A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

VIII Semana da Biologia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "VIII Semana da Biologia"— Transcrição da apresentação:

1 VIII Semana da Biologia
IMUNOBIOLOGIA DO HIV Prof. Aguinaldo Roberto Pinto Prof. Carlos Roberto Zanetti

2 Revisão histórica da infecção pelo HIV
Revisão histórica da infecção pelo HIV Prof. Carlos Roberto Zanetti

3 o HIV começou a infectar
COMO, QUANDO e ONDE o HIV começou a infectar seres humanos?

4 COMO ? que tipo de vírus é o HIV?
Em 1999 um grupo de pesquisadores da Universidade do Alabama publica na Nature a identificação de um tipo de SIVcpz que era quase idêntico ao HIV-1. HIV é um Lentivirus e como todos os outros vírus deste tipo, ataca o sistema imune; Lentivirus pertencem a um grande grupo denominado retrovirus; São encontrados em diferentes animais, incluindo gatos, carneiros, cavalos, vacas e macacos (SIV).

5 Como o HIV poderia ter quebrado a barreira entre as espécies?
A teoria da Caça   O SIVcpz foi transferido aos humanos quando os chipanzés eram caçados e sua carne ingerida, ou através de ferimentos com facas sujas de sangue. Um artigo publicado na The Lancet em 2004, demonstra que vírus símios são ainda hoje transferidos a humanos . Dentre 1099 indivíduos da República dos Camarões estudados, 1% estavam infectados com SFV (Simian Foamy Virus), que, assim como o SIV, imaginava-se que só infectava macacos. Acredita-se que se infectaram em caçadas e ingerindo carne de macacos.

6 Como o HIV poderia ter quebrado a barreira entre as espécies?
A teoria da Caça   Principal crítica: Por que as epidemias de AIDS são todas descritas no século XX e nunca anteriormente?

7 Como o HIV poderia ter quebrado a barreira entre as espécies?
A teoria da Vacina contra Poliomielite – Transmissão via iatrogênica

8 Como o HIV poderia ter quebrado a barreira entre as espécies?
A teoria da Vacina contra Poliomielite – Transmissão via iatrogênica The River - A journey back to the source of HIV and AIDS Edward Hooper SBN , USA, 1999. propõe que o HIV-1 quebrou a barreira inter-espécies graças a vacinação de quase um milhão de “voluntários” no Congo belga e Ruanda-Urundi, nos anos 50, com uma vacina preparada em células de chimpanzé, chamada CHAT. Os cientistas envolvidos (Hilary Koprowski, Stanley Plotkin e Paul Osterrieth) negam que utilizaram células destes animais. Todos participaram de pesquisas no campo de Lindi, onde 600 animais estavam presos, dos quais 400 foram usados durante o período de pesquisa com a vacina polio.

9 Como o HIV poderia ter quebrado a barreira entre as espécies?
A teoria da Vacina contra Poliomielite – Transmissão via iatrogênica Principais críticas: Só explica o aparecimento de um grupo de HIV (M): a transferência pode ter acontecido de outras maneiras! Existem casos confirmados de infecção anteriores aos experimentos na África!

10 Como o HIV poderia ter quebrado a barreira entre as espécies?
Teoria da agulha contaminada Nos anos 50 as seringas descartáveis não eram disponíveis na África. O uso de uma mesma seringa em muitos indivíduos pode ter transmitido rapidamente sangue contaminado (de um caçador, por exemplo) para muitas pessoas. Gera alto potencial para mutações, podendo mesmo transmitir o SIV, antes de ter se tornado HIV.

11 Como o HIV poderia ter quebrado a barreira entre as espécies?
Teoria do Colonialismo – Também derivada da Teoria da caça. (Proposta em 2000 por Jim Moore, especialista em comportamento de primatas) Final do séc. XIX e início do séc. XX – África colonizada – péssimas condições sanitárias, de alimentação e extenuação física: SIV escapa da resposta imune e muta para HIV! Chimpanzé seria bem-vindo como fonte extra de alimento! Trabalhadores recebiam vacinação contra varíola e conviviam com protitutas! Muitos devem ter morrido antes de desenvolverem os primeiros sintomas de AIDS; os que desenvolveram não chamaram atenção! Todos os registros, inclusive médicos, foram destruídos para esconder a existência dos campos onde quase 50% da população local desapareceu!

