A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A água Trabalho elaborado por: Carla Cunha n.º10 5ºD

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A água Trabalho elaborado por: Carla Cunha n.º10 5ºD"— Transcrição da apresentação:

1 A água Trabalho elaborado por: Carla Cunha n.º10 5ºD
Escola E, B 2,3 de Prado

2 O que é a água? A água é formada por dois átomos de hidrogénio (H2) e por um átomo de oxigénio (O), formando assim, a molécula H2O. A água é o elemento que deu origem e mantém a vida no planeta Terra. Sem água nenhuma espécie vegetal ou animal, incluindo o homem, pode sobreviver.

3 Sem água não existia vida
Muito mais de metade do corpo de um bebé, que acabou de sair da barriga da Mãe, é formado por água. Assim, desde pequeno temos que nos habituar a beber muita água para que o nosso corpo não sinta falta. Se assim não o fizermos o nosso corpo vai ficar velhinho muito mais depressa. A água também é muito importante para a alimentação. Os legumes e frutas, que devemos comer todos os dias, têm muitos minerais que são feitos por água. Utilizamos a água todos os dias, em muitos momentos, não só na alimentação e na higiene pessoal, como para muitas outras coisas. Um bom exemplo é a hidroeléctrica, isto é, a água faz girar uma hélice que cria a energia eléctrica que vai para a nossa casa. Infelizmente, também existem algumas pessoas que pensam que a água, no caso dos rios, lagoas e mar, são lixeiras e utilizam-nos como caixote do lixo. Como bom amigo da natureza devemos ajudar a limpar as águas e, assim, o mundo vai ser ainda mais bonito. ÁGUA É VIDA !!! O crescimento do próprio homem depende da água de boa qualidade.

4 Sabias que... ... Em média uma pessoa bebe cerca de 60 mil litros de água durante toda a vida? ... Uma pessoa gasta cerca de 250 litros de água por dia? ... O ciclo da água já não é suficiente para purificar naturalmente a água que o homem polui? ... Uma caixa onde está a água deve ser limpa três vezes por ano? % da superfície da terra está a ser ocupada pela água? ... A maior parte (69,6%) de água doce está nos glaciares e no gelo? ... Que muitas, muitas crianças morrem todos os anos por causa da água não tratada ou água poluída? ... Cada português gasta em media 100 litros de água por dia? ... A água contaminada provoca doenças muito graves? ... Para fazer 1 quilo de pão, gastam-se, da plantação de trigo à padaria mil litros de água? ... Hoje, morrem 10 milhões de pessoas por ano (metade com menos de 18 anos) por causa de doenças que não existiriam se a água fosse tratada?

5 O papel da água na saúde e na higiene pessoal
Nos países mais modernos, os problemas de saúde são muitas vezes provocadas pela má qualidade da água que as pessoas bebem e também as condições o modo como a água chega às casas. As causas para aparecimento das doenças são: a falta de água, o mau uso da mesma, os maus hábitos de higiene pessoal e o mau tratamento de lixos que invadem a água. A educação sanitária é necessária e compreende desde a prevenção, à promoção da saúde e à protecção do meio ambiente. Os cuidados de higiene pessoal ajudam a prevenir muitas doenças. Lembra-te: Lava os dentes depois de cada refeição e antes de dormir. Lava as mãos várias vezes ao dia, especialmente antes de comer, depois de ir à casa-de-banho, etc. Toma banho todos os dias. Escova o cabelo. Corta as unhas.

6 O ciclo da água A água é um líquido abundante na natureza. Não apresenta sempre o mesmo aspecto. Era uma vez uma gotinha de água pequenina e transparente. Juntamente com outras formava a água de um lago. Um dia, o Sol brilhante aqueceu a água do lago. As Salpico separaram-se, subiram e formaram o vapor de água. Já não se viam as Salpico.

7 No céu, a gotinha juntou-se a muitas outras e formaram as nuvens
No céu, a gotinha juntou-se a muitas outras e formaram as nuvens. O vento empurrou as nuvens e a Gotinha viajou por muitas terras. Quando a nuvem ficou mais pesada e encontrou ar mais frio, algumas Salpico caíram em forma de chuva. Ao passar pela montanha, o ar era muito, muito frio e a gotinha juntou-se a outras e formaram água sólida. Caíram na terra em forma de neve.

8 O calor do sol derreteu a neve e
as Salpico voltaram a ser água líquida. Parte da água introduziu-se na terra e alimentou as plantas. Outra parte infiltrou-se no solo. Quando encontrou rochas impermeáveis formou um lençol de água.

