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Economia Doméstica e Consumerismo

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Apresentação em tema: "Economia Doméstica e Consumerismo"— Transcrição da apresentação:

1 Economia Doméstica e Consumerismo
Consumismo vs Consumerismo José Carlos Brito

2 Economia Doméstica e Consumerismo
Objectivos: Compreender o que é a economia doméstica Perceber as limitações do orçamento familiar Analisar os níveis de endividamento e poupança em Portugal Ter consciência no consumo e evitar consumismo Conhecer uma patologia chamada oneomania Definição de consumerismo A responsabilidade social do consumidor José Carlos Brito

3 Economia Doméstica Ganha importância, e é um tema actual devido a:
Sobreendividamento das famílias Aliciamento ao crédito (pelos bancos e instituições financeiras) Incentivo ao consumo (preços baixos, promoções e saldos) Sociedade consumista (ideal de felicidade e realização passa pelo consumo de bens e serviços) José Carlos Brito

4 sociedade descartável!
Economia Doméstica Vivemos numa sociedade descartável! José Carlos Brito

5 O que é a Gestão da Economia Doméstica?
A importância da dimensão económica na realidade social O que é a Gestão da Economia Doméstica? “Práticas de orientação do quotidiano familiar tendo em vista uma melhoria das condições de vida do indivíduo e do seu agregado, por meio de uma administração mais racional das actividades e do orçamento familiar” Momentos de pausa e planeamento específicos no tempo Fazer um orçamento (ou pelo menos um resumo de contas periodicamente) Escolhas e atitudes do dia a dia Não ter vergonha de usar uma calculadora no supermercado para aferir das promoções e descontos de “packs” Evitar as compras por “impulso” Envolve todos os elementos da família, adultos e crianças (ver anexo: exemplo de presentes de natal) José Carlos Brito

6 O Orçamento Familiar Orçamento Familiar De onde vem o dinheiro?
Rendimentos do agregado familiar Poupanças Despesas do agregado familiar De onde vem o dinheiro? Para onde vai o dinheiro? José Carlos Brito

7 O Orçamento Familiar Rendimentos: Fontes:
salários, pensões, subsídios, etc. Estrutura e rendimento médio mensal Agregado familiar (nºtotal de pessoas e nºde dependentes) José Carlos Brito

8 O Orçamento Familiar Despesas do Agregado Familiar Poupanças
Despesas fixas e variáveis Categorizar despesas Definir prioridades Poupanças José Carlos Brito

9 O Orçamento Familiar Um exemplo:
Uma familia constituida por um casal e dois filhos menores: Rendimento = 750 € € = € Emp. Habitação (30 anos) = 372 € Educação = 20,5 € Alimentação = 186 € Saúde = 73 € Transportes (crédito 6 anos) = 154 € Lazer e cultura = 69 € José Carlos Brito

10 José Carlos Brito

11 Gestão Doméstica vs Gestão Empresarial
“O encargo de uma família, hoje em dia, é semelhante ao de uma microempresa. Tem receitas, tem despesas e os gastos devem ser estruturados.” Jornal de Notícias - 11 Janeiro de 2007 José Carlos Brito

12 Endividamento e Poupança
Poupança não chega a 8% Endividamento das famílias ascende a 129% do rendimento disponível Banco de Portugal alerta que isto pode ser um risco para a economia nacional. O endividamento das famílias, face ao rendimento disponível, aumentou novamente em 2007, para 129%, um novo recorde, que compara com 123% em Isto quer dizer que as dívidas das famílias portuguesas superam em 29% os rendimentos, revelam dados do Banco de Portugal, divulgados no Relatório de Estabilidade Financeira. /05/27   18:34 José Carlos Brito

13 Endividamento e Poupança
José Carlos Brito

14 Endividamento e Poupança
Mudança cultural e de hábitos Antigamente Acto de poupar era valorizado e ensinado Poupava-se para estar preparado para o “amanhã” Ficar a dever era encarado como uma vergonha Actualmente Desmaterialização do dinheiro (cartões de débito e crédito) Percepção de que haverá sempre um crédito disponível José Carlos Brito