12 Como o HIV poderia ter quebrado a barreira entre as espécies?
Teoria da Conspiração HIV teria sido “feito” em laboratório para exterminar negros e homossexuais! Teria sido feito sob os auspícios do US federal 'Special Cancer Virus Program' (SCVP), com ajuda da CIA! Teria sido espalhado através de campanhas de vacinação contra varíola e nos experimentos com vacinação contra hepatite B em homossexuais! Embora não possa ser definitivamente descartada, ignora a ligação evidente entre SIV e HIV e que o vírus foi identificado em 1959, época em que a tecnologia de engenharia genética para “criar” o vírus não existia.

13 QUANDO ? As 3 mais antigas infecções com HIV comprovadas são:
De uma amostra de plasma coletado em 1959 de um homem adulto da atual República Democrática do Congo. De uma amostra de tecido de um adolescente americano que morreu em St. Louis, EUA, em 1969. De uma amostra de tecido de um marinheiro norueguês, morto em 1976.

14 ONDE ? É importante saber isso?
Muito possivelmente na África: Macacos asiáticos e sul-americanos não têm SIV.

15 Como se transformou numa pandemia ?
Viagens internacionais: paciente Zero (Gaetan Dugas )! Revolução sexual dos anos 60 e 70! Revolução Gay dos anos70! Indústria do sangue: doações pagas! Drogas injetáveis!

16 Pré-História da Aids Homossexuais nos Estados Unidos e heterossexuais na Tanzânia e no Haiti começam a apresentar sintomas da Aids, ou seja, o sistema imunológico não reage contra infecções. A AIDS ainda não havia sido identificada!

17 Fase do Descobrimento 1980/1981 Sarcoma de Kaposi

18 1981 Junho - Publicado artigo do médico imunologista Michael Gottieb, no boletim do Centro de Controle de Doenças (CDC), dos EUA, relatando que uma nova doença leva à falência do sistema imunológico dos pacientes. Junho - Registrado o primeiro caso europeu da doença, na Dinamarca. Dezembro - Registrado o primeiro caso de Aids no Reino Unido.

19 o Centro de Controle e Prevenção de doenças (CDC) foi alertado para o aparecimento de uma nova doença. Em oito meses apareceram, na área de Los Angeles, cinco casos de uma pneumonia extremamente rara, causada por um protozoário (Pneumocystis carinii). - Infecção oportunista que até aquele momento só tinha sido detectada em pessoas com alto grau de comprometimento do sistema imune (câncer, drogas imunossupressoras). - Entre 1967 e 1979 foram diagnosticados apenas dois casos desta infecção. Repentinamente, cinco homossexuais masculinos. Histórico

20

21 Fase do Descobrimento Manchas violáceas em todo corpo Adultos jovens
Manchas violáceas em todo corpo Adultos jovens Todos homossexuais Não havia evidência de contágio Não há risco aparente para heterossexuais Defeitos imunológicos graves (causa ou efeito?) Pneumocystis carinii, CMV, HSV

22 Fase do Descobrimento Ao mesmo tempo, o CDC recebeu 26 casos de Sarcoma de Kaposi, (câncer que envolve os vasos sanguíneos da pele ou órgão internos).

23 A doença é chamada de CÂNCER GAY
A doença é chamada de CÂNCER GAY Passa a ser nominada GRID Gay-Related-Imuno-Deficience

24 1982 A dermatologista paulista Valéria Petri, da Escola Paulista de Medicina, identifica o primeiro caso de Aids no Brasil. Os cientistas apontaram como causa do aparecimento destas doenças até então raras, a depleção das células CD4.

25 1982 Janeiro - A comunidade científica certifica-se que o vírus é transmitido por meio do sangue e do contato sexual a partir de observações de pacientes do Haiti e de hemofílicos. Junho - Registrado o primeiro caso de Aids por meio de transmissão de sangue em hemofílico nos EUA. Pesquisadores chegam à conclusão de que o primeiro caso de Aids teria surgido em Uganda, em 1976. O Centro de Controle de Doenças (CDC) dos EUA batiza a nova doença de Aids (Aquired Immune Deficiency Syndrome, ou Síndrome da Imunodeficiência Adquirida).