9 A gotinha, com outras companheiras, correu debaixo da terra e formou uma nascente.
A gotinha de água foi ter ao rio onde conheceu os peixes. O curso da água levou a gotinha até ao mar. Agora a gotinha faz parte do mar. Vive numa onda à espera que o Sol a aqueça para de novo poder subir e começar uma nova viagem.

10 A água doce Há dois tipos de água: a Salgada e a Doce. A salgada ocupa 99% do espaço aquático, ou seja, os mares, rios, lagoas, oceanos de todo o planeta Terra. A doce ocupa só 1%. Mas é dessa que nós precisamos para viver. É tão pouca, temos que a poupar. A maior parte dos seres vivos, ou seja, animais, plantas e o homem, precisam de água doce para viver. Mas já não há muita e se não tivermos todos cuidado, ela pode mesmo acabar. Se isso acontecer, PODE ACABAR A VIDA NA TERRA.

11 A água potável pode esgotar!
Até agora pode nunca ter faltado água na torneira da casa-de-banho ou da cozinha das nossas casas, mas isso infelizmente pode não acontecer para sempre. A água disponível para consumo humano por ano já não é tanta como antigamente. Já falta em muitos países. De todos os planetas conhecidos, chove em apenas um: a Terra. Pela distância a que está do Sol, a água apresenta-se em três estados distintos: sólido, líquido e gasoso.

12 A água que bebemos entra no ciclo da água?
A água do ciclo da água é pura, pode ser bebida. O pior é que a maior parte não chega às casas. Afinal o que acontece à água depois de cair do céu? A grande maioria volta para os oceanos – directamente ou pelos rios. Entretanto, uma parte dessa água entra na terra e ajuda a encher os próprios rios. Dos 496 mil quilómetros cúbicos, só 9 mil quilómetros cúbicos é que seguem para consumo humano, industrial e agrícola. As imagens que costumamos ver da Terra vistas do espaço, mostram uma grande bola azul, cheia de água. A Terra parece um aquário azul que gira à volta do Sol. Muita água, mas ao mesmo tempo tão pouca para usar. Foi nesse aquário que nasceu a vida, há muitos, anos atrás. Os cientistas dizem que os primeiros seres vivos viviam na água e só muito mais tarde seguiram para terra.

13 A falta de água no mundo A Organização das Nações Unidas (ONU) há já 30 anos que fala do problema da falta de água potável, ou seja, a água que podemos usar. Nos próximos dez anos as pessoas vão precisar de mais água do que aquela que vai estar disponível. Mas o problema da água não é apenas ela acabar, mas sim a maneira como ela está dividida. Os 9 mil km3 que existem são suficientes para todas as pessoas que vivem na Terra, mas não chegam a todos. Existe água para toda a gente, mas não existe água em todos os sítios onde ela é precisa. Um bom exemplo disso é o Brasil, que tem água que nunca mais acaba. Pelo contrário existem mais de 10 países de África, onde a água é cada vez menos. Temos duas soluções para diminuir a falta de água são: tirar as águas que estão debaixo da terra ou tirar o sal da água do mar para a podermos usar. O problema, é que qualquer uma das soluções são muito caras e complicadas.

14 Exemplos de que originam a falta de água: Gastar mais do que aquela que se tem: A Cidade do México, capital do México, é um dos sítios no mundo onde se gasta mais água do que se deve. A água que se tira das reservas da cidade é mais do que aquela que depois se consegue voltar a pôr. Mas não é só o México que vai sofrer com a falta de água. Os especialistas dizem que ela vai faltar até nos países mais ricos. O Brasil é um deles. Apesar de ter muita água, não se pode pensar que ela vai existir para sempre. Tudo depende do uso que os brasileiros lhe derem. Ou seja, se só gastarem e não conseguirem alimentar as reservas, a água pode mesmo acabar! Outros países: A Arábia Saudita, por exemplo, tira muita água da terra para regar os campos de trigo. Se continuar sempre a fazer isto, as reservas vão acabar por secar por volta do ano 2048. Contaminação da água: O crescimento da agricultura e o uso de produtos especiais (por exemplo: pesticidas) é outra ameaça à água e às suas reservas debaixo da terra. Nos Estados Unidos e na Europa, onde a água que é tirada da terra representa uma parte da água que vai para a mesa para depois ser bebida e ingerida, já se chegou à conclusão que esta nem sempre está pura. Isto porque a água que está nas reservas debaixo da terra, por não ter contacto com o oxigénio, não fica absolutamente pura.

