22,9%, deficiência múltipla; 16,7%, deficiência auditiva; 8,3%, deficiência intelectual; e 4,1%, deficiência física. Fontes: IBGE e Escola de Gente – Comunicação em Inclusão

20 Levantamento dos óbitos ocorridos nos últimos 25 anos, no município de Maratá-RS (município com menos de habitantes. 1994

21

22 Alvo

23 Perfil do público que acompanha ou pratica basquete e assiste a TV Globo
( ) Público em sua maioria pertencente à classe E e masculino. ( ) Público em sua maioria feminino, de idade avançada. ( ) Público em sua maioria jovem, até 34 anos.

24 ( F ) Público em sua maioria pertencente
Perfil do público que acompanha ou pratica basquete e assiste a TV Globo ( F ) Público em sua maioria pertencente à classe E e masculino. ( F ) Público em sua maioria feminino, de idade avançada. ( V ) Público em sua maioria jovem, até 34 anos. D Ass

25 Cartograma Representam a cartas geográficas
Objetivo: apresentar dados estatísticos relacionados com áreas geográficas ou políticas. Utilizado em Geografia, História e Demografia. Representar dados absolutos ou relativos

26 Cartograma

27 Câncer de mama

28 Cartograma

29 Cartograma Mortalidade Infantil É um índice que mede a relação do número de crianças que morrem antes de completar um ano de vida calculado a cada mil crianças nascidas vivas. Por exemplo , quando se diz que 23 é a taxa média, atualmente, de mortalidade infantil no Brasil, significa que de cada grupo de mil crianças nascidas vivas, 23 morrem antes de completar um ano de vida. A taxa de mortalidade infantil é ainda, um valioso índice que serve para medir o grau de qualidade vida e a saúde de uma população. Esta ligado diretamente a fatores como: saneamento basico ( água e esgoto), sistema de saúde hospitalar, vacinação, renda familiar, nutrição e nivel de educação entre tantos outros.

30 Taxa Mortalidade Infantil Mundial
Baixa até 10 por mil ( verde) Moderada até 29 por mil ( amarelo) Alta até 54 por mil ( laranja) Altíssima 55 ou mais por mil ( vermelho)

31 Cartograma

32 Pictograma Processo gráfico no qual constam figuras.
População Urbana no Brasil em 1980 (x10)

33 Pictograma Alvo

34 Pictograma ( ) Em 2007 são 16 mil hectares de florestas queimadas.
Incendios Florestais em Portugal ( ) Em 2007 são 16 mil hectares de florestas queimadas. ( ) Em 2005 são 128 mil hectares de florestas queimadas.

35 Pictograma ( V ) Em 2007 são 16 mil hectares de florestas queimadas.
Incendios Florestais em Portugal ( V ) Em 2007 são 16 mil hectares de florestas queimadas. ( V ) Em 2005 são 128 mil hectares de florestas queimadas.

36 produção foi abaixo da média.
( ) Em 1972 a produção foi abaixo da média. ( ) Em 1974 a Produção foi máxima. ( ) De 1970 a 1975 a produção cresceu sempre Em meados de 1969, uma região situada ao sul do estado do Texas, no Estados Unidos, tinha sua economia baseada quase que exclusivamente no comércio varejista e no turismo. No entanto, em 1970, descobriu-se que nesta região havia petróleo. Estudos geológicos indicavam que ali, encontrava-se a maior reserva petrolífera já encontrada em solo norte-americano. Desde então, várias empresas começaram a explorar este petróleo. O gráfico abaixo, mostra a evolução da produção, entre os anos de 1970 e 1976 (em milhares de barris). OBS: As linha verde, indica a produção máxima, e a linha vermelha, a produção mínima.

37 produção foi abaixo da média.
( V ) Em 1972 a produção foi abaixo da média. ( V ) Em 1974 a Produção foi máxima. ( F ) De 1970 a 1975 a produção cresceu sempre Em meados de 1969, uma região situada ao sul do estado do Texas, no Estados Unidos, tinha sua economia baseada quase que exclusivamente no comércio varejista e no turismo. No entanto, em 1970, descobriu-se que nesta região havia petróleo. Estudos geológicos indicavam que ali, encontrava-se a maior reserva petrolífera já encontrada em solo norte-americano. Desde então, várias empresas começaram a explorar este petróleo. O gráfico abaixo, mostra a evolução da produção, entre os anos de 1970 e 1976 (em milhares de barris). OBS: As linha verde, indica a produção máxima, e a linha vermelha, a produção mínima.

38 Amostra dos alunos de uma escola sobre os seus desportos preferidos
Amostra dos alunos de uma escola sobre os seus desportos preferidos. Qual a relação entre os alunos que preferem futebol e volei? 1. Qual é o desporto preferido pela maioria dos alunos que responderam ao inquérito?     2. O que concluis da comparação entre o boneco representativo dos alunos que preferem futebol, em relação aos de que preferem volei? Quantas vezes mais alunos preferirão o primeiro desporto em relação ao segundo? Justifica a tua resposta.