26 1983 Morre, em Nova York, aos 31 anos, o estilista e figurinista mineiro Markito, conhecido costureiro de atrizes e socialites. Ele foi a primeira pessoa pública brasileira a falecer por causa da doença. O dermatologista Paulo Roberto Teixeira inaugura o primeiro programa de prevenção à Aids como parte do Instituto de Saúde da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. A equipe do Instituto Pasteur, na França, chefiada por Luc Montaigner, identifica o vírus causador da doença, batizado de LAV. Mas é o pesquisador americano Robert Gallo, do Instituto Nacional de Saúde dos EUA, quem primeiro publica a descoberta do vírus, chamando-o de HTLV-III.

27 1983 LAV X HTLV-III Luc Montagnier Institut Pasteur França
1983 LAV X HTLV-III Luc Montagnier Institut Pasteur França Robert Gallo NIH EUA

28 Descobre que câncer humano pode ter origem viral Descobre a IL-2
Consegue replicar “HTLV-III” em cultura (Science, 1984) Estabelece a causalidade “HTLV-III” – AIDS Desenvolve teste sorológico para detecção de anticorpos anti-”HTLV-III” Robert Gallo NIH EUA

29 Identifica LAV quase um ano antes do HTLV-III
Coopera com Robert Gallo EUA nega patente para teste sorológico Recorre a corte suprema dos EUA Luc Montagnier Institut Pasteur França

30 Luc Montagnier Institut Pasteur França Robert Gallo NIH EUA Nature -1987 Scientific American

31 Luc Montagnier Robert Gallo 1989 – Chicago Tribune: John Crewdson - Gallo roubou as amostras de Montagnier; - LAV e HTLV-III eram virtualmente idênticos; - A foto publicada na Science (1984) era “por engano” a do LAV. - Gallo foi alvo de investigação pelo NIH e ORI

32 Jano On-line 20/03/ :07

33 1983 HIV Linfócito T

34 1984 Brasil A travesti Brenda Lee passa a freqüentar os corredores do Hospital Emílio Ribas, em São Paulo, exigindo um tratamento digno para os doentes de Aids. Criada a Casa de Apoio Brenda Lee, instituição particular para doentes de Aids. Mundo Junho – Morre o filósofo francês, Michel Foucault. Outubro - O laboratório americano Abbot começa a testar o primeiro teste sorológico para detecção de anticorpos anti-HIV (ELISA). Pesquisadores americanos consideram o comissário de bordo canadense Gaetan Dugas o paciente zero. Em um ano, teria contaminado 250 pessoas.

35 1984 Brasil A travesti Brenda Lee passa a freqüentar os corredores do Hospital Emílio Ribas, em São Paulo, exigindo um tratamento digno para os doentes de Aids. Criada a Casa de Apoio Brenda Lee, instituição particular para doentes de Aids. Mundo 25 de junho – Morre o filósofo francês, Michel Foucault. Outubro - O laboratório americano Abbot começa a testar o primeiro kit sorológico para detecção de anticorpos anti-HIV (ELISA). Pesquisadores americanos consideram o comissário de bordo canadense Gaetan Dugas o paciente zero. Em um ano, teria contaminado, 250 pessoas.

36 Segunda fase da doença: Período das Primeiras Respostas
1985 Fundado o Gapa (Grupo de Apio aos Portadores de AIDS). É criado o Programa Nacional da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida Março - O teste Elisa é licenciado nos EUA e, em junho, é colocado no mercado. Setembro - Manifestação é organizada nos EUA contra a presença de crianças portadoras do HIV nas escolas. 2 de outubro - Morre em conseqüência da Aids, em Los Angeles, o ator Rock Hudson, que depois se tornou um símbolo da luta contra a doença. Descoberto o vírus HIV do tipo 2.

37 Segunda fase da doença: Período das Primeiras Respostas
1985 Fundado o Gapa (Grupo de Apio aos Portadores de AIDS). É criado o Programa Nacional da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida Março - O teste Elisa é licenciado nos EUA e, em junho, é colocado no mercado. Setembro - Manifestação é organizada nos EUA contra a presença de crianças portadoras do HIV nas escolas. 2 de outubro - Morre em conseqüência da Aids, em Los Angeles, o ator Rock Hudson, que depois se tornou um símbolo da luta contra a doença. Descoberto o vírus HIV do tipo 2.

38 Segunda fase da doença: Período das Primeiras Respostas
1985 Fundado o Gapa (Grupo de Apio aos Portadores de AIDS). É criado o Programa Nacional da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida Março - O teste Elisa é licenciado nos EUA e, em junho, é colocado no mercado. Setembro - Manifestação é organizada nos EUA contra a presença de crianças portadoras do HIV nas escolas. 2 de outubro - Morre em conseqüência da Aids, em Los Angeles, o ator Rock Hudson, que depois se tornou um símbolo da luta contra a doença. Descoberto o vírus HIV do tipo 2.

