A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Poka- Yoke Criado na década de 60 no Japão visando o zero defeito; Complementar às BPFs – propicia mais segurança; Se baseia no fato do ser humano não.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Poka- Yoke Criado na década de 60 no Japão visando o zero defeito; Complementar às BPFs – propicia mais segurança; Se baseia no fato do ser humano não."— Transcrição da apresentação:

1 Poka- Yoke Criado na década de 60 no Japão visando o zero defeito; Complementar às BPFs – propicia mais segurança; Se baseia no fato do ser humano não ser perfeito – falha! Principias erros humanos: Esquecer; Entender errado; Falta de identificação; Falta de treinamento; Erros propositais – insatisfação; Desatenção; Lentidão; Falta de padrões; Surpresas – falta de analise das possíveis situações; Descuido.

2 Poka Yoke Situações susceptíveis a erros : Processos com constantes ajustes; Falta de especificações adequadas; Sistemas complexos; Falta de programação/documentação; POPs inadequados; Baixa automação; Ambiente de trabalho inadequado.

3 Poka-Yoke Base para o sucesso da implantação de programas Just In Time, Zero defeitos ou similares. Dispositivos anti defeitos: Erro – causa Erro – causa Defeito - consequência Defeito - consequência Decorre de inspeções baseadas em pontos críticos de controle e seus limites de aceitação. Usar de forma acessória a análise de causa raiz e o princípio de pareto. Primeiro passo – inspeção rigorosa do sistema Primeiro passo – inspeção rigorosa do sistema

4 Sistema de produção da Toyota TPS JITKaizen Jidoka – Poka yoke Heijunka Kanban 5 S Andon Seiri: Organización Seiton: Orden Seiso: Limpieza Seiketsu: Estandar. Shitsuke: Disciplina

5 Ações da qualidade direcionadas Heijunka : Redução e dimensionamento de lotes de produção para se ajustar a demanda. Kanban : Cartões e estações de trabalho para direcionar e controlar a produção Kaizen : Melhoria contínua – redução de disperdícios Jidoka : Autmoção não deve ser completa, deve complementar a inteligência humana. A qualidade é desenhada no processo. Andon : Evidenciar o problema quando os mesmos ocorrem. Ao ocorrer o mesmo se aciona o botão andon, acessível a todos para que estes auxiliem na resolução do mesmo. 5S : filosofia House Keeping.

6 Poka Yoke – Dispositivos anti-falhas

7 Principais fontes de falhas e disperdícios 1.Excesso de produção; 2.Tempo de espera – setup; 3.Transporte; 4.Processo; 5.Estoques; 6.Produtos defeituosos

8 Os estoques escondem os problemas. Nivel de agua = estoque Rochas = Problemas no sistema Barco = Operações

9 Tipos de Poka Yoke Controle: Check wheiger; Comprimidos fora de peso (altura); Osmose reversa; Ampolas com furos e partículas em suspensão; Letus em embalgem – blistagem e bisnagas; Revisão ótica automática em blistagem Advertência/ alarme: Condutivímetro e TOC; Estufas; Passtrought; Ar condicionado;

10 Poka Yoke Métodos de controle: são aqueles que no caso de ocorrer uma anomalia, se desligam as máquinas ou são bloqueados os sistemas de operação, evitando a recorrência do erro. Nestes sistemas, pode se instalar dispositivos que excluam a peça defeituosa ou a marque para ser posteriormente separada. São os mais efetivos para programas zero defeito. Métodos de advertência: adverte ao operador de anomalias ocorridas, através de sinal luminoso, sonoro ou ambos. È menos efetivo que o primeiro, pois, no caso do operador não perceber o sinal ou desprezar o mesmo, o defeito continuará a existir. Medidores de contato utilizados em dispositivos Poka Yoke: Interruptor de limite: verificam a posição de peças e ferramentas produzindo ajustes e parada no caso de anomalia. Como exemplo temos as máquinas de encartuchamento que fecham os mesmos através do controle de altura. Interruptores de contato: detectam objetos ou ferramentas por contato desta com o feixe de luz do interruptor. Como exemplo temos o uso de codificação de barras Letus para ajuste de posição de bisnagas em uma máquina de envase. Sensor de nível de líquidos ou sólidos: Úteis na tecnologia de envase e produção por Bins. Sensores de proximidade: respondem a mudança magnética causada por um objeto. Útil como dispositivo de segurança. Sensores de dimensão. Pesam o objeto analisado, como o Check Wheiger de máquinas de blistagem, ou medem a altura de comprimidos como em compressoras de alta produtividade.


Carregar ppt "Poka- Yoke Criado na década de 60 no Japão visando o zero defeito; Complementar às BPFs – propicia mais segurança; Se baseia no fato do ser humano não."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google