A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mecanismos a prova de erros

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mecanismos a prova de erros"— Transcrição da apresentação:

1 Mecanismos a prova de erros
Poka-Yoke Mecanismos a prova de erros

2 Defeitos Onde analisar os defeitos? Tipos de defeitos
Jusante do processo Montante do processo. Tipos de defeitos Acabamento e aparência Características funcionais Defeitos críticos (totais e de contorno) Defeitos maiores Irregularidades

3 Custo da qualidade Os custos da qualidade são determinantes na elaboração do custo do produto. Alguns exemplos de custos da qualidade: Custo de avaliação da qualidade. Custo de prevenção. Custo de garantia da qualidade. Custo com informações

4 Tipos de inspeção Por atributos Por variável 100% dos itens Amostragem
Auto-inspeção Inspeções sucessivas Inspeção na fonte

5 Poka-Yoke É um mecanismo de acompanhamento do processo.
Ele é composto de: Um mecanismo para detectar o problema Uma ferramenta para restringir a operação ou isolar um item defeituoso. Um dispositivo de sinalização para chamar a atenção do operador.

6 Mecanismo para detectar o defeito
Método do conjunto – confere a quantidade de itens instalados. Método do contato – confere as características visuais do produto. Método das etapas – confere se a seqüência de montagem ocorre de acordo com procedimento operacional.

7 Mecanismo para isolar o defeito
Método de controle (normalmente utilizado em defeitos muito freqüentes) Método de advertência (normalmente utilizado em defeitos poucos freqüentes)

8 Autonomação Separar o homem da máquina.
Dotar as máquinas de mecanismos que corrigem defeitos, de forma que o operador possa fazer outras atividades. Depois de algum tempo a máquina está depreciada, mas o operador deve ser pago indefinidamente.


Carregar ppt "Mecanismos a prova de erros"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google