39 1985 Fundado o Gapa (Grupo de Apio aos Portadores de AIDS).
1985 Fundado o Gapa (Grupo de Apio aos Portadores de AIDS). É criado o Programa Nacional da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida Março - O teste Elisa é licenciado nos EUA e, em junho, é colocado no mercado. Setembro - Manifestação é organizada nos EUA contra a presença de crianças portadoras do HIV nas escolas. 2 de outubro - Morre em conseqüência da Aids, em Los Angeles, o ator Rock Hudson, que depois se tornou um símbolo da luta contra a doença. Descoberto o vírus HIV do tipo 2.

40 1986 São Paulo é o primeiro estado a tornar obrigatória a realização do teste para a detecção do HIV nos doadores de sangue em hospitais, maternidades, centros hemoterápicos e bancos de sangue. Lei Federal torna obrigatória a realização de testes sorológicos em todo o território nacional. A comunidade científica adota a nomenclatura HIV (vírus da imunodeficiência humana), substituindo os termos HTLV e o LAV, para definir o vírus da Aids.

41 O AZT, primeiro antiviral inibidor de transcriptase, começa a ser ministrado aos doentes de Aids, aumentando sua sobrevida. 1987 É criado, na cidade de São Paulo, o Centro de Orientação e Sorologia Anônima. Protestos de presos com Aids da penitenciária do Estado de São Paulo, que pedem ao ministro da saúde Paulo Brossard medicamentos e atendimento clínico. Abril - Princesa Diana rompe o protocolo e numa atitude política cumprimenta, sem luvas, nove pacientes de Aids, internos no hospital Middlesex, na Inglaterra. Criado nos Estados Unidos o Act-Up (Aids Coalition to Unleash Power), uma das maiores organizações mundiais de informação e ajuda aos portadores do vírus.

42 1988 4 de janeiro – Henfil, um dos principais cartunistas brasileiros, morre em virtude de complicações decorrentes da Aids. Hemofílico e irmão do sociólogo Herbert de Souza, o Betinho. Programa de atendimento a HIV positivos de Santos organiza a distribuição de seringas descartáveis para usuários de drogas injetáveis. Veiculada a primeira campanha maciça de esclarecimento sobre a doença. Denominada "Aids, transmita a informação", a campanha da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo tinha sete temas, sendo composta de anúncios na TV, rádio, folhetos e cartazes. Teve duração de quatro meses.

43 1988 4 de janeiro – Henfil, um dos principais cartunistas brasileiros, morre em virtude de complicações decorrentes da Aids. Hemofílico e irmão do sociólogo Herbert de Souza, o Betinho. Programa de atendimento a HIV positivos de Santos organiza a distribuição de seringas descartáveis para usuários de drogas injetáveis. Veiculada a primeira campanha maciça de esclarecimento sobre a doença. Denominada "Aids, transmita a informação", a campanha da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo tinha sete temas, sendo composta de anúncios na TV, rádio, folhetos e cartazes. Teve duração de quatro meses.

44 1988 4 de janeiro – Henfil, um dos principais cartunistas brasileiros, morre em virtude de complicações decorrentes da Aids. Hemofílico e irmão do sociólogo Herbert de Souza, o Betinho. Programa de atendimento a HIV positivos de Santos organiza a distribuição de seringas descartáveis para usuários de drogas injetáveis. Veiculada a primeira campanha maciça de esclarecimento sobre a doença. Denominada "Aids, transmita a informação", a campanha da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo tinha sete temas, sendo composta de anúncios na TV, rádio, folhetos e cartazes. Teve duração de quatro meses.

45 1988 4 de janeiro – Henfil, um dos principais cartunistas brasileiros, morre em virtude de complicações decorrentes da Aids. Hemofílico e irmão do sociólogo Herbert de Souza, o Betinho. Programa de atendimento a HIV positivos de Santos organiza a distribuição de seringas descartáveis para usuários de drogas injetáveis. Veiculada a primeira campanha maciça de esclarecimento sobre a doença. Denominada "Aids, transmita a informação", a campanha da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo tinha sete temas, sendo composta de anúncios na TV, rádio, folhetos e cartazes. Teve duração de quatro meses.