15 Consumismo e Sociedade
Consumismo é o acto de consumir produtos ou serviços, muitas vezes, sem consciência. várias discussões a respeito do tema, entre elas o tipo de influência que as empresas, por meio da propaganda e da publicidade, bem como a cultura industrial, por meio da TV e do cinema, exercem nas pessoas. Muitos alegam que elas induzem ao consumo desnecessário, sendo este um fruto do capitalismo e um fenômeno da sociedade contemporânea. José Carlos Brito

16 Consumismo e Sociedade
A diferença entre o consumo e o consumismo é que no consumo as pessoas adquirem somente aquilo que lhes é necessário para sobrevivência. Já no consumismo a pessoa gasta tudo aquilo que tem em produtos supérfluos, que muitas vezes não é o melhor para ela, porém é o que ela tem curiosidade de experimentar devido a propagandas na TV, devido a ser um produto de marca. Isto pode gerar violência, pois as pessoas que cometem crimes na maioria das vezes não rouba ou furta nada por necessidade, e sim por vontade de ter aquele produto, e de não ter condições de adquiri-lo. José Carlos Brito

17 Consumismo e Sociedade
Muitas vezes o consumismo chega a ser uma patologia comportamental. A doença do consumismo tem nome, chama-se oneomania, ou consumo compulsivo. As pessoas compram compulsivamente coisas que elas não irão usar ou que não têm utilidade para elas apenas para atender à vontade de comprar. José Carlos Brito

18 Consumismo e Sociedade
Explicação histórica: A explicação da compulsão pelo consumo talvez se possa amparar em bases históricas. O mundo nunca mais foi o mesmo após a Revolução Industrial. A industrialização agilizou o processo de fabricação, o que não era possível durante o período artesanal. A indústria trouxe o desenvolvimento, num modelo de economia liberal, que hoje leva ao consumismo. José Carlos Brito

19 Consumismo e Sociedade
Algumas causas do consumismo Leque variadíssimo de bens e serviços à disposição dos consumidores Técnicas de marketing, publicidade e vendas agressivas com forte apelo ao consumo Fácil acesso ao crédito Alguns efeitos do consumismo Aquisição irracional – compra por impulso Recurso a créditos mal planeados Ecologia e saúde José Carlos Brito

20 José Carlos Brito

21 Sugestões para te tornares um consumidor equilibrado
Orçamento familiar Educação financeira Dicas para poupar Saber comprar Conservação de casa, mobiliário, roupas (reciclar) Organização das férias Ecoconsumo Ou seja, temos de nos tornar consumidores responsáveis ... José Carlos Brito

22 A responsabilidade social do consumidor
O consumerismo designa a organização dos consumidores, a formação de associações e o desenvolvimento dos respectivos meios de informação e de acção com a finalidade de verem reconhecidos os seus direitos. José Carlos Brito

23 A responsabilidade social do consumidor
Exercício prático: - Vamos usar uma das “armas” preferidas do apelo ao consumo José Carlos Brito

24 A responsabilidade social do consumidor
Ecoconsumo é o comportamento responsável e preventivo que o consumidor adopta quando usa ou elimina um bem ou serviço, de forma a preservar o ambiente. José Carlos Brito

25 A responsabilidade social do consumidor
Direitos dos consumidores: Direito á qualidade dos bens e serviços; Direito á protecção da saúde e da segurança física; Direito á formação e á educação para o consumo; Direito á informação sobre o consumo; Direito á protecção dos interesses económicos; Direito á prevenção e reparação de danos; Direito á protecção jurídica e a uma justiça acessível e pronta; Direito á participação, por via representativa, na definição legal ou administrativa dos seus direitos e interesses. José Carlos Brito

26 A responsabilidade social do consumidor
Deveres dos consumidores: ter consciência dos impactos provocados pelo seu consumo; saber exigir os seus direitos; proteger o ambiente; preferir produtos reciclados e recicláveis; não consumir produtos agressivos ao ambiente; proceder á selecção dos lixos; defender o ecosistema. José Carlos Brito

27 Organismos de defesa do consumidor
Instituto do Consumidor (IC); Associação de Defesa do Consumidor (DECO); União Geral dos Consumidores (UGC). Serviço Municipal de Informação e Apoio ao Consumidor (SMIAC) Agência Europeia de Informação sobre o Consumo José Carlos Brito


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