39 Amostra dos alunos de uma escola sobre os seus desportos preferidos
Amostra dos alunos de uma escola sobre os seus desportos preferidos. Qual a relação entre os alunos que preferem futebol e volei? Futebol  2x Volei 1. Qual é o desporto preferido pela maioria dos alunos que responderam ao inquérito?     2. O que concluis da comparação entre o boneco representativo dos alunos que preferem futebol, em relação aos de que preferem volei? Quantas vezes mais alunos preferirão o primeiro desporto em relação ao segundo? Justifica a tua resposta.

40 Pictograma Qual foi o aumento de produção entre os anos de 1996 e 1997?

41 Pictograma Qual foi o aumento de produção entre os anos de 1996 e 1997? = 3245 ha

42 Pictograma A cor que os alunos preferem em um determinado Jardim de Infancia. Quantos preferem a cor azul?

43 Pictograma A cor que os alunos preferem em um determinado Jardim de Infancia. Quantos preferem a cor azul? 11 alunos

44 Quantos livros de autores portugueses se venderam?
Qual foi o genero de livro menos vendido nesse mês?

45 Quantos livros de autores portugueses se venderam? 250
Qual foi o genero de livro menos vendido nesse mês? Historia/Filosofia

46 ( ) Lúcia tem mais moedas da Austrália do que do Canadá.
( ) O país do qual a Lúcia possui mais moedas é a Suíça.

47 ( F ) Lúcia tem mais moedas da Austrália do que do Canadá.
( V ) O país do qual a Lúcia possui mais moedas é a Suíça.

48 ( ) Lúcia tem mais 3 moedas do Brasil do que da Africa do Sul
( ) O número de moedas que a Lúcia tem na sua colecção é 84.

49 ( V ) Lúcia tem mais 3 moedas do Brasil do que da Africa do Sul
( V ) O número de moedas que a Lúcia tem na sua colecção é 84.

50 Observe o gráfico abaixo que retrata a Taxa de Mortalidade Infantil (TMI), segundo dados do SIAB para a região metropolitana de Goiânia, e considere as afirmações: (I) A Taxa de Mortalidade Infantil (TMI) para a região metropolitana de Goiânia-SIAB, em 2002 é maior do que a Taxa de Mortalidade Infantil TMI do Brasil. (II) Entre os anos de 2000 e 2002 as estimativas para o Brasil mostraram pequena redução. (III) A menor Taxa de Mortalidade Infantil, entre os anos de 2000 e 2002, foi a de Goiânia.

51 (I) A Taxa de Mortalidade Infantil (TMI) para a região metropolitana de Goiânia-SIAB, em 2002 é maior do que a Taxa de Mortalidade Infantil TMI do Brasil.

52 (I) A Taxa de Mortalidade Infantil (TMI) para a região metropolitana de Goiânia-SIAB, em 2002 é maior do que a Taxa de Mortalidade Infantil TMI do Brasil. VERDADE

53 (II) Entre os anos de 2000 e 2002 as estimativas para o Brasil mostraram pequena redução.

54 (II) Entre os anos de 2000 e 2002 as estimativas para o Brasil mostraram pequena redução. VERDADE

55 (III) A menor Taxa de Mortalidade Infantil, entre os anos de 2000 e 2002, foi a de Goiânia.

56 (III) A menor Taxa de Mortalidade Infantil, entre os anos de 2000 e 2002, foi a de Goiânia. VERDADE

57 De acordo com o IBGE. “A informática está longe de ser democratizada no Brasil, onde muitas pessoas não sabem utilizar um computador e outras nunca estiveram diante de um. Porém, não se pode negar que o surgimento dos computadores pessoais fez com que a informática se espalhasse pelo mundo de tal forma que o Brasil não ficasse de fora. Hoje, 10,6 % da população brasileira têm microcomputadores.” Esta conclusão foi pautada no Censo Demográfico de 2000 e está retratada no gráfico abaixo. Observe as afirmativas abaixo com relação aos bens de consumo pesquisados:

58 (I) O bem de consumo mais utilizado é o serviço de Iluminação Elétrica.

59 (I) O bem de consumo mais utilizado é o serviço de Iluminação Elétrica
(I) O bem de consumo mais utilizado é o serviço de Iluminação Elétrica. VERDADE

60 (II) O ar condicionado é mais utilizado que o microcomputador.

61 (II) O ar condicionado é mais utilizado que o microcomputador. FALSO

62 (III) A coleta de lixo é um serviço menos utilizado que a linha telefonica.

63 (III) A coleta de lixo é um serviço menos utilizado que a linha telefonica. FALSO

64 Observe o gráfico referente a uma pesquisa ( "Anatomy of an Entrepreneur: Family Background and Motivation“) que consultou 549 empreendedores de sucesso. Considerando as porcentagens aproximadas, quantos desses empreendedores são os primeiros a abrir um negócio na sua família?

65 Observe o gráfico referente a uma pesquisa ( "Anatomy of an Entrepreneur: Family Background and Motivation“) que consultou 549 empreendedores de sucesso. Considerando as porcentagens aproximadas, quantos desses empreendedores são os primeiros a abrir um negócio na sua família? 52% de 549


Carregar ppt "RACIOCÍNIO LÓGICO Aula 6 – Análise de Gráficos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google