46 1988 Surge o GIV (Grupo de Incentivo à Vida), o primeiro grupo de soropositivos. Criado o Centro de Referência e Treinamento da Aids, no Hospital Emílio Ribas. Portaria dos ministérios do Trabalho e da Saúde concede benefícios aos portadores da doença, tais como pensão especial, auxílio-doença, aposentadoria e retirada integral do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). Outubro Realizada manifestação em Washington em memória das vítimas da Aids.

47 1989 20 de julho – Morre o ator Lauro Corona, ator de novelas da Rede Globo. Corona ocultou até o fim que era portador do vírus da AIDS.

48 1990 7 de julho – Morre, aos 32 anos, o cantor e compositor Cazuza, de insuficiência respiratória e edema pulmonar, consequências da Aids. O ex-líder do Barão Vermelho foi o primeiro artista brasileiro a assumir publicamente a doença e a se engajar numa forma de luta contra a discriminação e de prevenção à doença. Sua mãe, Lucinha Araújo, criou a Sociedade Viva Cazuza, ONG que presta atendimento a crianças portadoras do vírus.

49 1991 Abril – A Princesa Diana visita o Brasil e faz uma doação em dinheiro para a construção de uma sede para a Casa Vida, organização dirigida pelo padre Júlio Lancelloti que estava sem local para funcionar. Em sua passagem pelo Rio de Janeiro, a princesa quebra o protocolo ao conversar com pacientes de Aids no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, mostrando novamente sua solidariedade aos portadores do vírus.

50 1991 Os EUA aprovam o medicamento ddI (inibidor de transcriptase reversa). A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulga relatório informando que pelo menos 10 milhões de pessoas no mundo têm o vírus da Aids. 8 de novembro- O jogador americano de basquete, Magic Johnson, anuncia que é portador do vírus da Aids. 24 de novembro – O cantor Freddie Mercury morre, aos 45 anos. O cantor só admitiu na véspera de sua morte que era portador do vírus da Aids.

51 1991 Os EUA aprovam o medicamento ddI (inibidor de transcriptase reversa). A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulga relatório informando que pelo menos 10 milhões de pessoas no mundo têm o vírus da Aids. 8 de novembro- O jogador americano de basquete, Magic Johnson, anuncia que é portador do vírus da Aids. 24 de novembro – O cantor Freddie Mercury morre, aos 45 anos. O cantor só admitiu na véspera de sua morte que era portador do vírus da Aids.

52 1992 30 de março – RJ, Morre o escritor mineiro Herbert Daniel, responsável pelas principais campanhas contra a Aids no país. 8 de abril - O tenista americano Arthur Ashe assume publicamente que é portador do HIV. Revela que foi infectado por transfusão de sangue contaminado. Maio - O laboratório Murex desenvolve teste capaz de identificar o HIV no sangue em apenas 10 minutos. 13 de setembro - O ator Anthony Perkins morre aos 60 anos. O governo dos EUA aprova o medicamento ddC, outra droga com poder de inibir a Transcriptase. "Muita gente diz que a Aids é uma vingança de Deus, mas eu acredito que é um mal surgido para ensinar as pessoas a se amarem e a serem solidárias umas com as outras. Aprendi muito sobre o amor, a abnegação e a compreensão com as pessoas com quem compartilhei esta grande aventura que é o mundo da Aids".

53 1992 30 de março – RJ, Morre o escritor mineiro Herbert Daniel, responsável pelas principais campanhas contra a Aids no país. 8 de abril - O tenista americano Arthur Ashe assume publicamente que é portador do HIV. Revela que foi infectado por transfusão de sangue contaminado. Maio - O laboratório Murex desenvolve teste capaz de identificar o HIV no sangue em apenas 10 minutos. 13 de setembro - O ator Anthony Perkins morre aos 60 anos. O governo dos EUA aprova o medicamento ddC, outra droga com poder de inibir a Transcriptase.

54 1993 A estudante Sheila C. de Oliveira, de 8 anos, portadora do HIV, é recusada pela Escola Ursa Maior em São Paulo. O caso provoca indignação. Morre de pneumonia, o ator Carlos Augusto Strazzer, aos 47 anos. A atriz Sandra Bréa declara ser portadora do vírus HIV. O CDC adota uma nova definição para Aids: passam a ser considerados doentes as pessoas com uma taxa de linfócitos (CD4) inferior a 200 por mm3 de sangue. O Bailarino russo Rudolf Nureyev morre, aos 55 anos. Pesquisadores europeus mostram que a terapia isolada de AZT não traz benefícios a longo prazo.

