A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ensino Fundamental – 1º ao 5º ano

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ensino Fundamental – 1º ao 5º ano"— Transcrição da apresentação:

1 Ensino Fundamental – 1º ao 5º ano
1ª Reunião com pais – 2012 Diretora: Profª. Esp. Maria das Neves da Cunha Teixeira Coord. Profª. Esp. Thatyane Pimentel de Souza Teixeira 11 de fevereiro de 2012 Este modelo pode ser usado como arquivo de partida para fornecer atualizações para um projeto do projeto. Seções Clique com o botão direito em um slide para adicionar seções. Seções podem ajudar a organizar slides ou a facilitar a colaboração entre vários autores. Anotações Use a seção Anotações para anotações da apresentação ou para fornecer detalhes adicionais ao público. Exiba essas anotações no Modo de Exibição de Apresentação durante a sua apresentação. Considere o tamanho da fonte (importante para acessibilidade, visibilidade, gravação em vídeo e produção online) Cores coordenadas Preste atenção especial aos gráficos, tabelas e caixas de texto. Leve em consideração que os participantes irão imprimir em preto-e-branco ou escala de cinza. Execute uma impressão de teste para ter certeza de que as suas cores irão funcionar quando forem impressas em preto-e-branco puros e escala de cinza. Elementos gráficos, tabelas e gráficos Mantenha a simplicidade: se possível, use estilos e cores consistentes e não confusos. Rotule todos os gráficos e tabelas. Ensino Fundamental – 1º ao 5º ano

2 Maria das Neves da Cunha Teixeira Diretora
Geralda da Cunha Teixeira Ferraz Coordenação Geral Thatyane Pimentel de Souza Teixeira Coordenadora Pedagógica Divina da Cunha Teixeira e Silva Serviço de Psicologia Educacional Maria Aparecida Silva 1º ano – matutino e vespertino Wanessa Barbosa de Oliveira 2º ano – matutino e vespertino Harkyana Araújo Pinheiro 3º ano– matutino e vespertino Wyara Rodrigues de Moura 4º ano– matutino e vespertino Halline Francelle M. dos Santos Miranda 5º – matutino Michelle Alves da Silva 5º – vespertino

3 Apresentação da equipe pedagógica e auxiliar administrativa
Orientações Gerais Apresentação da equipe pedagógica e auxiliar administrativa Apresentação do Projeto Político Pedagógico – 2012 Informes finais Do que se trata o projeto? Defina a meta deste projeto É semelhante a projetos anteriores ou se trata de um novo esforço? Defina o escopo deste projeto É um projeto independente ou está relacionado a outros projetos? * Observe que este slide não é necessário para reuniões de status semanais

4 Orientações Gerais Horários; Agenda; Controle de tarefas;
Acompanhamento em casa; Comunicação com a Coordenação; Reunião específica com os pais do 1º ano para apresentação da metodologia e orientação de acompanhamento; Coordenação Geral: Geralda da Cunha Teixeira Ferraz Educação Infantil ao 1º ano – Coord. Ana Flávia 1ª fase do Ensino Fundamental 2º ao 5º ano – Coord. Thatyane Pimentel 2ª fase do Ensino Fundamental 6º ao 9º ano – Coord. Elizabeth Olímpia

5 Orientações Gerais: CONDIÇÕES FÍSICAS FAVORÁVEIS:
Para conservar a saúde do(a) aluno(a) em boas condições; ☻ Cuidar dos problemas físicos que podem e prejudicam a aprendizagem; ☻ Cuidar da higiene pessoal; ☻ Ambiente de estudo com luminosidade, arejado, preferencialmente em silêncio e mobiliado; * Se qualquer um desses essas questões causaram um atraso de cronograma ou apontaram a necessidade de discussão adicional. Detalhes no próximo slide.

6 Orientações Gerais ☻ Estudar um pouco todos os dias;
ORGANIZAÇÃO DO TEMPO DE ESTUDO ☻ Estudar um pouco todos os dias; ☻ Distribuir um tempo por disciplina diariamente; ☻ Elaborar um cronograma de horário de estudo.

7 Orientações Gerais TORNANDO O ESTUDO MAIS PRODUTIVO: ☻ Estudar mais a disciplina que menos gosta; ☻ Reduzir o fantasma de tirar nota baixa, PENSAMENTO POSITIVO; ☻ Tentar buscar interesse e sentido nos conteúdos, para que serve? ☻ Fazer da escola um espaço para orientação. Estudo mesmo é individualizado. O professor tira as dúvidas, traz elementos , mas não é o único responsável pela aprendizagem.

8 Apresentação das Equipes
Equipe Gestora Orientação Psicológica Educacional Equipe Pedagógica Equipe Administrativa Equipe Auxiliar "Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra". ( Anísio Teixeira ) Duplique este slide, conforme o necessário, se houver mais de uma questão. Este slide e slides relacionados pode ser movido para o anexo ou oculto, se necessário.