15 Mares poluídos: O Mar Negro, tem as suas águas estragadas por causa de metais pesados. No que diz respeito ao Mar do Areal, desde que parte das águas dos dois rios que o alimentam, foram desviadas para regar as terras, ele está a secar. Agora é um deserto salgado. Nas suas margens tenta viver uma população, que tem várias doenças, principalmente respiratórias, a vender peixes apanhados no Oceano Árctico. A Água no Mundo: O número de pessoas no mundo está a aumentar mas a quantidade de água que há para cada pessoa está a diminuir. Este problema está a ser discutido internacionalmente e começa mesmo a dar problemas entre alguns países. O Banco Mundial disse, em 1995, que "as guerras do próximo século serão por causa de água, não por causa do petróleo ou política". Água – Se soubermos usar, ela não vai faltar : A água, além de ser um produto essencial, faz parte do nosso meio ambiente. No entanto, é muitas vezes mal usada e o seu desperdício é enorme. É preciso que tu e todas as crianças preservem a água para que no futuro a água ainda tenha qualidade.

16 Alerta: Nunca deites lixos (papel, plástico, comida, etc.) nos rios, riachos, lagoas, mar ou no chão. Quando vires uma torneira a verter, fecha-a, mesmo que não seja da tua própria casa. Toma banhos rápidos. Ao escovares os dentes ou lavares as mãos não deixes a torneira aberta. Nunca deites nada para o mar, rios, ou lagos. Alguns objectos que as pessoas deitam muitas vezes par o chão e vai-te dizer o tempo que eles demoram a desaparecer · Papel – de 3 a 6 meses · Material com fibras – mais de 30 anos · Pano – de 6 meses a um ano · Plástico – mais de 100 anos · Filtro do Cigarro – 5 anos · Metal – mais de 100 anos · Pastilhas elásticas – 5 anos · Borracha – tempo indeterminado · Madeira pintada – 13 anos · Vidro – 1 milhão de anos

17 Os seres vivos e a água Tal como o Sol, a água é muito importante para a vida do planeta. Já não restam dúvidas de que a vida começou na água. Daí ela ser tão importante para manter e reproduzir os seres vivos. Nós precisamos entre 2 e 4 litros de água por dia que podem, não só ser bebidos, mas também ingeridos através dos alimentos. No corpo humano, a quantidade de água representa, em média, cerca de 65% do peso, ou seja, numa pessoa que pese 70 kg, existem 40 litros de água. O sangue é composto por 80% de água, o esqueleto por 44%, no cérebro essa percentagem sobe surpreendentemente para os 90%!

18 Carta europeia da água Proclamada pelo Conselho da Europa em Maio de 1968 Não há vida sem água. A água é um bem precioso indispensável a todas as actividades humanas. Os recursos hídricos não são inesgotáveis. É necessário preservá-los, controlá-los e, se possível, aumentá-los. Alterar a qualidade da água é prejudicar a vida do homem e dos outros seres vivos que dela dependem. A qualidade da água deve ser mantida em níveis adaptados às utilizações e, em especial, satisfazer as exigências da saúde pública. Quando a água, após ser utilizada, volta ao meio natural, não deve comprometer as utilizações que dela serão feitas posteriormente. A manutenção de uma cobertura vegetal apropriada, de preferência florestal, é essencial para a conservação dos recursos hídricos. Os recursos hídricos devem ser objecto de um inventário. A eficiente gestão da água deve ser objecto de planos definidos pelas autoridades competentes. A salvaguarda da água implica um esforço muito grande de investigação científica, de formação técnica de especialistas e de informação pública. A água é um património comum cujo valor deve ser reconhecido por todos. Cada um tem o dever de a economizar e de a utilizar com cuidado. A gestão dos recursos hídricos deve inserir-se no âmbito da bacia hidrográfica natural e não no das fronteiras administrativas e políticas. A água não tem fronteiras. É um bem comum que impõe uma cooperação internacional.

19 Desportos de água Rafting – um desporto bem radical que dá uma adrenalina única. Canoagem – que começa agora a ser muito procurada em Portugal. Vela – para os dias mais ventosos. Canyoning – são descidas de pequenos rios a pé utilizando várias técnicas: escalada, rappel, natação, passeio a pé e toboggans. Pesca – dizem que é dos desportos mais relaxantes que pode haver. Pelo menos em dias de pouca pesca...

20 Poema sobre a água "Beberei de todas as águas. Das mais doces, às mais amargas. Chorar-me-ei inteira, Até transformar-me em lago. O orvalho, choro da lua, Se mesclará nessas lágrimas. Eu, dissolvida em águas. A lua, nas minhas mágoas."

21 Bibliografia http://mundodaagua.com/ Álbum: Music for Dreams
Faixa 1 - The Cows at Jodrell Bank

22 Fim


Carregar ppt "A água Trabalho elaborado por: Carla Cunha n.º10 5ºD"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google