55 1993 A estudante Sheila C. de Oliveira, de 8 anos, portadora do HIV, é recusada pela Escola Ursa Maior em São Paulo. O caso provoca indignação. Morre de pneumonia, o ator Carlos Augusto Strazzer, aos 47 anos. A atriz Sandra Bréa declara ser portadora do vírus HIV. O CDC adota uma nova definição para Aids: passam a ser considerados doentes as pessoas com uma taxa de linfócitos (CD4) inferior a 200 por mm3 de sangue. O Bailarino russo Rudolf Nureyev morre, aos 55 anos. Pesquisadores europeus mostram que a terapia isolada de AZT não traz benefícios a longo prazo.

56 1993 A estudante Sheila C. de Oliveira, de 8 anos, portadora do HIV, é recusada pela Escola Ursa Maior em São Paulo. O caso provoca indignação. Morre de pneumonia, o ator Carlos Augusto Strazzer, aos 47 anos. A atriz Sandra Bréa declara ser portadora do vírus HIV. O CDC adota uma nova definição para Aids: passam a ser considerados doentes as pessoas com uma taxa de linfócitos (CD4) inferior a 200 por mm3 de sangue. O Bailarino russo Rudolf Nureyev morre, aos 55 anos. Pesquisadores europeus mostram que a terapia isolada de AZT não traz benefícios a longo prazo.

57 1993 A estudante Sheila C. de Oliveira, de 8 anos, portadora do HIV, é recusada pela Escola Ursa Maior em São Paulo. O caso provoca indignação. Morre de pneumonia, o ator Carlos Augusto Strazzer, aos 47 anos. A atriz Sandra Bréa declara ser portadora do vírus HIV. O Bailarino russo Rudolf Nureyev morre, aos 55 anos. O CDC adota uma nova definição para Aids: passam a ser considerados doentes as pessoas com uma taxa de linfócitos (CD4) inferior a 200 por mm3 de sangue. Pesquisadores europeus mostram que a terapia isolada de AZT não traz benefícios a longo prazo.

58 1994 O Jornal Folha de São Paulo lança uma campanha pelo uso da camisinha distribuindo o preservativo na capa de seu caderno dirigido aos adolescentes, o Folhateen. A agência DM9 lança campanha de prevenção à Aids para a TV com cena de sexo explícito. Imagem do símbolo de luta contra a Aids é projetado na Torre Eiffel, em Paris, no dia mundial de combate a doença. O grupo Act-Up se mobiliza contra a política patrocinada pela Unesco em relação à doença.

59 1995 Agência Master cria comercial de prevenção na qual um ator conversa com seu pênis, batizado de Bráulio, sobre o uso da camisinha. A campanha governamental provoca polêmica e protestos. Segundo a Organização Mundial de Saúde, neste ano, houve um aumento de 26% no número de casos em todo o mundo. Surgem os medicamentos inibidores de protease, que reduzem drasticamente o número de vírus no organismo do paciente. A combinação do tratamento com estes remédios, mais o AZT, foi batizada de "coquetel", e foi colocado em prática, pela primeira vez, pelo virologista americano David Ho. Os EUA admitem que a equipe do Instituto Pasteur descobriu o vírus da Aids antes do grupo americano.

60 1995 Agência Master cria comercial de prevenção na qual um ator conversa com seu pênis, batizado de Bráulio, sobre o uso da camisinha. A campanha governamental provoca polêmica e protestos. Segundo a Organização Mundial de Saúde, neste ano, houve um aumento de 26% no número de casos em todo o mundo. Surgem os medicamentos inibidores de protease, que reduzem drasticamente o número de vírus no organismo do paciente. A combinação do tratamento com estes remédios, mais o AZT, foi batizada de "coquetel", e foi colocado em prática, pela primeira vez, pelo virologista americano David Ho. Os EUA admitem que a equipe do Instituto Pasteur descobriu o vírus da Aids antes do grupo americano.

