A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NOÇÕES DE GENÉTICA Você é igual ao seu pai ou a sua mãe?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NOÇÕES DE GENÉTICA Você é igual ao seu pai ou a sua mãe?"— Transcrição da apresentação:

1 NOÇÕES DE GENÉTICA Você é igual ao seu pai ou a sua mãe?
Porque os filhos são parecidos com os pais, mas não são iguais nem a mãe nem ao pai? O ser humano se forma e se desenvolve dentro do útero materno, recebendo da mãe oxigênio e nutrientes necessários para a sua vida. Qual a participação do pai na formação do filho? Onde estão as características do pai, que são transmitidas ao filho? Se por alguma razão, houver dúvida quanto a quem é o pai ou a mãe de uma criança, é possível determinar a paternidade ou a maternidade?

2 O corpo humano é formado por várias células chamadas de CÉLULAS SOMÁTICAS.
Todas as células somáticas possuem 46 cromossomos organizadas em 23 pares. 22 pares são cromossomos autossomos 1 par de cromossomos sexuais X e Y Cromossomos homólogos: cromossomos semelhantes entre si, quanto a forma e a composição. Zigoto: Única célula formada por cromossomos trazidos pelo espermatozóides e óvulo. Cariótipo: conjunto de cromossomos de uma célula somática. DNA: onde se localizam os genes com as características herdadas.

3 Espermatogênese: processo que forma os espermatozóides.
Multiplicação: as espermatogónias estão localizadas na periferia dos tubos seminiferos. Desde a puberdade estas células entram em proliferação constante, dividindo-se por mitoses sucessivas. Crescimento: as espermatogónias aumentam de volume, devido ao acumulo de substâncias de reserva, originado os espermatócitos I. Maturação: cada espermatócito I divide-se por meiose. Da primeira divisão meiotica, resultam dois espermatócitos II. Nos espermatócitos II, ocorre a segunda divisão da meiose, originando quatro espermatídeos. Diferenciação ou Espermiogénese: os espermatideos sofrem um processo de transformação em espermatozoides. As transformações sofridas incluem a perda de citoplasma e a diferenciação de um flagelo.

4 Ovulogênese: processo que dá a origem aos óvulos.
Período germinativo - termina na vida intra-uterina ou completa-se logo após o nascimento. Logo, a mulher quando nasce, já tem suas ovogônias formadas. Período de crescimento - as ovogônias aumentam muito de tamanho, originando ovócito I, devido a síntese de vitelo ou deutoplasma, substância orgânica que irá nutrir o embrião. Período de maturação - tanto na meiose I como na meiose II, formam-se células com tamanhos diferentes. As células menores são os glóbulos polares e não funcionais, degenerando-se. O óvulo é uma célula imóvel e muito maior que o espermatozóide.

5 Grupos sanguíneos e sistema ABO
Os grupos sanguíneos são definidos pela presença ou ausência de duas proteínas nas hemácias, conhecidas por A e B. A qual grupo pertencem os indivíduos? Que possuem a proteína A, mas não a B? Que possuem a proteína B, mas não a A? Que possuem aas proteínas A e B? Que não possuem nem A nem B?

6 Fenótipo: caracteristicas manifestada pelo indivíduo
Ex: cor dos olhos, formato das mãos, cor de cabelo, etc. Genótipo: conjunto de genes O genótipo condiciona o fenótipo, ou seja, o fenótipo é dependente o genótipo; o genótipo determina o fenótipo. Leis da herança = Leis de Mendel: transmissão das características.

7 Se os pais são AB, os filhos serão 50% A e 50% B
14- Faça um heredograma para representar a descendência de um casal, ambos do grupo AB e com quatro filhos, sendo dois homens e duas mulheres. Se os pais são AB, os filhos serão 50% A e 50% B AB AB AA BB AA BB


Carregar ppt "NOÇÕES DE GENÉTICA Você é igual ao seu pai ou a sua mãe?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google