9 Apresentação do P.P. P 2012 Metodologia Projetos Avaliação
A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria. Paulo Freire

10 Metodologia O “Orientar Centro Educacional” preocupado com a formação de um aluno crítico e consciente, propõe ações que favorecem o ensino-aprendizagem. Os conteúdos serão vivenciados concretamente de forma interdisciplinar, através de: Conteúdo sistematizado (livros adotados); ☻ Aula Expositiva; Leituras diversas: texto, revista, jornais, livros literários, gibis; ☻ Produção de textos / poesias / música; Dramatização de histórias;

11 Metodologia ☻ Interpretação da história através de desenhos; Produção de cartazes; Produção de jornais; Produção de livros literários; Visitação a biblioteca; Filmes; Confecção e interpretação de Mapas; Confecção e interpretação de gráficos; Confecção dos sólidos geométricos; Confecção de maquetes; Experiências científicas; Produção de charges; ☻ Trabalhos manuais (dobraduras); Pesquisa; Visita a: museus / parques / cinemas / fazendas / bosques / cidades históricas/supermercados/feiras culturais/ teatro, Concursos de redação; Debates; Eventos comemorativos; Produção e resolução de situações problemas. Projetos (P.P.P); Orientação Individualizada (professores, coordenação, orientação psicológica);

12 Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante!
Metodologia "... A minha contribuição foi encontrar uma explicação segundo a qual, por trás da mão que pega o lápis, dos olhos que olham, dos ouvidos que escutam, há uma criança que pensa" Emília Ferreiro Paulo Freire Vygotsky Emília Ferreiro Piaget Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante! Paulo Freire Alfabetização significativa e contextualizada PRÁTICA- TEORIA- PRÁTICA COLETIVO (MEIO) – INDIVIDUAL (sócio-construtivismo) INDIVIDUAL-COLETIVO (MEIO) - construtivismo O saber que não vem da experiência não é realmente saber. Lev Vygotsky " O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir. Cria situações-problemas". Jean Piaget

13 Metodologia O quê? Conteúdo Como? Metodologia Quem? Aluno Para quê?
Avaliação objetivos Quando? Contextualização tempo/espaço Metodologia Os seguintes slides mostrar vários exemplos de linhas do tempo usando gráficos SmartArt. Inclua uma linha do tempo para o projeto, marcando claramente as etapas, datas importantes, e destaque em ponto o projeto se encontra agora.

14 Relação Sócio-Afetivo
Projetos Valores Humanos Linguística Conhecimento Relação Sócio-Afetivo Temas transversais Quais são as dependências que afetam a linha do tempo, os custos e a saída deste projeto?

15 LINGUÍSTICA Mural Rádio-escola Mala de leitura Jornal

16 Conhecimento Informática; Atividades extraclasse; Datas comemorativas;
Festa junina; Exibição cultural; Feira de Ciências; Simulado (6º ao 9º ano); Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica; Olimpíada Brasileira de Foguetes; Projeto Sustentabilidade (Meio Ambiente);

17 Relação Sócio-Afetivo;
Ação Integradora; Escola de pais; Bullying; Páscoa solidária; Acolhida; Interclasse; Projeto de vida; Orientação sexual;

18 TEMAS TRANSVERSAIS; Meio ambiente e saúde; Pluralidade cultural;
Orientação sexual; Trabalho e consumo

19 TEMA GERADOR; Valor é definido como qualidade de natureza física, intelectual ou moral que desperta admiração ou respeito. A Educação baseada nos valores humanos é nossa maior certeza de que faremos pessoas de fato, humanas.

20 TEMA GERADOR: VALORES HUMANOS
1º trimestre: Conceituação Dinâmicas Cartazes Acolhidas Rádio Orientar Ação integradora Apresentação teatral: O lixo pode ser luxo

21 TEMA GERADOR: VALORES HUMANOS
2º trimestre: Divulgação Orientar News Folder Desenhos Atividades de sala e casa Dinâmicas

22 TEMA GERADOR: VALORES HUMANOS
3º trimestre: Feira de Ciências Pesquisas Experiências Exposição

23 4º trimestre: Fechamento do projeto/ integração entre a escola/ comunidade
Exibição Cultural , Ação Integradora e Ação de Graças Apresentações teatrais Musicais Poesias Histórias

24 Avaliação “ Na avaliação inclusiva, democrática e amorosa não há exclusão, mas sim diagnóstico e construção. Não há submissão, mas sim liberdade. Não há medo, mas sim espontaneidade e busca. Não há chegada definitiva, mas sim travessia permanente em busca do melhor. Sempre !” LUCKESI, 1997. Prepare slides para o apêndice caso detalhes adicionais ou slides complementares venham a ser necessários. O apêndice também será útil se a apresentação for distribuída posteriormente.

25 Avaliação Qualitativa
A cada trimestre o professor elabora um relatório individual sobre o desenvolvimento do aluno durante o trimestre. Após é vistoriado pela coordenação pedagógica que encaminha para a secretaria onde é feito a formatação que será impressa no boletim e entregue aos pais na reunião trimestral:

26 Avaliação Quantitativa T → Trabalho trimestral Valor:5,0
P → Participação Valor:1,0 C → Comportamento Valor:1,0 Tr → Tarefas Valor:2,0 Ap → Apresentação Pes.e Mat Valor: 1,0 Soma: ,0 A → Avaliação Valor: 10,0 Média Trimestral → (Prova+Av. diária) / 2=>7,0

27 SERVIÇO DE PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Psicóloga Divina da Cunha Teixeira e Silva Em dias e horários pré estabelecidos com o Grupo Gestor, a Psicóloga Divina reunirá com as coordenadoras, onde receberá a demanda elencada por elas, quanto às necessidades dos educandos. Após o plano de trabalho será executado, seguindo atendimento individual no consultório psicológico da escola, acompanhamento e retorno em momento de estudo interdisciplinar. Atendimento aos pais para devidos encaminhamentos, se o caso requer.

28 INFORMES FINAIS: Cursos Livres: Inglês Karatê Balé Música Consultório
Psicopedagoga Lílian 3ª e 6ª feira: 8h às 12h

29 MENSAGEM FINAL A educação não pode ser delegada somente a escola. Aluno é transitório. Filho é para sempre! Educação de ENSINO é com a escola. Educação de VALORES é com os pais.


Carregar ppt "Ensino Fundamental – 1º ao 5º ano"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google