61 1996 Renato Russo, morre no Rio, vítima de complicações decorrentes da Aids. Manifestantes realizam protesto em Washington em memória das vítimas da Aids. Segundo o MS, foram diagnosticados 80 mil casos de Aids desde 1980, com 36 mil mortes. A estimativa não oficial é de 700 mil pessoas portadoras do vírus. O jogador americano de basquete, Magic Johnson, volta a atuar pelo time dos Lakers depois de quatro anos fora das quadras. Acontece, em Vancouver, no Canadá, a XI Conferência Internacional de Aids. Os médicos americanos David e Martin Markowitz anunciam a eliminação do HIV de 9 pacientes, com o coquetel composto por AZT, 3TC e ritonavir. Dois anos depois, na Conferência de Genebra, reconhecem que as descobertas anunciadas foram excessivamente otimistas.

62 1996 Renato Russo, morre no Rio, vítima de complicações decorrentes da Aids. Manifestantes realizam protesto em Washington em memória das vítimas da Aids. Segundo o MS, foram diagnosticados 80 mil casos de Aids desde 1980, com 36 mil mortes. A estimativa não oficial é de 700 mil pessoas portadoras do vírus. O jogador americano de basquete, Magic Johnson, volta a atuar pelo time dos Lakers depois de quatro anos fora das quadras. Acontece, em Vancouver, no Canadá, a XI Conferência Internacional de Aids. Os médicos americanos David e Martin Markowitz anunciam a eliminação do HIV de 9 pacientes, com o coquetel composto por AZT, 3TC e ritonavir. Dois anos depois, na Conferência de Genebra, reconhecem que as descobertas anunciadas foram excessivamente otimistas.

63 1997 O MS anuncia casos no Brasil, sendo mulheres e homens. A relação entre homens/mulheres infectados é de 2,5 para 1; em 1986, era de 16/1. Morre o sociólogo Herbert José de Souza, o Betinho. Morre o ator Thales Pan Chacon. A revista Science publica artigo sobre uma molécula natural, modificada quimicamente (AOP-Rantes), que poderia inibir a entrada do vírus HIV É divulgado nos EUA, redução de 44% no número de óbitos. Segundo a OMS, 6,4 milhões de pessoas já morreram por causa da doença.

64 1997 O MS anuncia casos no Brasil, sendo mulheres e homens. A relação entre homens/mulheres infectados é de 2,5 para 1; em 1986, era de 16/1. Morre o sociólogo Herbert José de Souza, o Betinho. Morre o ator Thales Pan Chacon. A revista Science publica artigo sobre uma molécula natural, modificada quimicamente (AOP-Rantes), que poderia inibir a entrada do vírus HIV É divulgado nos EUA, redução de 44% no número de óbitos. Segundo a OMS, 6,4 milhões de pessoas já morreram por causa da doença.

65 1997 O MS anuncia casos no Brasil, sendo a relação entre homens/mulheres infectados de 2,5 para 1; em 1986, era de 16/1. Morre o sociólogo Herbert José de Souza, o Betinho. Morre o ator Thales Pan Chacon. A revista Science publica artigo sobre uma molécula natural, modificada quimicamente (AOP-Rantes), que poderia inibir a entrada do vírus HIV. É divulgado nos EUA, redução de 44% no número de óbitos. Segundo a OMS, 6,4 milhões de pessoas já morreram por causa da doença. O Brasil se torna um dos primeiros países do mundo a distribuir gratuitamente o coquetel anti-HIV, provocando uma diminuição de 40% no número de óbitos.

66 1998 Na XII Conferência Mundial de Aids (Genebra), David Ho anuncia que os esquemas atuais de tratamento continuam sendo driblados pelo HIV. Desde 1996, o número de contaminados saltou de 20 milhões para 30 milhões. Na Ásia, a taxa dobrou em praticamente todos os países. Na Europa Oriental, cresceu seis vezes em vários países. Em Botswana e no Zimbabwe, 25% da população adulta está contaminada. Na África do Sul, são 3 milhões de pessoas. Na Índia, esse número chega a 4 milhões. A América Latina torna-se a 3.a região do mundo com maior no.de casos. Pesquisadores franceses descobrem novo vírus HIV na África, batizado N. A Aids se converte na doença infecciosa mais letal do mundo, superando a tuberculose, e subindo para o quarto lugar entre todas as causas de mortalidade, segundo a OMS, com mais de 2,28 milhões de mortes. Em 1997, era a 7a.

67 1999 Estudo publicado na revista Nature confirma que a origem da infecção do vírus HIV nos seres humanos foi feita por meio de chimpanzés da espécie Pan troglodytes. A confirmação foi obtida por um grupo de 12 cientistas norte-americanos, britânicos e franceses. Não se sabe quando, provavelmente antes da década de 40. Novo tratamento que evita a transmissão do vírus da Aids de mãe para filho é desenvolvido por médicos das Nações Unidas. O tratamento pode ser aplicado mais intensamente em países pobres, já que se resume a tomar duas pílulas por dia, que contém duas drogas combinadas.

68 2001

69 2002 Pela primeira vez, foi relatado que as mulheres representavam a metade de todos os casos de adultos infectados no mundo.

70 2003 A empresa Vaxgen anuncia que sua vacina falhou em dar proteção contra a AIDS. Outro teste desenvolvido na Tailândia também falhou! "The outcome of this trial is one more reminder of how difficult it is to combat HIV and how important it is for the international public health community to redouble the effort to develop an effective vaccine."

71 2003 Novo tipo de droga anti-HIV é aprovado pelo FDA. Diferentemente de todos os outros medicamentos o Fuzeon (enfuvirtide ou T-20) impede a entrada do HIV nas células humanas.

72 2003 Thursday, 9 October, 2003, 16:16 GMT 17:16 UK
2003 Thursday, 9 October, 2003, 16:16 GMT 17:16 UK Vatican in HIV condom row Using a condom significantly reduces the risk of contracting HIV. The Catholic Church has been accused of telling people in countries with high rates of HIV that condoms do not protect against the deadly virus.

73 Procris (Piero di Cosimo, 1510). O sêmen do rei Minos, filho de Zeus, era povoado por serpentes, escorpiões e lacraias que matavam suas amantes. Procris teve a idéia de introduzir uma bexiga de cabra em sua vagina para se proteger. Nasceu a camisinha.

74 Desde 1850 a.C. Protetores para o pênis no Egito Antigo. Serviam proteger o pênis contra galhos e picadas de insetos durante as caçadas.

75 Século XVI - Gabrielle Fallopio confeccionou o que descreveu como uma "bainha de tecido leve, sob medida, para proteção das doenças venéreas". Tratava-se de um forro de linho do tamanho do pênis e embebido em ervas. Ele a denominou De Morbo Gallico, em um artigo escrito em Shakespeare denominou-a "luva de Vênus".

76 Camisinha de vísceras animais (ceco, bexiga,...)
Camisinha de vísceras animais (ceco, bexiga,...) No século XVII, um médico inglês conhecido como doutor Condom, alarmado com o número de filhos ilegítimos de Carlos II da Inglaterra ( ), criou para o rei um protetor feito com tripa de animais.

77 A expressão preservativo apareceu pela primeira vez nos anúncios das casas de prostituição de Paris, em 1780: "Nesta casa fabricam-se preservativos de alta segurança, bandagens e artigos de higiene." Ela foi logo substituída por uma expressão curiosa, redingote anglaise, que queria dizer "sobretudo inglês", o que equivaleria hoje ao termo "camisa-de-vênus" ou mais intimamente falando, "camisinha"

78 Em 1839 Charles Goodyear descobriu o processo de vulcanização da borracha. Isso permitiu a confecção de preservativos de borracha. Esses eram grossos e caros. Eles eram lavados e utilizados diversas vezes, até que a borracha arrebentasse.

79 Em 1930 aparecem as camisinhas de látex.
Em 1930 aparecem as camisinhas de látex.

80 2004 Em Março, o FDA aprovou o primeiro teste rápido para detecção de HIV na saliva. A África do Sul inicia um programa de fornecimento de medicamentos gratuitos, após anos de confusão e atrasos. “Mulheres, meninas HIV e AIDS” foi o tema escolhido para o dia mundial da AIDS.

81 2005 O Brasil recusa a oferta de US$40 milhões dos EUA, pois se recusa a ratificar a declaração condenando a prostituição. O diretor do programa brasileiro de combate ao HIV/AIDS disse que o governo tomou esta decisão “para preservar sua autonomia em assuntos relacionados às políticas nacionais em HIV/AIDS bem como por princípios éticos e humanitários”. O Fundo Global de Luta contra AIDS, TB e Malária suspendeu todos os recursos destinados a Uganda, após denúncia de corrupção no Ministério da Saúde daquele país.

82 2005 "2005 será mais provavelmente mais lembrado pelas 3 milhões de mortes e quase 5 milhões de novas infecções do que pelas vidas salvas graças ao tratamento contra o HIV” - Capa da revista The Lancet , Vol. 366 No. 9500

83


Carregar ppt "VIII Semana da Biologia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google